terça-feira, 29 de março de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

ENTORTANDO JUÍZOS

 Apesar de já nos aproximarmos do início da campanha eleitoral, muita confusão ainda continua marcando a situação política do Ceará, destacadamente no que se refere a futuras candidaturas que são do PDT, cujo nome nem foi ainda escolhido.

 Enquanto o deputado Capitão Wagner (Republicano), se esbalda em tentar amontoar partidos aliados, alguns destes estão mesmo empenhados é em lançar candidaturas próprias, como o santo remédio para conseguirem eleger sua bancada federal e estadual.

O PL do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, não abre mão de candidatura que poderá ser do ex-deputado tucano Raimundo Matos. Este,   apenas cumpriria tabela.

                                      CURTO CIRCUITO

CÂMARA SEM ÉTICA  

A Câmara Municipal de Fortaleza, como se fosse constituída apenas de santos, anjos e arcanjos, não tinha até a semana passada, um Conselho de Ética e Decoro com o que muitas trapalhadas passaram sem punição. Só agora foi instalar o seu Conselho, tendo como presidente e vice, os vereadores Danilo Lopes (Podemos) e Luciano Girão (PP).

ESTREIA

Por falar no novo Conselho de ética da CMF, já tem estreia com o escandaloso caso do vereador Ronivaldo Maia (PT) acusado de tentativa de feminicídio contra mulher com quem convivia. Primeira prova de fogo para o Conselho que, com certeza terá que colocar nos eixos alguns de seus membros por atos radicais de violência e desrespeito à sociedade.

RADICALISMO PERIGOSO

 Os comandos estadual e municipal do PDT começam a demonstrar preocupação, em relação à maneira radical como vereadores e outras lideranças de Fortaleza tentam passar o trator sobre os pedetistas Mauro Filho, Evandro Leitão, e até mesmo a vice-governadora Izolda Cela, assumindo uma defesa férrea da candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

PALANQUE

Algumas sessões da Câmara Municipal da capital têm se tornado verdadeiros e apaixonados comícios em defesa do nome de Roberto Claudio à sucessão de Camilo Santana. Por conta disso, os coordenadores da campanha pedetista começam a armar estratégias para que a convenção do PDT não venha a imitar o desmantelo do PSDB nacional.

MANCADA DE LULA I

O ex-presidente Lula, que vinha suportando sem reagir algumas críticas do ex-ministro Ciro Gomes, quando abriu a boca foi para cometer uma lamentável escorregada, ao afirmar que seu concorrente à presidência da República se encontra “totalmente perdido na política”. Por conta disso, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT reagiu com firmeza em defesa do cearense.

MANCADA DE LULA II

Para Lupi, a atitude de Lula  não passa de um desrespeito com uma liderança que resolveu seguir o seu próprio caminho político, sem ser serviçal do petista. Outro aspecto a respeito desse fato, segundo se comenta entre os ciristas, é a possibilidade de este superar Bolsonaro e vir a disputar o segundo-turno com Lula.

MEDALHA

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, recebeu, com todos os méritos, da Câmara Municipal de Fortaleza, a “Medalha Boticário Ferreira”, através de projeto do Danilo Ribeiro (Cidadania). Para justificar a mais importante comenda daquele parlamento, foi destacada a sua atuação como deputado estadual, presidente da CMF, assim como pela sua administração frente do PL daquele município.

LIVRO DA PRIMEIRA-DAMA

Um momento importante do XI Congresso Nacional de Secretários Administrativos, em Brasília, foi feito o lançamento do livro “Enxergando o invisível – a sistêmica da gestão pública”, com a participação de várias servidoras da Assembleia Legislativa, e que teve participação e coordenação da primeira-dama daquele parlamento, Cristiane Leitão que, além de grande capacidade de liderança revela também seu talento intelectual.

DENÍSIO                        

 O jornalista Denísio Pinheiro desponta como a grande novidade, entre os novos nomes que o PSDB quer lançar para deputado estadual. Em meio à onda de adesões e de lançamentos de candidaturas promovida pelo PSDB, ele tem seu nome apoiado por nada menos do que o senador Tasso Jereissati, de quem tem sido assessor de imprensa por muitos anos. Profissional competente e com larga aceitação entre os colegas profissionais, sua eleição poderá depender do empenho de Tasso nesse sentido.

                        UMAS & OUTRAS

MOTOPATRULHAMENTO I

O Ceará está atingindo a condição de estado campeão nacional de motopatrulhamento, com a cobertura de 80% do seu território cobertos pelos comandos do CPRaio. O governador Camilo Santana anunciou, oo lado da vice-governadora Izolda Cela, e do titular da SSPDS Sandro Caron, a 4ª expansão desse recurso de defesa da população.

MOTOPATRULHAMENTO II

Com a próxima etapa desse sistema de defesa, será possível o Ceará ser o primeiro estado a ser 100% beneficiado com o motopatrulhamento.  Diante do sucesso desse sistema, que é observado até por outros países, o Ceará caminha para ser o modelo nacional para segurança da sociedade.

WAGNER INCOMODADO

 A nova vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Ceará, terminou sendo motivo para notícia que incômoda o deputado Capitão Wagner: alguns partidos que o apoiam poderão não apoiar o presidente, preferindo o ex-ministro Moro ou, até mesmo o tucano Dória, ou ainda, terem nome próprio para o Palácio da Abolição.

PRESIDÊNCIA PROVISÓRIA

 A presidência do PSDB-CE, assumida pelo suplente de senador Chiquinho Feitosa, é provisória, como esclarece o presidente que sai, Luiz Pontes. Por enquanto, ele presidirá uma Comissão Provisória, passando a se efetivar após a eleição do Diretório. Nesse caso, o político tauaense poderá contribuir com a indicação de alguns nomes da sua preferência para a formação da referida Comissão.

TODOS OS MÉRITOS

 Quando um Estado tem uma mulher de valor as homenagens a ela deverão ser ilimitadas. Em Brasília, a farmacêutica bioquímica cearense Maria da Penha recebeu do Senado Federal uma segunda homenagem, galardoando-a com o Diploma Bertha Lutz, ao lado de várias outras personalidades femininas brasileiras que se distinguiram, inclusive, no âmbito internacional no combate à violência contra a mulher.

MAIS MANCADA –

Para o deputado Osmar Baquit (PDT), Jair Bolsonaro, no Ceará, voltou a defender o indefensável, ao insistir na inexistência de corrupção no seu governo, onde escândalos são trazidos ao público a cada dia, inclusive a distribuição de recursos do MEC para pastores seus aliados, causando novo e rumoroso escândalo que ele tenta abafar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...