quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber um dos encontros mais importantes do mundo sobre transição energética, o World Summit on Energy Transition (WSoET). O evento é uma realização do Winds for Future, da Advanced Leadership Foundation, do Global Institute for the Future of Tourism e tem co-organização do Governo do Estado do Ceará.

Durante os dois dias de programação, a Cúpula Mundial sobre Transição Energética contará com diversos representantes do Governo do Estado como palestrantes ou mediadores de painéis. A secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, vai mediar o painel ‘Governos em Ação – Liderando a Revolução Energética’. Já o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, estará no painel ‘Planejando o Futuro – Estratégias Para Políticas Energéticas Sustentáveis.

A secretária do Turismo Yrwana Albuquerque e o secretário-executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura, Dickson Araújo, serão mediadores nos painéis ‘Energia e Turismo – Transformando Destinos de Forma Sustentável’, e ‘Políticas que Funcionam – Histórias de Sucesso na Transição Energética’, respectivamente.

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, participará como palestrante do painel ‘Ceará como Força Líder na Transição Energética do Brasil’.

A programação ainda contará com a participação em outros painéis do vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Fábio Grandchamp; da coordenadora geral do Laboratório Íris, Karine Gurgel; e dos presidentes da Cagece e da Funcap, Neuri Freitas e Raimundo Costa.

Também estarão na Cúpula participantes ligados à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), à Organização dos Estados Americanos (OEA), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), representando mais de 22 países, com ministros, ex-presidentes e especialistas em energia.

Saiba mais

O WSoET é considerado um dos eventos mais importantes sobre o tema e tem como diferencial a reunião de especialistas globais, investidores e influenciadores internacionais para debater os desafios impostos pelas mudanças climáticas e explorar as vastas oportunidades associadas à transição energética.

A Cúpula tem por objetivo, acima de tudo, impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e estratégias relacionadas ao hidrogênio verde, buscando a criação de uma matriz energética mais sustentável e eficiente, que possa contribuir para diminuir os impactos das mudanças climáticas.

Por fim, a Cúpula traçará um roteiro estratégico para o Brasil, destacando o papel de protagonismo que o Ceará pode assumir nesse processo. Com seus abundantes recursos naturais — como vento, sol e oceano —, o estado tem todos os elementos para se tornar um polo estratégico na matriz energética global limpa e moderna.

Serviço:

World Summit on Energy Transition – WSoET
Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
Informações e programação: https://energytransition.com.br


Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF

                     Difusão de ataques contra a democracia alimentou radicalismo

Foto: Marcelo Camargo/Agência  Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de "forma rápida e repetitiva" de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe que teria sido planejado pelo ex-presidente e seus aliados, mas não foi aplicado pela falta de adesão do Exército e da Aeronáutica. 

"Esse método de ataques sistemáticos aos valores mais caros do Estado democrático de direito criou o ambiente propício para o florescimento de um radicalismo que, conforme exposto, culminou nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, mas que ainda se encontra em estado de latência em parcela da sociedade, exemplificado no atentado bomba ocorrido na data de 13 de novembro de 2024 na cidade de Brasília", diz a PF.

Além do atentado do dia 13 deste mês e os atos de 8 de janeiro, a PF citou a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, ocorrida em Brasília, no dia 12 de dezembro de 2022; e a tentativa de explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro daquele ano.

Bolsonaro

No relatório, os investigadores afirmam ainda que Jair Bolsonaro atuou de "forma direta e efetiva" nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022.

"Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de estado e da abolição do estado democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade", diz o relatório.

Segundo a PF,  Bolsonaro tinha conhecimento do chamado Punhal Verde e Amarelo, plano elaborado pelos indiciados com o objetivo de sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Tanques

Conforme a PF, o almirante Almir Garnier, então comandante da Marinha, anuiu com a articulação golpista, colocando as tropas à disposição do então presidente Jair Bolsonaro. 

O plano de golpe de Estado não foi consumado por falta de apoio dos comandantes do Exército e da Aeronáutica.

"Lula não sobe a rampa"

Um documento manuscrito apreendido pela Polícia Federal (PF) na sede do Partido Liberal (PL) propõe ações para interromper o processo de transição de governo, “mobilização de juristas e formadores de opinião”. 

O documento encerra com o texto “Lula não sobe a rampa”. Segundo a PF, em uma clara alusão ao impedimento de que o vencedor das eleições de 2022 assumisse o cargo da presidência.

O material foi apreendido na mesa do assessor do general Walter Braga Netto, coronel Peregrino, faz um esboço de ações planejadas para a denominada “Operação 142”. O nome dado ao documento faz alusão ao artigo 142 da Constituição Federal que trata das Forças Armadas e que, segundo a PF, era uma possibilidade aventada pelos investigados como meio de implementar uma ruptura institucional após a derrota eleitoral de Bolsonaro.

PGR

Após a retirada do sigilo, o inquérito do golpe foi enviado para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Com o envio do relatório, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores da PF.

Fonte: Agência Brasil

Justiça obriga Malafaia a se retratar por espalhar mentira sobre o PT

 

Foto: Abr

O juiz Valdir Queiroz Junior, 9ª Vara Cível de São Paulo, determinou que o pastor Silas Malafaia faça uma retratação pública em suas redes sociais após espalhar fake news e, se não cumprir a ordem, será aplicada uma multa diária de R$ 1.000, limitada ao valor de R$ 100 mil.

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo afirmou que o PT teria invadido o Congresso Nacional para derrubar Michel Temer, um dos responsáveis pelo golpe contra Dilma Rousseff, em 2016. A decisão judicial foi anunciada após uma ação indenizatória movida pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, presidido pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).

Em ato convocado por Jair Bolsonaro (PL), no dia 25 de fevereiro de 2024, na Avenida Paulista (SP), Malafaia disse que membros do PT invadiram o Congresso para derrubar Temer. O religioso fez referência a manifestantes que atearam fogo no Ministério da Agricultura, em 2017, em ato que nada tinha a ver com o Partido dos Trabalhadores.


Alece promove II Feira de Aprendizagem Profissional em dezembro



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) será palco da II Feira Cearense de Aprendizagem Profissional nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024. Promovida pelo programa Alcance, sob a coordenação da deputada estadual Jô Farias (PT), a feira acontecerá no auditório Murilo Aguiar, das 8h às 17h, e promete ser um marco na promoção da inclusão profissional de jovens no Estado.

O evento é uma ação do Alcance Profissionalizante e conta com a gestão de Ítalo Beethoven e coordenação pedagógica de Evaldo Lima, com foco principal em criar pontes entre jovens e o mercado de trabalho. 

A feira representa uma oportunidade única para adolescentes e jovens que buscam iniciar suas carreiras, oferecendo não apenas orientação, mas também possibilidades concretas de inserção no mercado de trabalho protegido. 

A programação foi cuidadosamente elaborada para maximizar as oportunidades de desenvolvimento profissional. Os participantes terão acesso a palestras com especialistas renomados, apresentações culturais e debates sobre inclusão no mercado de trabalho. Uma das principais atrações serão os estandes interativos, onde o público poderá obter informações e orientações práticas sobre carreira.

A iniciativa é resultado de uma ampla parceria que inclui a Rede Peteca, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Estadual de Aprendizagem, demonstrando o compromisso interinstitucional com a causa da aprendizagem profissional. A atividade busca não apenas promover oportunidades imediatas, mas também fortalecer o diálogo entre diferentes setores envolvidos na formação profissional.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário disponibilizado pelo programa Alcance. Para informações adicionais, os interessados podem consultar os canais oficiais da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (Alece) ou entrar em contato pelo WhatsApp.

Fonte: Agência de Notícias da Alece

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013

Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Congresso Nacional participa mais uma vez da Campanha Mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que no Brasil ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro e é chamada de "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres".

A data escolhida para seu início também celebra o Dia da Consciência Negra e leva em conta a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

Em escala mundial, a campanha é realizada de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O objetivo da campanha é propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

Na terça (19), a campanha será tema de audiência na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso Nacional.

Ativismo
Desde 2013, a Câmara dos Deputados participa do movimento, por meio da Secretaria da Mulher.

A campanha busca aumentar a conscientização sobre os diversos tipos de violência enfrentados por mulheres e promover ações concretas para prevenir e eliminar essa violência.

A mobilização é empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

CPI das Bets pode convocar Deolane, Safadão, Tirulipa e Jojo Todynho

 

Soraya, relatora da CPI, quer abordar o endosso de celebridades às plataformas de apostas
Geraldo Magela/Agência Senado

A CPI das Bets pode votar nesta terça-feira (19) a convocação de artistas e influenciadores digitais envolvidos com a promoção de plataformas de apostas virtuais. Entre eles, a advogada e influencer Deolane Bezerra, os cantores Wesley Safadão e Jojo Todynho e o humorista Tirulipa. A reunião está marcada para as 11h.

Dos 168 requerimentos na pauta, 79 são pedidos de convocação (veja a lista completa). A relatora da CPI, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), é uma das que quer ouvir os artistas.

"Sua participação é essencial para entender como figuras influentes ajudam a expandir o mercado de apostas e se elas estão cientes dos possíveis danos econômicos e sociais que essa atividade pode causar”, argumenta Soraya.

As convocações também podem chegar a empresários investigados por lavagem de dinheiro. O senador Izalci Lucas (PL-DF) pede a convocação de Deolane Bezerra nesse contexto. Ela foi presa em setembro pela Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga um esquema de lavagem envolvendo jogos ilegais. O parlamentar sugere que a influenciadora deponha na condição de testemunha.

"Deolane pode esclarecer como influenciadores têm sido utilizados por plataformas de apostas para atrair consumidores. Pode também fornecer detalhes sobre a rede de influenciadores que promoveu plataformas sob investigação", justifica Izalci.

A mãe de Deolane, Solange Alves Bezerra, e advogada da influenciadora, Adélia Soares, também podem ser convocadas a depor. Solange foi presa junto com a filha durante a Operação Integration, mas ambas foram liberadas por determinação da Justiça.

Investigados

O senador Izalci sugere ainda o depoimento de dez pessoas na condição de investigadas pela CPI. Todas foram indiciadas ou tiveram os nomes associados à Operação Integration. São elas:

  • Marcela Tavares Henrique da Silva Campos, sócia da Esportes Gaming
  • José André da Rocha Neto, representante da BPX Bets
  • Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, sócia-administradora da BPX Bets
  • Edson Antonio Lenzi Filho, diretor da Pay Brokers Cobrança
  • Darwin Henrique da Silva, dono da empresa Caminho da Sorte
  • Boris Maciel Padilha, ligado à HSF Entretenimento
  • Thiago Lima Rocha, sócio da Zelu Brasil Pagamentos
  • Rayssa Ferreira Santana Rocha, sócia da Zelu Brasil Pagamentos
  • Italo Tavares de Moura, sócio da ST Soft Desenvolvimento de Programas
  • Djalma Junior dos Santos, sócio da ST Soft Desenvolvimento de Programas

Autoridades

Outro lote de requerimentos sugere o depoimento de autoridades públicas. Dois deles pedem a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Os parlamentares podem votar ainda um convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a convocação do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Também constam na lista de possíveis convocados os presidentes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo.

Informações

A CPI das Bets pode votar também 57 pedidos de informação. Entre eles estão solicitações ao Coaf de 37 relatórios de inteligência financeira (RIFs). Os documentos podem identificar operações com indícios de crimes. Entre os alvos, há pessoas físicas e empresas ligadas a apostas online e plataformas de pagamento.

A CPI das Bets foi instalada em 12 de novembro para investigar a influência das apostas online no orçamento das famílias brasileiras e a possível associação com organizações criminosas. Os trabalhos do colegiado vão até abril do próximo ano. O presidente é o senador Dr. Hiran (PP-RR).

Fonte: Agência Senado

Segunda edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti

 Quadrinhos, Cultura e Intercâmbio: 

Pacoti recebe 2ª Edição da Mostra Sesc HQ

Com programação gratuita, o evento conta com oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, além de Feira Literária 
 
O Maciço de Baturité se prepara para receber a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti, que acontecerá de 28 a 30 de novembro, reunindo uma programação diversificada para todos os públicos. A cidade serrana, distante cerca de 95km de Fortaleza, vem aos pouco se transformando na capital cearense dos quadrinhos, abrindo espaço para divulgar esse gênero literário que conta histórias por meio de desenhos e textos em sequência.
Realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, o evento acontece a cada dois anos e tem o objetivo de transformar Pacoti numa referência quando o assunto é histórias em quadrinhos. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, assim como o Cariri já é reconhecido como o berço da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a ideia é construir para o Maciço de Baturité essa identidade dos quadrinhos, criando toda uma rede cultural no Estado tanto por meio da tradição quanto das manifestações artísticas contemporâneas.
“E isso não é feito apenas por meio da Mostra Sesc HQ, mas com várias ações realizadas ao longo do ano, como a parceria assinada com o Ecomuseu, onde são disponibilizadas oficinas e exposições ao longo do ano. Dessa forma, o Sesc vai fortalecendo esse potencial cultural da Região, mostrando que o Ceará tem manifestações artísticas ricas e plurais”, explica.
Intercâmbio
O evento também tem o intuito de se tornar uma mostra internacional. Por isso, traz, pela segunda vez consecutiva, o ilustrador português Paulo Monteiro, diretor do Festival Internacional de Quadrinhos de Beja, e, dessa vez, o ilustrador Angolano Tche Gurgel, criador do Festival Luanda International Cartoon. Eles realizarão a palestra “Festivais de Quadrinhos”, na quinta-feira, 28, a partir das 16h30.
A intenção, ao trazer artistas de outros países, segundo explica o gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins, é fazer com que a Mostra Sesc HQ seja um ponto curatorial para festivais internacionais que desejam conhecer a produção dos quadrinhos cearenses, e que esses eventos na África e na Europa também sejam pontos curatoriais para a Mostra que acontece aqui.
“O propósito é que esses ilustradores falem sobre os eventos que realizam em seus países, conheçam o trabalho dos nossos artistas e levem para a África e Europa os nossos talentos, fazendo um intercâmbio internacional e potencializando essa troca cultural”, explica Alemberg Quindins.
Inauguração
Homenageando os talentos da terra, o evento vai inaugurar, na quinta-feira, 28, às 09h, o monumento dos personagens Reco-reco, Bolão e Azeitona, uns dos primeiros personagens de quadrinhos brasileiros, criados pelo cartunista cearense Luiz Sá, e que foram sucesso na década de 1930, veiculados na revista O Tico-Tico. A confecção dos monumentos, que ficarão na entrada da cidade de Pacoti, foi de responsabilidade de outro cearense, o artista plástico Antonio Jáder Pereira, Dim Brinquedim.
Também será entregue, na quinta-feira, 28, às 19h, o Troféu Luiz Sá ao escritor e quadrinista Klévisson Viana, curador do livro lançado na 1ª edição da Mostra Sesc HQ em 2022 – Polo de Lazer. No mesmo momento, haverá o show (concerto desenhado) de abertura da Mostra Sesc HQ, com Abidoral Jamacaru, cantor, compositor e um dos maiores representantes da música popular caririense.
Neste ano, o lançamento que marcará a 2ª edição do evento também acontece no dia 28, às 15h. O livro Avallon é baseado no álbum de mesmo nome, lançado em 1986, e de autoria Abidoral Jamacaru. As histórias são inspiradas nas oito faixas do LP que pode ser considerado um marco na produção musical cearense.
Outro ponto alto do evento será as exposições “Mendez” e “Pacoti em Quadrinhos”, que ficarão expostas na Escola de Artes BCA durante toda a Mostra. Segundo Alemberg Quindins, o acervo do artista baturiteense Mário Mendez, um dos maiores nomes da caricatura brasileira, foi doado ao Sesc.
A Mostra Sesc HQ vai contar com oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, além da Feira Literária que disponibilizará a venda de quadrinhos das editoras cearenses Reboot e Avoante. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. 
 
Serviço
Mostra Sesc HQ de Pacoti
 Data: 28 a 30 de novembro
Com Assessoria de Comunicação SESC/SENAC


Semana Cada Vida Importa realiza atividades no Cariri nesta terça-feira

 


O município do Crato recebe atividades da Semana Cada Vida Importa, realizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (19/11). O objetivo é chamar a atenção para a importância de políticas públicas de proteção social e oportunidades para a juventude.

A programação terá início às 9h, no Centro Cultural do Cariri, e inclui a oficina “Cuidando em Rede”, com apresentação de duas pesquisas realizadas pelo Comitê da Alece: “Meninas no Ceará” e “Vidas por um Fio - Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”.

A pesquisa “Meninas no Ceará” trata sobre a trajetória de adolescentes e jovens de 10 a 19 anos assassinadas no Ceará. Já a pesquisa “Vidas por um Fio” traz um panorama da trajetória de vida de adolescentes e jovens após o cumprimento de medidas socioeducativas. Ela demonstra que esses jovens são mais vulneráveis e têm até 17 vezes mais chance de morrer do que a média, dentro de um tempo médio de um ano e três meses após deixarem o sistema socioeducativo.

 SEMANA CADA VIDA IMPORTA

A Semana Cada Vida Importa foi criada pela Lei n.º 16.482/2017, que  prevê articulações e parcerias na promoção de iniciativas contra a violência letal na juventude. 

A sétima edição da Semana Cada Vida Importa tem como destaque a importância de promover oportunidades para adolescentes e jovens. Neste ano, conta com parcerias com a Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Mirante.

 

SERVIÇO – Atividades da 7ª Semana Cada Vida Importa no Crato

Quando: terça-feira, 19 de novembro de 2024.

Onde: Centro Cultural do Cariri - Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 01, bairro Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato/CE.

 Das 9h às 12h - Oficina “Cuidando em Rede”, com apresentação da pesquisa “Meninas no Ceará”. Participam profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes e da rede de atenção às vítimas de violência armada. 

Local: Sala de Formação.

Obs.: A oficina será acessível em Libras.

 Das 14h às 17h - Seminário Cada Vida Importa e lançamento da pesquisa “Vidas por um fio - Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”.

Local: Pequeno Palco. 

Obs.: O seminário será acessível em Libras.

Fonte: Agência de Notícias da Alece

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Oportunidades:

IFCE oferta quase 3.700 vagas para cursos técnicos gratuitos em 27 municípios

Wally Menezes é o reitor do IFCE. Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para quase 3.700 vagas em cursos técnicos gratuitos, ofertadas em dois editais distintos. As inscrições são gratuitas e acontecem via internet, no site ifce.funetec.org. O Processo Seletivo 2025.1 – Multicampi (Edital 10/2024) receberá inscrições até 8 de dezembro.

São 3.135 vagas em cursos técnicos gratuitos do IFCE distribuídos entre 25 unidades, nos municípios de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Crato, Horizonte, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. A seleção acontece em uma única etapa, que é a análise do histórico escolar dos participantes.

Os cursos ofertados estão distribuídos em diversas áreas, como Edificações, Informática, Guia de Turismo, Administração, Libras, Eventos, Aquicultura, Logística, Mecânica, entre outras formações focadas no mercado de trabalho e alinhadas à vocação regional de cada unidade.

O edital abrange principalmente as seguintes modalidades de cursos técnicos: integrados (cursos técnicos integrados ao ensino médio tradicional, para quem já concluiu o ensino fundamental); e subsequentes (ofertados a quem já tenha concluído o ensino médio). No campus Maracanaú há a oferta do curso técnico em Informática na modalidade concomitante, voltada para quem está cursando o ensino médio tradicional e que, no contraturno, irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal.

Cursos técnicos em  Fortaleza e Caucaia

As inscrições também estão abertas para o Processo Seletivo 2025.1 – Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes, nos campi de Caucaia e Fortaleza (Edital 9/2024). São 560 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio tradicional (para quem concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos subsequentes (voltados para quem já concluiu o ensino médio). As inscrições ocorrem pela internet até o dia 1º de dezembro, no site ifce.funetec.org.

Há oportunidades em áreas como Edificações, Eletroeletrônica, Manutenção Automotiva, Química, Segurança do Trabalho e várias outras.

A seleção levará em conta as notas obtidas nas provas de conhecimentos gerais e de redação. Os cursos ofertados neste edital são isentos de cobrança de taxa de matrícula e de mensalidades, sendo cobrada apenas a taxa de inscrição de R$ 50 no processo seletivo. Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal têm direito à isenção da taxa. A solicitação da isenção deve ser feita na área do candidato até 20 de novembro, clicando em “Requerimento de isenção” e informando o Número de Identificação Social (NIS) da própria pessoa candidata.

SERVIÇO

*Edital dos cursos no Interior aqui

*Edital dos cursos em Fortaleza e Caucaia aqui

*Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa/Departamento de Comunicação Social da Reitoria do IFCE – (85) 99703-1905.

Com Blog do Eliomar

CIDH promove semana educativa sobre diabetes e bem-estar físico

 

Reabilitação física é um dos serviços oferecidos a pacientes acompanhados no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH)

Além da atenção para a saúde do homem, novembro é o mês em que se lembra a conscientização para o cuidado com a diabetes. No marco do Dia Mundial da Diabetes, celebrado na próxima quinta (14), o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove uma semana de atividades educativas voltada para pacientes e acompanhantes que circulam pela unidade. O tema deste ano é “Diabetes e bem-estar físico”.

A abertura começou nesta segunda (11), a partir das 8h30, com apresentação musical e história da diabetes na visão da paciente Simone Maria Rebouças Falcão, uma das primeiras pacientes atendidas pelo CIDH, que convive com diabetes há 40 anos. As ações seguem até 14 de novembro.

A diabetes é uma condição sem cura caracterizada pela concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia crônica). Quando essa concentração de açúcar acontece por muito tempo, aumentam-se os riscos para lesões em órgãos e partes do corpo, tais como: coração, rins, olhos, pés, vasos sanguíneos e nervos.

Os cuidados com a condição envolvem mudanças nos hábitos de vida, incluindo alimentação saudável e exercícios físicos. Cristina Façanha, diretora-geral do CIDH, lembra que o diagnóstico, inicialmente, pode assustar, mas é preciso que a pessoa com a doença a entenda bem para aprender a se adaptar da melhor forma possível.

A médica endocrinologista cita a dificuldade que os pacientes têm em manter regularidade no acompanhamento da condição: o ‘famoso’ “deixar para depois”. “As pessoas vão deixando passar, atrasam o acompanhamento. Não é porque você não está sentindo nada que não está acontecendo nada com seu corpo. Pelo contrário”, alerta Cristina. Por ser uma condição silenciosa, muitas vezes sem sintomas, o diagnóstico da diabetes deve ser buscado periodicamente nas unidades básicas de saúde.

Cristina compara esse movimento de “deixar para depois” da pessoa com diabetes a um lustre de metal pendurado em uma casa de praia. “Toda vez que eu volto àquela casa, a luz do lustre acende e apaga, eu penso que está tudo bem, e vou embora. Até o dia em que eu chego e o lustre está no chão, porque a maresia aos poucos danificou”, descreve.

Bem-estar físico

Para quem tem diabetes e para quem quer prevenir a condição, movimentar-se é essencial. “Em pessoas com diabetes, a prática de atividades físicas ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando o controle glicêmico e reduzindo o risco de hiperglicemia”, explica Débora Barroso, fisioterapeuta do CIDH.

Além disso, a especialista complementa: a reabilitação cardíaca oferece benefícios importantes, como: melhora da saúde cardiovascular; prevenção de sarcopenia; aumento da capacidade funcional; melhora do equilíbrio; e prevenção de quedas.

Além da reabilitação cardíaca, a fisioterapia é outro serviço oferecido pelo CIDH a pacientes acompanhados. A funcionária pública Cristina Pereira, 49, convive com diabetes mellitus tipo 1 há 24 anos. Ela é atendida no Centro Integradio e procurou pela primeira vez o serviço de fisioterapia por causa de dores nas costas.

Cristina conta que pedala todos os dias para ir ao trabalho e planeja incluir caminhadas para melhorar a condição física. “Quando eu pedalo, me sinto mais leve, fico mais contente. Eu sou uma pessoa muito alegre, mas qualquer atividade física já faz eu me sentir melhor”, comemora Cristina.

Serviço

Semana de Conscientização para o cuidado em diabetes
Tema: “Diabetes e bem-estar físico”

Programação

Segunda (11/11)

Manhã – a partir das 8h30
História da diabetes na visão do paciente
Apresentação musical
Local: Auditório

Tarde – a partir das 13h30
Oficina “Rotina de autocuidado com os pés”
Local: Corredores do CIDH

Terça (12/11)

Manhã – a partir das 8h30
Teatro educativo de fantoches para crianças
Local: Brinquedoteca

Exames de mapeamento de retina – voltado ao público externo
Total de senhas: cem, divididas entre manhã (60) e tarde (40).
Local: Sala de Oftalmologia

Tarde – A partir das 13h30
Oficina “Manuseio do glicosímetro e preenchimento do diário glicêmico”
Local: Corredores do CIDH

Exames de mapeamento de retina – ação voltada ao público externo
Total de senhas: 100, divididos entre manhã (60) e tarde (40).
Local: Sala Oftalmologia

Quarta (13/11)

Manhã – a partir das 8h30
Cinema Educativo – “Pés que te quero”
Curso introdutório diabetes tipo 2
Local: Auditório

Tarde – a partir das 13h30
Educação em Saúde – Equipe de Fisioterapia

Quinta (14/11)

Atividade educativa sobre vacinação
Dia D – Mutirão de Vacinação

Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH)
Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres
Atendimento ao público (mediante encaminhamento da atenção básica): Segunda a sexta das 7h às 16h

Ônibus:

Antônio Sales com Rua Dr. José Lourenço
74 – Antônio Bezerra/Unifor
76 – Conjunto Ceará/Aldeota/Papicu
79 – Antônio Bezerra/Náutico
96 – Expresso Cj. Ceará/Papicu
222 – Antônio Bezerra/Papicu/Ant. Sales
702 – Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro
1074 – Antônio Bezerra/Unifor/TRE
1203 – Messejana/ BR-116/Aldeota

Barão de Studart (Parada do Laboratório Central de Saúde Pública)
011 – Circular I/Centro
044 – Parangaba/Papicu/Montese
045 – Conjunto Ceará/Papicu/Montese
085 – Lagoa/Aldeota
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart

Barão de Studart (Parada Torre Quixadá)
012 – Circular II/Centro
701 – Parque Americano/Centro
044 – Parangaba/Papicu/Montese
045 – Conjunto Ceará/Papicu/Montese
085 – Lagoa/Aldeota
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart

Thiago Mendes - Ascom do CIDH - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Foto

DESTAQUE

Violência contra as mulheres: confira os projetos em análise no Senado Fonte: Agência Senado

O Senado tem discutido e aprovado propostas para fortalecer a proteção contra esse tipo de violência Proposições legislativas ...