segunda-feira, 8 de abril de 2024

Alece chega aos 189 anos como marco na trajetória política cearense

 

- Arte: Núcleo de Publicidade/Alece

Neste domingo, dia 7 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou 189 anos de contribuição para a vida política e legislativa dos cearenses. A data, foi  momento de reconhecer e celebrar a importância da Alece na construção de uma sociedade mais justa e democrática, servindo o povo cearense com dedicação e compromisso.

Em nome dos 46 parlamentares eleitos nesta legislatura, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), reconheceu a importância da Casa em trazer a população para mais perto das atividades que o Parlamento desenvolve todos os dias em prol da sociedade. "A Alece se reinventou nos últimos anos e ganhou contornos muito mais próximos da sociedade, passando a ser uma Casa que tem cada vez mais a cara dos cearenses", disse.

"Nosso trabalho buscou ampliar o papel do Legislativo, indo além de legislar e fiscalizar: trazendo as pessoas para o Parlamento por meio de palestras, atividades, serviços, ações de educação, cultura, saúde, cidadania, estímulo ao empreendedorismo, responsabilidade social e ambiental, entre tantas outras que beneficiam milhares de cearenses em todas as regiões do Estado", destaca Evandro Leitão enumerando as diversas ações que a Casa oferece à população. 

O presidente da Casa cita mudanças recentes que foram incorporadas às atividades do Parlamento cearense. "Tenho orgulho em ser parte dessa mudança, tendo contribuído com a reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e com a construção da nova sede do Departamento de Saúde e Assistência Social (DAS), com o Vem pra Alece, que estreita as relações entre o Parlamento e a sociedade, entre tantas iniciativas que fizeram da Alece mais moderna e participativa".

O coordenador do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), Paulo Roberto Nunes, destaca como a Alece representa o palco das grandes discussões no Estado. "Desde sua fundação, em 1835, a Casa do Povo desempenhou papel crucial na elaboração e aprovação de leis que moldaram o destino do povo cearense, além de ser um espaço vital para discussões políticas e debates democráticos", comentou.

MEMÓRIA

A história da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará remonta ao período logo após a promulgação da Lei n.º 16, conhecida como Ato Adicional, em 1834. Esse ato descentralizou o poder político no Brasil, concedendo maior autonomia às províncias. Como resultado, foram criadas as assembleias legislativas provinciais, substituindo os conselhos gerais de província. A instalação da Assembleia Legislativa no Ceará ocorreu em 1835, sob a presidência de José Martiniano de Alencar.

Ao longo de quase dois séculos de existência, a Alece ocupou diversas sedes, refletindo os diferentes períodos da história do Estado. Inicialmente localizada na Praça Pedro II, mudou-se posteriormente para a rua Floriano Peixoto e, mais tarde, para a rua São Paulo, onde permaneceu por mais de um século. Hoje o prédio localizado na rua São Paulo abriga a sede do Museu do Ceará. Em 1977, foi inaugurado o atual Palácio Deputado Adauto Bezerra, símbolo da democracia cearense.

   Palácio Senador Alencar, sede da Assembleia Legislativa entre 1871 a 1977. Hoje o prédio     localizado na rua São Paulo abriga a sede do Museu do Ceará - Foto: Arquivo/Malce

Foi no antigo palacete Senador Alencar, terceira sede da Assembleia Legislativa, que o primeiro texto constitucional do Ceará foi elaborado, em 1891. Posteriormente, em 1892, a instituição passou por uma reforma que resultou na extinção do Senado cearense, tornando-se novamente um legislativo unicameral.

Com 28 deputados e sete suplentes em sua primeira legislatura, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará evoluiu para atender às necessidades de uma sociedade em constante transformação. "A inauguração do Palácio Deputado Adauto Bezerra, em 1977, marcou uma nova era para a instituição, proporcionando um ambiente moderno e funcional para o exercício da democracia", relembra o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.

Ao longo de seus 189 anos de história, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem buscado cada vez mais se aproximar da população. Além de suas funções legislativas e de fiscalização, a instituição promove a integração com outros poderes, realiza estudos, fortalece a transparência e dialoga com a sociedade, em consonância com os princípios do Parlamento Aberto.

TV ASSEMBLEIA

Quem também celebra aniversário neste domingo é a TV Assembleia. Aos 18 anos, a emissora cearense é um dos braços da Comunicação Social da Alece e um dos principais meios de comunicação do Ceará. A cobertura dos acontecimentos por meio das transmissões ao vivo das sessões em plenário e debates em comissões parlamentares é destaque da programação.

A emissora também dedica espaço para a produção de conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e documentários em 23 programas para todos os tipos de público. Ela é a única emissora cearense a preencher 24 horas de programação, durante os sete dias da semana, com conteúdo majoritariamente produzido internamente. São 350 horas mensais de transmissões da Alece.

TV Assembleia passa a contar com narração nas transmissões das sessões plenárias

Como assistir à TV Assembleia: Fortaleza - canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral - canal 31.1; Juazeiro do Norte - canal 7.3. Na TV por assinatura: Claro (canal 11); Alares (canal 30) e Brisanet (canal 148). Para rever os programas, acesse o perfil da TV Assembleia - Ceará no YouTube.

Com Agência de Notícias da Alece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...