BERLIM, 14 MAR (ANSA) – A alemã Angela Merkel foi eleita nesta quarta-feira (14) pela quarta vez para o cargo de chanceler do país com voto da maioria da câmara baixa do Bundestag.
Merkel recebeu o apoio de 364 deputados dos 692 presentes no plenário, enquanto que 315 votam contra, nove se abstiveram e quatro anularam. “Eu aceito o voto”, disse Merkel. A reeleição acontece após a chanceler reeditar o acordo da “Grande Coalizão” entre o Partido Social-Democrata (SPD), a União Social Cristã (CSU) e a União Democrata Cristã (CDU).
Entre todos, ele somam 399 cadeiras. Agora, a líder do governo deve seguir para a sede da presidência do país para ser nomeada formalmente para o cargo. Logo depois, ela voltará ao parlamento para fazer o juramento.
Depois do resultado da apuração, Merkel foi aplaudida por todos que estavam presentes no Parlamento, entre eles o seu marido Joachim Sauer, e sua mãe, Herlind Kasner. Este será o quarto mandato e, possivelmente, o mais desafiador que Merkel enfrentará, principalmente depois de ter dificuldades e demorar quase seis meses para formar um governo. Em 2017, Merkel venceu as eleições na Alemanha, mas sem conseguir maioria no Parlamento, o que a obrigou a formar uma aliança com seu principal rival. (ANSA).
Fonte: ISTO É
Nenhum comentário:
Postar um comentário