segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

JULIETA BRONTÉE


Desfile de queixumes


Não se poderia imaginar um espetáculo mais deprimente para um estado como o Ceará, ou seja, um ajuntamento de centenas de prefeitos eleitos e reeleitos, de pires estendidos para o presidente da República e para os seus ministros, para conseguir alguma ajuda com a qual possam pelo menos assumir as suas prefeituras sem sobressaltos. Grande parte deles já recebe a prefeitura sem condições até mesmo para pagar os salários dos servidores.
A convocação para mais esse desfile de queixumes, foi feita pela valorosa e respeitada Confederação Nacional de Municípios, em mais uma tentativa de sensibilizar o governo federal para uma realidade que este já conhece, mas alguns dos prefeitos, segundo diziam antes de viajar, querem recursos ao menos para concluir algumas obras inacabadas e sem esperança de serem concluídas.
Seria ótimo se conseguissem tais recursos. Mas, pelo visto, trata-se de mais uma tentativa a ser frustrada. Isso, porque, em muitos casos, obras que os prefeitos querem concluir fazem parte dos “pacotões de bondades”, os Planos de Aceleração do Crescimento – PAC, mais uma deslavada sequência de mentiras com que Dilma, orientada por Lula, enganou o eleitorado em dois pleitos seguidos. Mas, como dizia um dos prefeitos, “é preciso acreditar em milagres”…
LIMITAÇÕES – O Luiz Sérgio Moro, mesmo fustigado e odiado por uma legião de corruptos do país, prossegue sereno em sua missão de “varrer” os corruptos da vida pública brasileira. Para ele, o foro privilegiado é um benefício a ser limitado ao máximo, devendo, talvez – ser restrito aos chefes dos três poderes. Só que, no momento, como proporcionar esse foro a Renan, o senador dos 12 processos?
VÃO PERDER – Vem aí, para o mês de janeiro, uma reunião na cidade de Ubajara, na Ibiapaba, que começa a dar dor de cabeça a cerca de 10 deputados federais e 15 deputados estaduais votados naquela área. O referido evento, que reunirá todas as lideranças da região, será o marco inicial para o lançamento de candidatos próprios das 16 cidades ibiapabanas e do entorno.
DESUNIÃO – Segundo a revista “Veja” a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo ex-macumbeiro Edir Macedo, tem um plano de poder com que tentará mandar e desmandar no Brasil. Para isso, quer engabelar as demais igrejas evangélicas, muitas delas da maior respeitabilidade, e que jamais se envolveriam nas negociatas da “igreja” que é a negação do próprio Jesus.
SOMBRA SINISTRA – Há 27 anos, o mundo democrático inteiro festejava o fim de uma das maiores vergonhas da História do Ocidente: a queda do Muro de Berlim, com que os russos fracionaram a capital da Alemanha. Agora, os eleitores dos Estados Unidos parece que, desconhecendo aquele horror, elegem.
COISAS DA POLÍTICA – No nosso Estado, como em, todo o país, acontecem coisas que só ocorrem na política. Um exemplo: o ex-ministro Ciro Gomes, “cria” política do senador Tasso, chama-o de “picareta”. Em toca, é tratado como “desequilibrado” pela direção regional do PSDB. Daí, ter razão o antigo deputado Alísio Aguiar que ensinava: “Não há burrice maior do que brigar por políticos”.
HAJA GUERRA! – Em meio à onda de verdadeiras “batalhas” a serem travadas no Congresso Nacional por várias e complicadas matérias, o próprio presidente Temer se encarrega de aumentar as preocupações. Para ele, os “pegas” já registrados pela PEC do Teto e reforma política, não passam de “fichinhas” do quem vem aí, em se tratando dos debates para a aprovação da reforma da Previdência. Ele sabe que se trata de projeto impopular e que será odiado.
NÃO EXPLICADO – Em meio a tantos problemas criados pela seca, um deles continua preocupando o governador Camilo e todo o Estado: quem vai concluir as obras interrompidas da Transposição no Ceará? Há alguns dias, era tido como certo que o deputado Danilo Forte seria ouvido, ao propor que aquele modesto restante (8%) poderia ser entregue ao Exército, que tem “know-how” nesse campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...