Foto: Divulgação/Alece |
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na segunda-feira (15/04), a partir das 17h, sessão solene em homenagem à luta por memória, verdade e justiça no transcurso dos 60 anos do golpe militar de 1964. O evento, que acontece no Plenário 13 de Maio da Casa, atende solicitação do deputado Renato Roseno (Psol), subscrita pelos deputados Missias Dias (PT) e De Assis Diniz (PT).
O parlamentar explicou que, fartamente, a história tem documentado e registrado o que resultou no golpe de 1964. Contra as reformas de base propostas pelo então presidente João Goulart, aliaram-se setores da alta classe dominante, agentes e militares brasileiros.
“Depuseram o presidente legítimo e em exercício, cassaram mandatos de parlamentares iniciando o mais terrível processo de censura, perseguição, corrupção, tortura e assassinato de militantes contrários ao regime. Até hoje, há corpos desaparecidos”, lamentou.
Renato Roseno lembrou que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará foi uma das que mais tiveram parlamentares cassados no período ditatorial.
“Em outra senda, desde a madrugada daquele abril de 1964, iniciou-se também a resistência democrática. Nas ruas, na esfera política, na denúncia internacional do que acontecia no Brasil, na esfera cultural, nos mais diversos recantos do País, muitos se mobilizaram para restabelecer o direito de manifestação, de organização política e de regresso à normalidade democrática”, assinalou.
Para o deputado, toda a mobilização e atos de coragem e compromisso com a justiça de tantas pessoas não podem ser esquecidos. “Políticas de memória são fundamentais para que as novas gerações saibam o caminho que percorremos até o presente. E, pelo transcurso dos 60 anos do golpe de 1964, entendemos que cabe a este Poder Legislativo juntar-se para refletir sobre o passado e homenagear aqueles que foram presos, cassados, torturados e mortos na luta democrática”, afirmou.
Fonte: Agência de Notícias da Alece
Nenhum comentário:
Postar um comentário