quarta-feira, 16 de novembro de 2016

V Festival Internacional do Folclore vai começar

O destaque vai para cultura da América Latina e seis estados do Brasil

Consolidado como a maior manifestação cultural do gênero no Norte Nordeste, a quinta edição do Festival Internacional do Folclore apresenta 20 grupos do mais rico e plural folclore cearense, brasileiro e latino americano, de 17 a 20 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Todaprogramação é gratuita.

A quinta edição do Festival Internacional do Folclore chega em 2016 com atrações de dois países da América Latina, Argentina e Peru, do Ceará e mais cinco estados brasileiros com o melhor do folclore nacional a partir do dia 18 de novembro, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A força da nossa identidade cultural, manifestações de dança, música, de cultura de um povo, tradições que se consagram e se renovam há séculos. Serão sete grupos nacionais e internacionais, sete cearenses selecionados e seis convidados.

A partir do dia 17 de novembro em Fortaleza, inicia-se a programação do festival com o Seminário: Mostra Internacional de Cultura Afro-Dia Nacional de Combate ao Racismo com o intuito de abrir espaços para diálogos sobre o tema.

Esse projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará Lei n° 13.811 de 16 de agosto de 2006 (Via financiamento Mecenato Estadual) através da COELCE.

No dia 18 de novembro durante a solenidade de abertura, a partir das 19h, na Praça Verde do Dragão do Mar, o evento terá a apresentação do grupo homenageado Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) e os grupos nacionais, de etnia e internacionais. Além da programação principal no Centro Dragão do Mar, também acontecem apresentações no Centro Cultural Bom Jardim, nos Cuca da Barra, Cuca do Mondubim, no Cuca do Jangurussu, no Colégio Agnus, na Universidade Federal do Ceará (UFC) e percorre diversos bairros de Fortaleza.

Este ano, a organização do festival traz na programação os grupos Ballet Senderos Argentinos (Santa Fé/Argentina)Ballet Folclórico Perú Imagen y Encanto (Lima/Peru)Böhmerlandtanzgruppe (Nova Petropolis/RS),Grupo Folclórico Ucraniano Poltava (Curitiba/PR)Bacnaré - Balé de Cultura Negra do Recife (Recife/PE)Companhia de Artes e Cultura Popular Marizés (Bequimão/MA)Grupo Folclórico Banzé (Montes Claros/MG)CIA de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE)Companhia de Ritmos e Danças Populares – CORDAPES (Fortaleza/CE)Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza/CE)
Grupo Miraira - IFCE Campus Fortaleza (Fortaleza/CE)Oré Anacã (Fortaleza/UECE)Grupo Parafolcórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu/CE)Grupo Parafolclórico Xiquexique (Canindé/CE)Grupo Folclórico Flor de Mandacaru (Cariré/CE)TXAI Cia de Danças Populares (Fortaleza/CE)Quadrilha Junina Babaçu (Fortaleza/CE)Maracatu Nação Babobab (Fortaleza/CE)Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) – Homenageado, e Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE) – Homenageado.

O Festival
Como já é tradição na programação do Festival Internacional do Folclore, a organização sempre privilegia um espaço para realizar homenagens a grandes personalidades e grupos de relevância que fazem a história do folclore local ou nacional.

Este ano, os grupos homenageados são Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) e o Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE), que receberão uma menção honrosa pelos 50 anos de existênciae as personalidades são Sandra Veloso, Ferreira Júnior e Dona Rita do Pastoril Nossa Senhora de Fátima (in memoriam). “Este é um grande momento para nós que planejamos e sonhamos este projeto. É o resgate da história, do legado da dança, que muitas vezes se perde entre versões e suposições, mas que continua viva e fiel à tradição. Além de a gente testar nossa sabedoria resgatamos o que durante muitos anos nos foi transmitido e é repassado”, explica Sheila Fernandes, coordenadora geral do festival.

Parceiros do Festival
Nesta edição, o Festival tem como Apoiadores Institucionais aSecretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult)Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Associação Txai Cultura e Arte, Fundação Santa Terezinha, Kilofé e Associação Nação IracemaOsParceiros são o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Rede Cuca, Ernanitur, Santa Clara, Rede Agnus, Sinal Criativo Comunicação e MarketingApoio Cultural: Esse projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará Lei n° 13.811 de 16 de agosto de 2006 (Via financiamento Mecenato Estadual) através da COELCE, Realização Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares com a Promoção da Encena Produções.
Serviço:
V Festival Internacional do Folclore
De 17 a 20 de novembro a partir das 19h
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Praça Verde
Gratuito
Informações: 85-3023.3064 / www.sinalcriativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...