quarta-feira, 13 de março de 2024

Março Amarelo:

 Evento reúne mulheres e profissionais de saúde para discutir a endometriose 

O evento "SBE e Elas" ocorre neste sábado (16), simultaneamente em nove cidades brasileiras. Em Fortaleza, terá lugar presencialmente das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO) 

Março é o Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose, uma doença inflamatória, caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade interna do órgão. Atinge 1 em cada 10 mulheres e, apesar dessa alta incidência, existe uma demora entre o início dos sintomas e o diagnóstico da endometriose em todo o mundo.  


Para falar mais sobre a endometriose e promover a conscientização de pacientes, familiares e profissionais de saúde, a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e as associações de mulheres ligadas à causa promovem no próximo sábado, dia 16, o SBE e Elas. O evento ocorrerá simultaneamente em nove cidades brasileiras. 


Em Fortaleza, o SBE e Elas é realizado pelo Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (Gampece). Para Liana Herculano, cofundadora e coordenadora do grupo, informação “salva vidas”. Ela acrescenta que a ampliação do conhecimento das mulheres sobre a doença e seus sintomas pode diminuir o tempo de diagnóstico da endometriose, que no Brasil é, em média, 7 anos.   


O Dr. Sidney Pearce, delegado da SBE no Ceará, explica que um dos principais sintomas da endometriose é a dor no período menstrual que vai aumentando com o tempo e pode incapacitar as mulheres de suas atividades habituais. Ele destaca, ainda, que a doença pode causar dor pélvica crônica ou difusa fora do ciclo, dor durante as relações sexuais, dor ao urinar ou evacuar e dificuldade para engravidar. 


O SBE e Elas é gratuito e as vagas são limitadas. As atividades acontecem em Fortaleza no auditório da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO). Os interessados em participar devem fazer sua inscrição online por meio do link https://linktr.ee/GAMPECE, onde também está disponível a programação científica do evento. 


A atividade conta com apoio projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, Mulheres e Novelos, do Núcleo de Endometriose e Cirurgia (NECi), da Clínica Sidney Pearce, da Clínica Saúde da Mulher, da Arcanmed e do Grupo Vertical. 


Serviço:

SBE e Elas

Dia 16, das 8h às 12h e das 14h às 17h 

No auditório da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO) 

Rua João Carvalho, 800 – sala 1003

Fone: Assessoria GAMPECE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...