sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Coxos guiando cegos

Julieta Brontée

A situação dos prefeitos eleitos ou reeleitos pode até ser das mais complicadas, tendo em vista o “atoleiro” financeiro da União, estados e municípios, mas eles não estão sozinhos nesse penar. Quem acompanhou a campanha eleitoral deste ano ficou sabendo que as dificuldades não ficam só para esses futuros gestores, mas também para todos os deputados, estaduais e federais, que se desdobraram para que fossem eleitos.
Conforme se queixava um dos nossos deputados estaduais, que ajudou a eleger prefeitos da região da Ibiapaba e zona Norte, os problemas já começaram a despontar, com os políticos por eles eleitos cobrando, antes do tempo, por contribuições que eles não podem lhes proporcionar. A crua realidade não pode fugir aos olhos: deputados se sacrificaram pelos seus protegidos e aliados, mas continuam sem poder recompensá-los como grandes projetos, dadas as limitações que vivem na AL e Câmara.
Ante essa realidade, seria de bom que os prefeitos procurassem agir como os prefeitos da era da República Velha, ou mesmo durante o período de Getúlio Vargas. Naquele tempo, não havia recursos a rodo, vindos do Poder Federal, e muito menos dos governos de estado. Mesmo assim, eles “se viravam” e, com as ninharias municipais arrecadadas, conseguiam fazer muitas obras. Só que, àquela, as prefeituras não eram sumidouros de verbas, nem cabides de empregos para cabos eleitorais.
CONSELHOS – Vai ocorrer, no RJ, o Congresso Nacional de Hospitais Privados. Uma atração será o ex-ministro da Sade da Cataluna- Espanha, que ganhou nome por privatizar, com sucesso, sistema de saúde daquela região espanhola. Por certo, o ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros poderá ter com ele longas conversas. Isso porque, segundo “zoa” por aí, não estaria descartada a privatização de parte desse setor no Brasil.
É SÉRIO – Será papel da Assembléia Legislativa do Ceará colaborar para ajudar a passar a limpo o escândalo do desvio de R$ 47 milhões da Secretaria dos Esportes. A situação exige esclarecimentos e medidas severas, tendo em vista que se trata de recursos necessários para o desenvolvimento dos esportes, principalmente amadorísticos do estado. O que se lamenta, é que se trata de uma das secretarias mais pobres do Governo do Ceará. Que não se repita o que tem ocorrido com outros “sumiços”.
CONFUSÃO – A imprensa tem batido, e o tema tem sido debatido em incontáveis vezes nas Assembleias Legislativas do Ceará e do Piauí, ou seja, a “zorra” que são os limites entre esses dois estados. Só para se ter ideia, em mais de 10 municípios cearenses e piauienses, existem, eleitores com domicílio eleitoral duplo, votando em candidatos de lá e de cá. O assunto será tema de novo debate do CONDERI, Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, onde essa confusão mais se acentua.
MISSÃO – O deputado Danilo Forte (PSB), um dos mais ativos e eficientes da Câmara dos Deputados, e da bancada federal do Nordeste, será destaque na missão brasileira que participará do importante Seminário Internacional, em Madri – Espanha, e Paris -França sobre participação em projetos de investimentos entre a empresa privada e o poder público. Para o parlamentar cearense, será mais uma chance para se atraírem ao Brasil, e, no caso, ao Ceará muitos empresários europeus para aqui se instalarem.
COBRANÇA – Durante a 3ª Conferência sobre a Lei da Empresa Limpa, no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn fez sérias advertências a empresários, políticos e representantes da Justiça. Para ele, é preciso que estejam atentos a uma realidade: a sociedade está cobrando cada vez mais ética dos que são responsáveis pela sua vida e pelo desenvolvimento da atual e das futuras gerações. A corrupção, diz ele, “é hoje a atividade mais vigiada por uma sociedade atenta”.
NATAL ANTECIPADO – O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de ter sido reeleito, vai ganhar, sem esperar, Natal antecipado de R$ 46 milhões, justamente quando mais precisa para iniciar bem a sua segunda gestão. Trata-se de esperado e desejado recurso advindo da repatriação de dinheiro brasileiro. Esse montante, segundo o Palácio do Bispo, poderia ser maior. Mesmo assim, trata-se de uma ajuda providencial, num momento em que municípios de todo o país se acham sufocados.
CARAS DE PAU – É incrível a “cara de pau” de alguns prefeitos que zombam das autoridades e instituições, com a prática do desmonte de prefeituras. Todos conhecem o empenho do TCM para orientar prefeitos e auxiliares para o bem. Mas, na primeira fiscalização após o pleito de 2016, são constatados desmontes em dezenas de municípios, por prefeitos não-reeleitos, ou com afilhados derrotados. Diante disso, a ordem deverá ser uma só: multas pesadas ou cadeia para todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...