terça-feira, 25 de junho de 2024

CRIME - MAIS RIGOR E UNIÃO -

A união é uma das coisas mais importantes para a construção de uma sociedade forte e saudável. Quando as pessoas se unem, elas podem alcançar grandes coisas, superar desafios e criar mudanças significativas. A ideia da união de todos para derrotar o mal  nos remete aos primórdios da humanidade. Portanto, não se pode atribuir a autoria e a originalidade da declaração ao deputado Sargento Reginauro (UB), crítico permanente da política do Governador Elmano de Freitas, sobre a política de Segurança Pública do Ceará. Para o parlamentar, valeu a firmeza do governador, com destaque sobre a defesa feita por ele, da união de todas as forças do Estado responsáveis pela defesa e pela segurança dos milhões que constituem a nossa população. Essa união de todos contra o crime, segundo o novo governador Elmano, faz lembrar as guerras mundiais, em que nações inteiras são obrigadas a lutar em seu todo contra invasores inimigos.

Não podemos esquecer que união é uma das coisas mais importantes para a construção de uma sociedade forte, quando a população se une pode superar desafios e criar mudanças significativas. Essa união de todos contra o crime, segundo o governador Elmano, faz lembrar as guerras mundiais, em que nações inteiras são obrigadas a lutar em seu todo contra invasores inimigos.

LENIÊNCIA

Segundo a imprensa em geral e observadores da situação, uma das causas do aumento da criminalidade tem sido a leniência como setores da sociedade encaram todos os bandidos como se fossem ressocializáveis, o que é um falsete, sabendo-se que a maioria dos beneficiados com saídas humanitários estão ansiosos para cometer novos crimes. Assim, fica a sociedade na certeza de que, com Governo, SSPDS, MPE, MPF, PR, PM e PC unidos, até com a participação das Forças Armadas poderá se tornar possível testemunharmos o arrefecimento da criminalidade, com os inimigos públicos deixando a nossa população em paz. Só assim, a união poderá reduzir a criminalidade.

Sessão plenária e comissões da Alece funcionam em formato virtual nesta terça-feira

 

A partir desta terça-feira (25/06), as sessões plenárias e as reuniões das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltam a funcionar exclusivamente em formato virtual pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR). A retomada dos trabalhos legislativos acontece após o incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio na última quinta-feira (20/06). 

Os trabalhos da 54ª sessão ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura poderão ser acompanhados pela população ao vivo e na íntegra no YouTube, na TV Assembleia e pela FM Assembleia, a partir das 9h. O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), garante a continuidade dos trabalhos. “Nenhuma atividade do Parlamento estadual, seja legislativa, administrativa ou de prestação de serviços à comunidade, sofreu ou sofrerá interrupção em decorrência do incêndio ocorrido no Plenário 13 de Maio”, ressaltou. 

Com a volta das sessões plenárias e das reuniões das comissões técnicas, as atividades do Legislativo não sofrerão interrupções. “Nesta terça, a sessão plenária da Alece já ocorrerá em formato virtual, com a participação dos deputados e deputadas na plataforma on-line, sem prejuízo para a apreciação e votação de importantes projetos para os cidadãos cearenses. Vale lembrar que a Alece foi a primeira casa legislativa no Brasil a utilizar esse formato remoto em sessões durante a pandemia de covid-19”, destacou o deputado Evandro Leitão. 

Durante a abertura da sessão plenária desta terça, a mesa fará a leitura de projetos e requerimentos de autoria dos deputados que passam a tramitar na Casa e seguirão para análise nas comissões respectivas. Entre os projetos que serão lidos está o projeto de lei 63/24, de iniciativa do Governo do Estado, que propõe a doação de dois imóveis, localizados na avenida Bezerra de Menezes e av. Washington Soares, para a instalação de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza. O expediente com a lista completa das matérias e requerimentos que serão lidos amanhã já pode ser acessado no site da Alece.

No primeiro expediente, cinco deputados já se inscreveram para fazer seus pronunciamentos: Nizo Costa (PT), Sargento Reginauro (União), Romeu Aldigueri (PDT), Cláudio Pinho (PDT), Missias Dias (PT) e Leonardo Pinheiro (Progressistas). Os parlamentares terão até 15 minutos para discursar. 

No turno da tarde, a partir das 14h, as reuniões das comissões técnicas também serão realizadas via SDR, com transmissão simultânea pelo YouTube, TV e FM Assembleia. Há deliberações previstas para serem feitas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Também será realizada reunião extraordinária conjunta das comissões de Orçamento, Finanças e Tributação; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Agropecuária; de Defesa Social; de Previdência Social e Saúde; de Proteção Social e Combate à Fome; de Ciência, Tecnologia e Educação Superior; de Defesa do Consumidor; de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio; de Infância e Adolescência; de Educação Básica.

TRANSMISSÕES 

Após interrupção temporária da programação dos veículos de comunicação da Casa em razão do desligamento de energia elétrica do prédio principal, as transmissões da TV Assembleia e da FM Assembleia já retornaram. O site e os perfis oficiais da Alece nas redes sociais (InstagramFacebook e YouTube) seguem disponíveis para informações sobre o Parlamento estadual.

Em relação aos serviços oferecidos à população nos outros anexos do Poder Legislativo, as atividades seguem normalmente, de forma presencial. 

Fonte: Agência de Notícias da Alece

ATENÇÃO CONCURSEIROS!

 

Arte/EBC

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto


Faltam dois meses para o Concurso Nacional Unificado (CNU), as provas serão aplicadas no dia 18 de agosto (domingo) em todo o país. Será o concurso com o maior número de candidatos já realizado no Brasil. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos se inscreveram no processo seletivo e disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Inicialmente, o concurso estava marcado para o dia 5 de maio. O governo federal adiou em razão da situação do Rio Grande do Sul, que teve quase todas as cidades inundadas por causa das fortes chuvas enfrentadas naquele mês.

Segundo o governo, a medida foi para garantir acesso de todos os candidatos ao processo seletivo. Com o adiamento, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos e colocados em local seguro. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo CNU, informou que os malotes foram checados e não houve nenhuma violação.

Locais de prova 

Com a nova data do concurso, os cartões de prova serão divulgados no dia 7 de agosto (quarta-feira), de acordo com o Ministério da Gestão.

O cartão trará o local onde o candidato fará as provas, os horários de abertura e fechamento dos portões e outras informações.

O candidato deve ficar atento se o local de prova foi mantido ou mudou. O ministério informou que tentará manter os endereços definidos anteriormente.

As provas serão aplicadas em um único dia, em dois turnos (manhã e tarde). 

Como consultar o cartão de prova?

Para consultar o cartão, será preciso acessar a Área do Candidato, na mesma página em que foi feita a inscrição. É necessário fazer login com a conta Gov.br. 

Cronograma

cronograma completo do concurso, como divulgação da classificação e convocação dos aprovados, será divulgado em breve, conforme o ministério. 

Até o momento, foram divulgadas as datas de aplicação das provas - 18 de agosto - e da divulgação do cartão de prova - 7 de agosto. 

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 20 de junho de 2024

*Trabalhos legislativos e serviços da Alece não serão interrompidos, afirma presidente Evandro Leitão*

Foto: Divulgação/Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PT), informou nesta quinta-feira (20/06), em entrevista coletiva, que os trabalhos da Casa não serão interrompidos após incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio. Os serviços oferecidos nos anexos do Poder Legislativo continuam normalmente, de forma presencial. Já as sessões plenárias vão acontecer de forma virtual, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR). 

O presidente do Legislativo informou que todos os serviços de cidadania, como a Procuradoria Especial da Mulher, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), entre outras ações, continuarão sendo prestados normalmente. Apenas o prédio sede da Alece estará isolado nesta sexta-feira (21/06).

“Nós, os parlamentares desta Casa, conversamos e tomamos a primeira decisão de que a Alece não vai parar. Vamos realizar as sessões plenárias de forma remota. A segunda decisão é que vamos imediatamente iniciar a reforma. Vamos lançar um edital de licitação. Em um prazo máximo de 90 ou 120 dias, pretendemos estar com nosso Plenário em condição de trabalho”, afirmou Evandro Leitão.

Toda a Companhia de Bombeiros da Alece, composta por 32 bombeiros, atuou contando com reforço de sete viaturas do Corpo de Bombeiros, dentre elas de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar. A Alece dispõe de uma Célula de Saúde e Segurança do Trabalho com Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmit), que realiza capacitação periódica com todos os colaboradores, incluindo cursos de combate a incêndio e primeiros socorros, além de vistoria diária de todos os extintores. Há placas de sinalização para os quatro anexos da Casa Legislativa com indicações de pontos de encontro, rotas de fuga e saídas de emergência.

“O trabalho da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho foi muito importante, assim como a Companhia do Corpo de Bombeiros, que chegou em menos de 10 minutos”, destacou Evandro Leitão. Duas pessoas foram encaminhadas para hospital e seguem estáveis, e contam com suporte da Alece. Evandro Leitão disse ainda que vai acompanhar a apuração das causas do incêndio. 

“O Plenário é o coração do Parlamento, é onde se dão as discussões, os debates, onde se aprovam as medidas mais importantes que afetam as vidas das pessoas. Nós fomos afetados em nosso coração. Respeitamos muito o Plenário, por isso, lamentamos profundamente o que aconteceu”, disse o presidente da Casa. 

Fonte: Agência de Notícias da Alece

*Nota sobre incêndio na Alece*

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) informa que o incêndio que atingiu o Plenário 13 de maio na manhã desta quinta-feira (20) foi controlado e não houve vítimas graves. Algumas pessoas foram atendidas em decorrência da inalação da fumaça. 


A Alece foi evacuada de imediato a partir do trabalho ágil do Corpo de Bombeiros. No momento, o trabalho está na fase de rescaldo, um processo minucioso de resfriamento do ambiente.

As equipes especializadas seguem trabalhando no prédio principal da Alece para apurar as proporções dos danos. 

Toda a Companhia de Bombeiros da Alece, composta por 32 bombeiros, atuou contando com reforço de sete viaturas do Corpo de Bombeiros, dentre elas de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

A Assembleia Legislativa dispõe de uma Célula de Saúde e Segurança do Trabalho com Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmit), que realiza capacitação periódica com todos os colaboradores, incluindo cursos de combate a incêndio e primeiros socorros, além de vistoria diária de todos os extintores.

Há placas de sinalização para os quatro anexos da Casa Legislativa com indicações de pontos de encontro, rotas de fuga e saídas de emergência.

As causas do incêndio serão investigadas pelos órgãos competentes. 

Em breve, a Alece passará mais informações para a sociedade cearense.

Fonte: Agência de Notícias da ALECE

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Ceará Credi: Inscrições abertas para agente de microcrédito na Grande Fortaleza

Helene Santos/Casa Civil - Foto

O Programa de Microcrédito Orientado do Governo do Estado (Ceará Credi) está com inscrições abertas até  esta segunda-feira (17), para formação de cadastro de reservas para o cargo de agente de microcrédito.

A oportunidade é para atuação em municípios da Região da Grande Fortaleza, composta pelos municípios: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Exigências

Para se candidatar a vaga, é necessário:

-  ter ensino médio completo,

- disponibilidade para viagens,

-  experiência em vendas externas, análise de crédito, cobrança e/ou microcrédito.

As inscrições podem ser efetuadas até às 23h59min desta segunda-feira (17), no site. O edital completo e demais informações sobre a seleção podem ser acessados pelo link: https://idt.org.br/trabalhe-no-idt/713

O Ceará Credi

"O Ceará Credi é um programa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, executado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e tem o objetivo de disponibilizar crédito para o fortalecimento ou abertura de micro e pequenos negócios em todo o estado".

Com informações da Ascom Adece


Alece participa do 1º Festival Ceará sem Fome

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, destaca o papel do Poder Legislativo no programa - Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participou neste sábado (15/06) do 1º Festival Ceará Sem Fome do Governo do Estado, que visa valorizar a culinária popular por trás das milhares de refeições distribuídas pelo programa. O momento marcou também as comemorações de um ano do Grande Pacto por um Ceará Sem Fome.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), destacou o papel do Poder Legislativo no programa. "O sentimento é de contribuição, participação e de quem representa cerca de 9 milhões de cearenses. Através das leis que estamos aprovando na Assembleia, aderimos ao pacto Ceará sem Fome, com a oportunidade de adquirimos e distribuirmos kits de cozinhas solidárias, junto ao Poder Executivo. Estamos hoje celebrando um ano desse programa, que traz dignidade para a população cearense”.

O governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou a união do povo cearense com empresários, sindicatos, associações, dos poderes Judiciário e Legislativo, e celebrou o primeiro ano do programa. “Hoje é um momento importante para garantirmos que o programa Ceará sem Fome vai continuar. O apoio da Assembleia Legislativa foi decisivo, pois aprovou e melhorou a lei que criou o programa Ceará sem Fome, além de fazer a entrega dos kits para as cozinhas. Agradeço ao presidente Evandro Leitão e todos os parlamentares, que foram parceiros desde o primeiro momento do projeto”.

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, enfatizou a entrega de atenção e refeições realizadas pelo programa. “São 100 mil pessoas diariamente recebendo essa acolhida e esse olhar”. Ela informou ainda sobre o lançamento de um novo eixo do programa, o de Qualificação e Renda, que trará um conjunto de ações com o objetivo de capacitar, de ajudar a entrar no mercado de trabalho e de apoiar o empreendedorismo junto ao público atendido pelo Ceará sem Fome.

 Estande da Alece no festival exibe cozinha com itens entregues Foto: Júnior Pio

A Alece ainda contou com estande no 1º Festival Ceará Sem Fome, que exibiu uma cozinha com os itens entregues e promoveu uma ação sobre alimentação saudável, por meio da Célula de Nutrição, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), além da participação da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social, com infográficos com informações sobre compostagem doméstica e culinária segura.

CEARÁ SEM FOME

A Alece se engajou no programa e aprovou de forma unânime, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/2023, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos. Ao todo, foram entregues 7.616 novos equipamentos e utensílios para 287 cozinhas solidárias, por meio das unidades gerenciadoras da Capital.

Fonte: Agência de Notícia da Alece

terça-feira, 4 de junho de 2024

RELATÓRIO DA UNESCO ALERTA SOBRE ELEVAÇÃO DE TEMPERATURAS NOS OCEANOS

 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgou, ontem (03.06),  detalhado Relatório  contendo uma série de informações científicas sobre os oceanos, mostrando seus aspectos físicos, químicos, ecológicos e socioeconômicos. O documento aponta um avançado processo de aquecimento das águas, além de acidificação e queda das taxas de oxigênio (O₂) em ambiente marinho.

 Um dos principais alertas do documento é sobre a elevação das temperaturas dos oceanos. O monitoramento indica que isso ocorre não apenas nas águas superficiais, mas, também tem se dado em ritmo acelerado nas zonas mais profundas,  embora apenas apenas 25% do fundo do oceano seja mapeado atualmente.

A publicação  aponta, ainda, que o aquecimento está se tornando cada vez mais acelerado. E registra que "As principais e bem conhecidas consequências incluem a subida do nível do mar, alterações nas correntes oceânicas e mudanças dramáticas nos ecossistemas marinhos".

A nova edição, que contou com a participação de 98 autores de 25 países, chama a atenção para a importância do oceano no controle climático do planeta, uma vez que absorvem grandes quantidades de gás carbônico. No entanto, esse processo tem consequências.

 Com uma maior absorção de gás carbônico, ocorre uma acidificação dos oceanos, que exigem medidas de mitigação. Além disso, os pesquisadores observam que a disponibilidade de oxigênio vem caindo no ambiente marinho em decorrência da poluição, o que afeta as espécies e a biodiversidade.

 "O oceano contém 40 vezes mais carbono que a atmosfera. Os cenários climáticos futuros estão considerando o potencial das técnicas de remoção de dióxido de carbono marinho para aumentar este estoque. Foram propostas diversas técnicas, mas a implantação em grande escala não pode ser implementada sem uma maior compreensão sobre como estas novas abordagens irão interagir com o ciclo do carbono oceânico e os ecossistemas marinhos, e os seus riscos e benefícios".

Com informações da Agência Brasil

Alece debate ações e políticas para combater brincadeiras perigosas


Foto: Divulgação/Alece

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta terça-feira (04/06), a partir das 14h, audiência pública para debater a problemática das brincadeiras perigosas. O encontro analisa ainda dados estatísticos e aborda ações e políticas públicas relevantes para o Estado.

O debate, solicitado pela deputada Luana Régia (Cidadania) a pedido do Instituto DimiCuida, realizado na primeira semana de junho de 2024, é em alusão à Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas. O objetivo é engajar a sociedade cearense e instituições públicas na prevenção de comportamentos de risco no ambiente digital.

Instituída pela Lei Estadual n.º 16.341, de 13 de setembro de 2017, a data reflete a preocupação social com a integridade física e emocional de crianças e adolescentes, promovendo ações que assegurem seu bem-estar.

A deputada Luana Régia avalia que as brincadeiras perigosas são desafios on-line danosos à saúde, que se disseminam em diferentes ambientes da Web 2.0. "Com o advento da internet e das redes sociais, elas não só aumentaram em número, mas também alcançaram mais pessoas, ampliando qualitativa e quantitativamente os riscos para quem as pratica", afirmou a deputada.

Entre as brincadeiras perigosas que se tornaram virais estão a da "rasteira", a "brincadeira do desmaio" e o "desafio do desodorante". Essas atividades, travestidas de entretenimento, representam um perigo significativo, especialmente devido à vulnerabilidade de crianças e adolescentes no meio digital. Essa vulnerabilidade intensifica os riscos associados a essas práticas.

"Nesse contexto, promover o debate institucional junto à sociedade civil organizada, além de técnicos e especialistas, eleva a consciência coletiva e possibilita a construção de mecanismos de prevenção. Ao fim do dia, isso significa garantir a integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes, promovendo seu bem-estar", observa a deputada.

DESTAQUE

CMFor encerra primeiro semestre de 2024 com uma produção de quase 5 mil matérias legislativas

  Foto: Divulgação Encerrando o primeiro semestre de 2024, referente à 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Forta...