segunda-feira, 14 de março de 2016

Fortaleza também faz seu protesto

Protesto reúne 100 mil pessoas em Fortaleza


Em mais um protesto para pedir a saída de Dilma Rousseff da Presidência, Fortaleza reuniu cerca de 100 mil manifestantes durante a tarde de ontem, segundo informou a organização do movimento. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não fez estimativa de público.
_SUGESTÃO_Manifestação contra Dilma - PRAIA DE IRACEMA.NAYANA MELO (84)
Créd.: NAYANA MELO / OE
A concentração aconteceu no Aterro da Praia de Iracema. Os manifestantes começaram a chegar ao local por volta de 15h vestidos nas cores verde e amarela. Nas mãos, bandeiras do Brasil erguidas e cartazes contra a corrupção e em apoio ao juiz federal, Sergio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. Alguns dos cartazes diziam: “Lula, Curitiba te espera”, e muitas pessoas usavam camisas com a frase “Somos todos Sérgio Moro”. Além do pedido de impeachment, os participantes também defenderam a autonomia da Polícia Federal e colhiam assinaturas para as dez medidas contra a corrupção, encabeçada pelo Ministério Público Federal.
Às 16h, o Fora Dilma foi oficialmente aberto com o público cantando o Hino Nacional. O grupo Consciência Patriótica participou novamente com coral e grupo de dança. Às 17h, os protestantes começaram a caminhar em direção ao Jardim Japonês, seguidos do trio elétrico e gritando palavras de ordem pedindo a prisão do ex-presidente Lula. Como reforço, cerca de 400 motociclistas do Ceará saíram pela Avenida Beira Mar, enquanto um grupo de paraquedistas saltavam no Aterro.
De acordo com o representante de um dos movimentos contra Dilma, em Fortaleza, Paulo Angelim, essa foi a maior manifestação já realizada na capital cearense. “Estou deslumbrado, em um entusiasmo como nunca estive. Nós esperávamos que o público fosse maior, mas não esperávamos que fosse o dobro das manifestações anteriores. O povo de Fortaleza está dando a resposta que o Governo Federal precisava e que sempre buscou: o povo quer a Dilma fora do Governo e o PT fora do poder”. Segundo as expectativas de Angelim, a força do movimento, que ocorreu ontem em diversos estados, deve ser o suficiente para que a presidente renuncie. “Espero que não tenha outra manifestação, que essa seja o suficiente para que a Dilma entenda que ela tem razão sim, para renunciar. Se ela não quiser renunciar, que os políticos que estão no parlamento honrem esse povo que está aqui”, completou.
O conselheiro do Instituto de Democracia e Ética (IDE), Gustavo Menescal, considerou o público em Fortaleza excelente. “As pessoas estão cansadas, esgotadas, e cada vez mais, essa sensação de esgotamento aumenta. Então as pessoas estão se manifestando com mais espontaneidade”, afirmou. O protesto teve a participação de algumas lideranças como o senador Tasso Jereissati e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos.
Pró-Dilma
Pela manhã, militantes do PT e apoiadores da presidente Dilma Rousseff também realizaram movimento a favor pela permanência da petista no poder. Em carreata, o protesto teve concentração no Ginásio Poliesportivo da Parangaba seguindo por vários pontos da cidade, encerrando no calçadão da Vila do Mar.
O ato foi liderado pelo grupo Frente Brasil Popular, apoiando o ex-presidente Lula, com os dizeres “Somos todos Lula”, com a participação de várias lideranças do partido. Entre eles, o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, o deputado estadual Elmano de Freitas e a deputada estadual Luizianne Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...