quarta-feira, 26 de julho de 2023

'CORAÇÃO AZUL'

 Alece adere à campanha Coração Azul e recebe iluminação especial

Alece recebeu iluminação especial em alusão à campanha Coração Azul - Foto: Ezau Clementino Maciel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu iluminação especial em alusão à campanha Coração Azul - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida internacionalmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes. A solicitação foi feita pela secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, e acatada pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). A campanha começou na segunda-feira (24/07) e segue até domingo (30/07).

De acordo com o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), a Assembleia Legislativa adere à campanha Coração Azul, que busca trazer conscientização no mês de julho para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. "No Brasil, esse movimento conta com o trabalho das instituições de combate ao trabalho escravo e às situações degradantes voltadas, sobretudo, aos grupos minoritários, que são mais vulneráveis a esse tipo de crime. No Ceará, esse trabalho também conta com o apoio do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas, que reúne várias instituições a fim de dar uma resposta satisfatória a esses casos. Esta causa é de todos nós”, assinala Evandro Leitão

Conforme Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa busca tornar o símbolo “coração azul” um ícone de reconhecimento da campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas; promover ações promocionais e intervenções com o objetivo de sensibilizar a sociedade, ONGs, órgãos governamentais, mídia e formadores de opinião para o problema. Pretende ainda despertar na população a consciência social, utilizando o símbolo “coração azul” para tangibilizar a campanha e incentivar à busca por informação e denúncia.

O México foi o primeiro país a adotar a campanha em nível nacional com a prevenção contra o tráfico de seres humanos em 2010. Uma das ações de lançamento foi a iluminação em azul de vários edifícios na capital mexicana.

Em 2013, foi a vez de o Brasil se unir à iniciativa mundial de sensibilização para combater o tráfico de pessoas. Com a adesão, o Brasil se comprometeu a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas.

A iniciativa brasileira em aderir à campanha do Coração Azul, ainda conforme o Ministério da Justiça, almeja fomentar a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas entre os mais diversos estratos da sociedade brasileira, de forma a divulgar boas práticas, promover a sua prevenção e o incremento da justiça criminal.

Fonte: Agência de Notícias da Alece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...