terça-feira, 12 de janeiro de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                        RAPOSA PASTORANDO GALINHA

         No Brasil, nos últimos meses, já se tornou costume a imprensa e a sociedade aguardarem as próximas declarações e medidas do presidente jair Bolsonaro, ou os próximos atos de alguns dos seus ministros ou demais auxiliares, sabendo-se que, a cada frase ou atitude, vai surgir mais alguma barbeiragem. Sobre a questão da pandemia, vacinas, seringas e agulhas, já nem se fala mais. Mas, como a copiosidade de bobagens do governo é grande, a cada dia elas aumentam mais. A mais recente, tem a ver com as muitas trapalhadas registradas por ocasião do pleito municipal de 2020 para prefeito e para vereador.

         Neste fim de semana, o Ministério da Cidadania, fez comunicação oficial para que todos os prefeitos eleitos ou reeleitos se responsabilizem pela investigação e pela punição de todos os beneficiários da Bolsa-Família e do auxílio emergencial, agora acusados de serem doadores de campanha. É bom que se diga, caso só possível de acontecer no Brasil, onde a seriedade nos pleitos eleitorais vem sendo seguidamente desrespeitada, apesar de todos os esforços do TSE, TRE, Ministério Público e até da Polícia Federal. Pela deliberação, nota-se que o Ministro da Cidadania desconhece a realidade do comportamento dos nossos políticos.

         Sobre o assunto, o jornalista Reynaldo Azevedo compara essa autorização dada aos prefeitos à frase popular “raposa pastorar galinha”. Nada mais lógico, sabendo-se que, se 65 mil do Bolsa-Família e do auxílio emergencial, se assim agiram, doando dinheiro para campanhas, ajudaram a eleger centenas de prefeitos e milhares de vereadores país afora, e exatamente com os sofridos recursos destinados a salvar da fome a da miséria milhões de brasileiros. Ou seja, se esses “doadores” forem punidos com suspensão ou cancelamento de bolsas e auxílios, os políticos por eles ajudados precisam perder seus mandatos. Ou não?

                 CURTO CIRCUITO

QUIPROQUÓ

 A heráldica, respeitada e histórica cidade de viçosa do Ceará, berço natal do jurista Clóvis Beviláqua, autor do Código Civil Brasileiro, e do general Tibúrcio, herói da Guerra do Paraguai ainda vive sob o impacto de uma séria complicação gerada pelos desencontros da Justiça Eleitoral e alguns de seus membros. O prefeito eleito Zé Firmino, que tinha o nome impugnado por ilicitudes eleitorais foi autorizado pelo STF a tomar posse. Só que o juiz regional não o diplomou, nem o empossou. Mas, lá de cima veio outra ordem, e ele, depois de oito dias após o prazo, foi empossado. Só que ele não era o único sub-júdice no estado pelos mesmos motivos.

DECRETO MANTIDO

 Segundo decidiu o governador Camilo Santana, está mantido o Decreto sobre as medidas preventivas contra o COVID-19, que, em  sua segunda onda, avança incontidamente pelo Brasil. Na verdade, Camilo não quis um novo “lock-dowum”, mas sim, que se evitem a qualquer custo festas, ajuntamentos, shows, etc.

EVITANDO O PIOR

O que Camilo quer com a manutenção do Decreto é evitar que mais pessoas sejam infectadas pela pandemia que, segundo levantamentos da Secretaria da Saúde cresceu, principalmente, entre pessoas de 20 a 39 anos de idade, e que se envolveram em baladas, pagodes, forrós, e se amontoaram em barracas de praia e na orla. Desse modo, o que quer o Governo do Estado, não é prejudicar a economia em geral, mas evitar que a vacina anti-COVID-19 vá chegar muito tarde para muitos cearenses.

NÃO É RECOMENDÁVEL

 Segundo afirma o Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde, não é muito recomendável uma corrida de prefeitos para a compra de vacinas contra a pandemia. Primeiro, porque a maioria deles não tem condições para isso, e que não se pode ver apenas municípios ricos adquirindo as vacinas. Depois, segundo ele, é preciso levar em conta a intenção do Governo Federal, no sentido da harmonização da vacinação.

MOBILIZAÇÃO

Ainda bem que a direção da Aprece se manifesta a favor da posição do Dr. Cabeto, e mobiliza todos os prefeitos para que colaborem com o isolamento, asseio e uso de máscaras pelas populações do interior. A vacina – diz Dr. Cabeto – está mais perto do que longe.

NECESSIDADE INADIÁVEL

Para o deputado Salmito Filho (PDT), os cearenses precisam encarar como uma necessidade inadiável a questão da utilização em nosso estado, da água da Usina de Dessalinização do Ceará, como já ocorre em outros países com problemas hídricos. Nesse sentido, ele reputa como excelente a sugestão vinda de técnicos do DNOCS, para que essa água seja mais barateada.

MAIS BARATAS

A Usina de Dessalinização do Ceará poderá usar as energias solar e eólica, infinitamente mais baratas, condição que nenhum outro país que usa água dessalinizada pode dispor. No caso, seria unir o útil ao agradável, sendo o estado do Ceará dono de uma das mais altas potencialidades nesse campo.

ABACAXI NA CMF

 Na Câmara Municipal de Fortaleza, começa a despontar um problema que poderá se complicar se não tiver uma solução razoável com a máxima sensatez. Refiro-me ao mandato coletivo, implantado em Fortaleza, e em mais outras seis capitais, através do qual dois ou mais candidatos podem disputar, juntos, vagas nos parlamentos. Aqui, foi eleita a trinca Lila – Lenilse – Adriana, sendo esta última a titular. Só que, enquanto esta é autorizada a participar das sessões ordinárias e reuniões de Comissões, as duas outras são impedidas desse direito por funcionários da Casa. Imaginem se tivessem sido eleitas 43 trincas de vereadores por esse sistema!...

                        UMAS & OUTRAS

CORAÇÃO DE MÃE I

 Não se poderá jamais afirmar que há falta de talento político, notadamente em se tratando do grupo político que se acha no poder na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores de Fortaleza. Prova disso foi o aumento para 12, do número de Secretarias Executivas Regionais. Essa foi invenção do prefeito Cambraia, com apenas 06 delas. Com essa quantidade de SERs, não só o prefeito e seus apoiadores, como, e principalmente, os suplentes de vereador já começam a legislatura sabendo que sua não reeleição não foi motivo para desespero.

CORAÇÃO DE MÃE II

Agora mesmo, o jovem Pedro França, neto da Socorro França assume cadeira  Câmara Municipal de Fortaleza com a ida do vereador Michel Lins (PDT), para a SER III. Outros aguardam na fila. Portanto, nosso Legislativo mirim funciona como “coração de mãe”.

PARCERIA

 Na batalha contra a pandemia no Ceará, são registradas algumas das mais notáveis e grandes alianças entre o Governo do Estado e algumas das entidades mais importantes atuantes no nosso estado. Um dos melhores exemplos é o apoio dado ao Palácio da Abolição pela FIEC. Por conta disso, o presidente da entidade industrial, Ricardo Cavalcante é presença indispensável nas reuniões do Comitê Estadual de Combate à Pandemia do Coronavírus. Com a coordenação dele, hospitais, UPAs e profissionais da Saúde têm sido beneficiados com equipamentos valiosos criados e fabricados pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

AVANÇOS NO CENTRO

Embora seja de grande importância para o setor do turismo relacionado com o Centro de Fortaleza, o Bondinho Elétrico – VLT, não tem merecido o devido destaque na imprensa. Entretanto, trata-se de um avanço notável, com o que serão imitados os transportes turísticos urbanos de Buenos Ayres, como exemplo.

AVANÇOS NO CENTRO

No caso local, o B         ondinho deverá sair do Dragão do Mar, com paradas no Mercado Central, Centro das Artes e Theatro José de Alencar. Durante o seu percurso de quase 03 quilômetros, esse transporte passará por outras atrações como Biblioteca Estadual Moysés Pimentel, Theatro São José, Casario da Pessoa Anta, Forte Nossa Senhora da Assunção, Catedral, Passeio Público e Encetur. Uma autêntica aula sobre a História de Fortaleza e do Ceará.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...