quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Segurança pública em Fortaleza: Moroni agora tem chance de mostrar a que veio

Moroni Torgan detalha ações de segurança para Fortaleza


Cauteloso com relação aos prazos, o vice-prefeito Moroni Torgan (DEM) detalhou ao jornal O Estado parte das ações que deverão ser administradas pelo futuro conselho de segurança. De acordo com Moroni – que também passará a representar a Prefeitura no projeto estadual Pacto por um Ceará Pacífico – até o final do ano deseja ver os resultados das ações de vigilância e combate à violência saírem do papel.
Sem mágica
“Não tem mágica no combate a violência e nem uma ação salvadora, que em um mês resolva o problema. Na verdade, tem uma organização e técnicas que deveremos usar para este combate, principalmente na capital”, frisou o democrata, acrescentando que os trabalhos iniciaram com a formação do conselho de Prevenção à Violência – o projeto de lei será entregue pessoalmente pelo prefeito Roberto Cláudio no retorno dos trabalhos da Câmara Municipal de Fortaleza, em 1º de fevereiro.
Órgãos participantes 
Além da Secretaria da Segurança Cidadã e de pastas do Estado, secretarias municipais como Esporte, Educação e Cultura farão parte do conselho. O grupo também contará com representantes do Ministério Público e Judiciário cearense, que, segundo explicou Moroni, dividiram as tarefas.
Vertentes
Ainda segundo o vice-prefeito Moroni Torgan, as ações de seg
“Acho que até o meio do ano, nós, conseguimos nos organizar para as licitações. Antes do final do ano, já quero ver os resultados”urança terão duas vertentes: uma prevenção primária, que passará por medidas na área da educação, área social, trabalho, cultura e esporte; outra de prevenção secundária, que corresponde a planificação de vigilância. A prefeitura pretende implantar torres de vigilância, além de equipe motorizadas em pontos específicos.
“Uma vigilância não pode ser muito ampla, porque precisa de uma responsabilização de território de, no máximo, quinze quadras, mais ou menos. Teremos aí uma célula de defesa comunitária, por meio de torres de vigia. A primeira torre fará o primeiro perímetro de observação. Já o segundo será monitorado por câmeras e teremos um patrulhamento de moto da guarda municipal. E o terceiro também monitorado por câmera e patrulhamento de moto de uma equipe específica de Raio comunitário, que atuará entre as duas torres", explicou Moroni, que espera iniciar o processo de licitação ainda neste primeiro semestre do ano.
Prazo
Questionado sobre os prazos para as ações saírem do papel, Moroni evitou falar em datas. , disse.
Promessa
O assunto segurança pública dominou a campanha pela prefeitura nas últimas eleições. Antes mesmo do início oficial da campanha, a temática deu mostras de que seria relevante nas estratégias dos candidatos. No programa de governo entregue à Justiça Eleitoral por RC e Moroni, o item
“segurança cidadã” trouxe cinco itens, como “fomento à educação em direitos humanos”. Na campanha, RC repetiu como principal medida a troca da iluminação pública e ações sociais como forma de prevenção à criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...