Foto: Arquivo/ALECE |
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza sessão solene nesta terça-feira (04/04), às 17h, em celebração ao Dia Internacional da Conscientização sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), anualmente comemorado em dois de abril. O evento acontece, no auditório Deputado João Frederico, no prédio anexo II, da Alece.
A solenidade atende às solicitações das deputadas Marta Gonçalves (PL), Luana Ribeiro (Cidadania), Juliana Lucena (PT) e do deputado Firmo Camurça (União).
Conforme o deputado Firmo Camurça, "a data tem o propósito de ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta milhões de pessoas em todo o mundo". No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
Também neste dia, vários pontos turísticos do País são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo. "Essa comemoração tem como pretensão alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos”, diz Firmo Camurça.
Os TEAs aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.
As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como a terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores, aponta requerimento dos parlamentares.
Fonte: Agência de Notícias da ALECE
Nenhum comentário:
Postar um comentário