sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A força dos Ferreira Gomes eleje Zezim Albuquerque para seu terceiro mandato como presidente da AL

img-20161201-wa0008

Por 27 votos a 18, o deptuado Zezinho Albuquerque (PDT) é reeleito presidente da  Assembleia Legislativa para  biênio 2017-2018.  A disputa pelo cargo foi um duro embate até o último instante. As costuras nos bastidores provocaram uma crise que culminou no rompimento político entre os grupos dos irmãos Ferreira Gomes e de Domingos Filho, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
A eleição da nova Mesa Diretora da AL  às 11 horas, e se prolongou ao longo da tarde de quinta-feira (01).
O grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes  (Cid, Ciro e Ivo), incluindo o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio, nos bastidores, acusaram Domingos Filho de provocar um racha na base governista.
Cid e Ciro e Ivo apoiaram a reeleição do deputado Zezinho Albuquerque, enquanto Domingos apoia a candidatura de Sérgio Aguiar. Os dois candidatos do mesmo partido, o PDT.
Influência
Segundo interlocutores do Governo, Domingos estaria utilizado sua influência como conselheiro da Corte de Contas para pressionar parlamentares em busca de apoio para Sérgio. Sem citar nomes, o deputado Ivo Gomes (PDT) chegou a postar publicação nas redes sociais criticando as articulações nos bastidores, o que causou incômodos nos corredores da AL. “Estou me preparando pra deixar a Assembleia Legislativa, depois de 14 anos. Saio no momento em que magistrados pertencentes ao Tribunal de Contas dos Municípios – que tem por obrigação mínima a imparcialidade e a distância da política – interferem acintosamente na sucessão da Presidência da casa da qual ainda sou parte”, publicou Ivo.
Segundo esses interlocutores, o governador está seguro de que o acordo não é mais possível e que o rompimento definitivo com o grupo político ligado a Domingos Filho é inevitável. Aliados afirmam que esforços foram realizados à exaustão para evitar o rompimento.
Dos dois lados
O deputado Ely Aguiar (PSDC), porém, afirmou à imprensa que as pressões advém de ambos os lados e criticou as interferências externas na disputa. Sem críticas a gestão Zezinho, Ely admitiu que nos bastidores alguns parlamentares reclamam da falta de espaço, o que teria prejudicado um consenso.
Demissões
Com o rompimento, começaram os boatos sobre demissões tanto no governo do estado quanto na Prefeitura de Fortaleza. Segundo interlocutores, os Diários Oficiais já devem trazer exonerações de aliados de Domingos Filho que ocupam cargos nos governos municipal e estadual. Na governo do Estado, Augusto Júnior pode ser exonerado da presidência da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri). Na prefeitura, devem ser “convidados a sair” os gestores da Etufor, Rennys Frota; e da Regional V, Walney Alencar. Fontes, que pediram reserva, tratam as exonerações como “prego batido, ponta virada” em resposta a manutenção da candidatura de Sérgio Aguiar.
De volta
A articulação em busca de votos inclui o retorno de deputados à composição da AL. Odilon Aguiar (PMB), Jeová Mota (PDT) e Miriam Sobreira (PDT) reassumiram seus mandatos na quarta-feira (01). Os três parlamentares ocupavam, respectivamente, as secretarias da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa); do Esporte (Sesporte) e a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Com o retorno dos deputados à Casa, Fernando Hugo (PP), Dr. Santana (PT) e Rachel Marques (PT) voltam à condição de suplentes.
Chapa Zezinho (vencedora)
Presidente – Zezinho Albuquerque (PDT)
1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS)
2º Vice-presidente – Manuel Duca (PDT)
1º secretário – Audic Mota (PMDB)
2º secretario – João Jaime (DEM)
3º secretário – Julio César (PDT)
4ª secretário – Augusta Brito (PCdoB)
1º suplente – Robério Monteiro (PDT)
2º suplente – Ferreira Aragão (PDT)
3º suplente – Bruno Pedrosa (PP)
Chapa Sergio Aguiar 
Presidente – Sergio Aguiar (PDT)
1º vice-presidente – Joaquim Noronha (PRP)
2º Vice-presidente – Danniel Oliveira (PMDB)
1º secretário – Aderlânia Noronha (SD)
2º secretario – Gony Arruda (PSD)
3º secretário – Ely Aguiar (PSDC)
4ª secretário – Roberto Mesquita (PSD)
1º suplente – Fernanda Pessoa (PR)
2º suplente – Bruno Gonçalves (PEN)
3º suplente – Dra. Silvana (PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...