quinta-feira, 31 de março de 2022

IMBRÓGLIO PT/PSB

 

Prefeito do Recife, João Campos, ex-governador de São Paulo, Marcio França e deputada Federal Tábata Amaral

Em meio ao imbróglio entre PT e PSB que, aliados nacionalmente, recusam-se a abrir mão de seus candidatos ao Governo de São Paulo, em matéria sobre a busca de vices mulheres para integrarem as chapas majoritárias naquele Estado, o jornal Estadão diz que "No PSB, o nome preferido para compor com França é o da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), mas isso se a chapa for “pura”. Em caso de aliança, a escolha caberia à legenda."

Ainda segundo o Estadão, Lídia Benages, secretária estadual de mulheres do PSB afirmou que "Tabata é uma jovem com um grande potencial. Ter uma vice na chapa do Márcio França ajudaria a trazer mais mulheres para a disputa no Legislativo”.

Ocorre que a deputada federal tem apenas 28 anos e, portanto, sequer tem a idade mínima para disputar seja como governadora, seja como vice. A idade mínima para o cargo é de 30 anos, de acordo com o art. 14, § 3º, VI, b, da Constituição Federal.

O Estadão afirma haver uma conversa avançada entre França e Gilberto Kassab (PSD), que lançou na corrida estadual o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, para que o PSD fique com a vice.

IZOLDA VAI COMANDAR O CEARÁ

 

                                        Vice-governadora Izolda Cela. Foto: Divulgação

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, ex-PT e agora PDT, assume o governo do Estadi no próximo dia 2, sábado, com a saída do governador Camilo Santana que deixa o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. 

Izolda será a primeira mulher a comandar o Estado do Ceará. A Capital, Fortaleza, já foi comandada por duas mulheres, Maria Luiza Fontenele e Luizianne Lins, ambas pelo PT. No Ceará, 42% da Corte do TJCE é formada por mulheres.

A sobralense Izolda Cela é professora e psicóloga.


terça-feira, 29 de março de 2022

"Pernambuco, meu País"!

Qual a origem do orgulho de ser pernambucano? Você sabe?


        Camisetas com a frase "Pernambuco, meu País" são comercializadas ressaltando o orgulho de ser                 Pernambucano (Foto: Recife Ordinário)

Que o pernambucano é o povo mais bairrista "em linha reta" do mundo ninguém duvida. O orgulho de ser pernambucano é expressado com frases do tipo "Pernambuco, meu País", onde tudo é mais e melhor "em linha reta" do que em qualquer outro lugar do planeta. Pernambucanos se orgulham da Revolução Pernambucana, quando se fundou a Nação Pernambuco, de Olinda, Patrimônio da Humanidade, do bolo de rolo, da Av. Caxangá, a maior em linha reta, da Batalha dos Guararapes, onde a Pátria nasceu, da Rua do Bom Jesus, a terceira mais bonita do mundo e, é claro, da paradisíaca Fernando de Noronha, entre outras preciosidades.
É desconhecer a história e o espírito do povo pernambucano, portanto, tentar tirar de Pernambuco qualquer de seus orgulhos e esperar não receber reação adversa.

Que o pernambucano é o povo mais bairrista "em linha reta" do mundo ninguém duvida. O orgulho de ser pernambucano é expressado com frases do tipo "Pernambuco, meu País", onde tudo é mais e melhor "em linha reta" do que em qualquer outro lugar do planeta.

Mas o que pouca gente sabe é a origem dessas expressões tão pernambucanas. Pois bem, um dos orgulhos do povo pernambucano é sua história de levantes e revoluções, a exemplo de sua participação central na Revolução Pernambucana, de 1817 e na Confederação do Equador, de 1824.

Em 6 de março de 1817, 70 anos antes da independência do Brasil, Pernambuco virou uma república independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A República de Pernambuco era formada pelo território do que hoje se conhece como Pernambuco, além dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas além de parte da Bahia, que, à época, estavam incorporados à Capitania de Pernambuco. Ali nascia a Nação Pernambuco, que durou por 75 dias, até ser derrotada pela Coroa Portuguesa.

A Revolução Pernambucana, que tinha caráter separatista, a exemplo da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana, foi o único movimento dessa natureza que conseguiu ultrapassar a fase conspiratória e, de fato, instalar um governo provisório, ainda que por apenas 75 dias.

Com a presença da família real portuguesa no Brasil, aumentaram-se os impostos para bancar os luxos da realeza, fato que agravou a crise social e econômica na Região Nordeste, ocasionada pela desvalorização do açúcar no mercado europeu, com a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas, para onde os holandeses levaram os conhecimentos sobre plantio e colheita da cana, adquiridos durante o período de ocupação,  especialmente em Pernambuco. Os pernambucanos também se orgulham de sua participação na expulsão dos holandeses do Brasil e celebram o confronto, que ficou conhecido como a Batalha dos Guararapes, durante a Insurreição Pernambucana, conflito marcado pela insatisfação dos grandes proprietários de terras com os colonizadores holandeses. Porém, historiadores apontam para o pagamento de indenização equivalente a 63 toneladas de ouro, por Portugal, para que a Holanda deixasse o Nordeste, em definitivo, lá pelos idos de 1654. 

Por seu espírito revolucionário, Pernambuco foi sendo punido a cada levante. 

Depois da Revolução Pernambucana, o Estado perdeu o território hoje conhecido como Estado de Alagoas. Passada a Confederação do Equador, o Estado foi punido com a perda do território que hoje compõe o Oeste Baiano.

A História, portanto, é povoada de fatos marcantes que, ao longo do tempo, foram fomentando o ideário que está por trás do decantado orgulho de ser pernambucano.


Bandeira de Pernambuco (Foto: Depositphotos)

Não à toa, a bandeira de Pernambuco, belíssima, por sinal, é a única, dentre as de todos os Estados brasileiros que é vista flamulando pelo mundo a fora, além de estampar camisetas e souvenirs de todo tipo. O pernambucano se orgulha do seu hino, gravado e regravado em todos os ritmos por artistas que vão de Alceu Valença a Dominguinhos e que proclama o Pernambuco imortal! "Coração do Brasil em teu seio corre o sangue de heróis, rubro veio que há de sempre o valor traduzir, és a fonte da vida e da história desse povo coberto de glória, o primeiro, talvez, do porvir", cantam os pernambucanos orgulhosos, para em seguidas bradar: 

"Salve, ó terra dos altos coqueiros
De belezas soberbo estendal
Nova Roma de bravos guerreiros
Pernambuco imortal, imortal!"

Ouça o Hino de Pernambuco em ritmo de forró com Dominguinhos:
  


Vista do Sítio Histórico de Olinda, a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, após Ouro Preto, em MG (Foto: Noelia Brito)

"A República é filha de Olinda", diz ainda o Hino de Pernambuco. Ao adentrar na cidade de Jaboatão dos Guararapes, o visitante será recebido com a frase "A pátria nasceu aqui", numa alusão ao fato do Município ter sido palco da Batalha dos Guararapes, travada entre portugueses e holandeses, nos Montes que deram nome à Batalha e à cidade.

Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, foi eleita a terceira rua mais bonita do mundo (Foto: Noelia Brito)


Foi a revista americana Architectual Digest quem elegeu a Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, onde está situada a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel, como a terceira mais bonita do mundo, ficando atrás, apenas, da Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e da Washington Street, em Nova York (EUA), numa lista com as 46 ruas consideradas as mais bonitas do mundo. A Rua do Bom Jesus fica no Bairro do Recife, na Capital pernambucana e é outro motivo de orgulho para os pernambucanos.

Tudo em Pernambuco é maior e melhor em linha reta do mundo. A expressão pode parecer sem sentido para quem não é de Pernambuco, que se orgulha de ter o melhor bolo de rolo em linha reta do mundo, dentre outros prodígios pernambucanos. Mas quando se sabe que a expressão surgiu em razão de Recife ter, aquela que, por muitos anos, foi a mais longa avenida em linha reta do Brasil, a Av. Caxangá, com 6,2 km de extensão, as razões ganham luz. 

A Caxangá perdeu o posto para a Av. Teotônio Segurado, situada em Palmas, no Tocantins, que possui um trecho de 10,2 km em linha reta num total de 19,7 km de extensão, mas os pernambucanos não se dão tão facilmente por vencidos, sustentam que a Avenida continua sendo a mais longa via cuja extensão total se desenvolve numa linha reta, tanto horizontal quanto vertical, ficando seus extremos dentro de uma mesma linha de visão, portanto, no "meu país, Pernambuco" continuamos tendo a maior avenida em linha reta do Brasil, dentre outras grandezas.

É desconhecer a história e o espírito do povo pernambucano tentar tirar de Pernambuco qualquer de seus orgulhos e esperar não receber reação adversa.

Fernando de Noronha (Foto: Agência Brasil)

Foi assim com o recente episódio da ação em que o governo Bolsonaro, inspirado por motivos eleitoreiros de seus representantes em Pernambuco, ajuizou uma ação, no STF, para que seja declarado "que o domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade total da União". Por mais que se saiba que a gestão do Governo de Pernambuco deixa a desejar e que a Ilha hoje é um paraíso usufruído por apenas uma elite que pode bancar o alto custo de visitar Noronha e desfrutar seus encantos naturais, para os pernambucanos a tentativa do Governo Federal de ser dono desse patrimônio que a Constituição Federal delegou a Pernambuco, onde o atual presidente tem rejeição recorde, relembra os tempos em que o Estado, por seu caráter revolucionário, teve parte de seu território subtraído, como punição.

Depois da repercussão negativa, vieram a AGU e os pré-candidatos de Bolsonaro em Pernambuco, a público, afirmar que o Governo de Pernambuco espalhava "fake news" e que não querem tomar Noronha de Pernambuco. Porém, na ação, é a AGU quem afirma que o principal ponto discutido é a titularidade do domínio sobre a Ilha. É a AGU quem coloca que "a dissidência acerca de qual dos entes federativos detém a titularidade do Arquipélago de Fernando de Noronha tem implicado na utilização e disposição irregulares de terras públicas federais pelo Estado, o que resulta, por exemplo, em evidentes danos ao meio ambiente, em desrespeito às políticas e legislação de acesso à terra pela população nativa e de baixa renda, em exploração econômica de terrenos da União sem licitação e contraprestação financeira."

Portanto, é o governo Bolsonaro, por intermédio da AGU, quem diz que quer a declaração de que é o dono de Noronha para obrigar o Governo de Pernambuco a cumprir com seus deveres relativos à Ilha. Mas como acreditar na sinceridade de um governo em preservar Noronha quando esse mesmo governo exonerou e transferiu delegados da Polícia Federal por combaterem desmatamento na Amazônia, causado por madeireiros defendidos por um ministro do governo.

Como acreditar que essa ação tem por intuito, de fato, preservar o Arquipélago de Fernando de Noronha da degradação causada por construções indevidamente licenciadas e licitações para exploração, sem contrapartida, se foi movida por um governo que enviou ao Congresso um projeto prevendo a autorização para garimpos em terras indígenas?

Se por um lado não se pode compactuar com o uso eleitoreiro por parte dos candidatos de Bolsonaro, em Pernambuco, das questões ambientais atinentes a Fernando de Noronha, por outro, não se pode fazer vista grossa às acusações lançadas contra o governo de Pernambuco sobre licenciamentos ilegais e licitações para exploração do patrimônio público, sem as devidas contrapartidas, supostamente para apadrinhados, feitas pela AGU. Cabe ao governo de Pernambuco responder a essas acusações trazendo luz ao debate.

Noronha pertence ao "meu País, Pernambuco" e ninguém tasca e por pertencer a Pernambuco, cabe ao governo do Estado cumprir com suas obrigações e dar satisfação a seu povo sobre as acusações que lhe são feitas pela Advocacia Geral da União e ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, investigar tais acusações.

* Noelia Brito é editora do Blog da Noelia Brito, colaboradora do  Blog da Brontee e procuradora do Município do Recife


PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

ENTORTANDO JUÍZOS

 Apesar de já nos aproximarmos do início da campanha eleitoral, muita confusão ainda continua marcando a situação política do Ceará, destacadamente no que se refere a futuras candidaturas que são do PDT, cujo nome nem foi ainda escolhido.

 Enquanto o deputado Capitão Wagner (Republicano), se esbalda em tentar amontoar partidos aliados, alguns destes estão mesmo empenhados é em lançar candidaturas próprias, como o santo remédio para conseguirem eleger sua bancada federal e estadual.

O PL do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, não abre mão de candidatura que poderá ser do ex-deputado tucano Raimundo Matos. Este,   apenas cumpriria tabela.

                                      CURTO CIRCUITO

CÂMARA SEM ÉTICA  

A Câmara Municipal de Fortaleza, como se fosse constituída apenas de santos, anjos e arcanjos, não tinha até a semana passada, um Conselho de Ética e Decoro com o que muitas trapalhadas passaram sem punição. Só agora foi instalar o seu Conselho, tendo como presidente e vice, os vereadores Danilo Lopes (Podemos) e Luciano Girão (PP).

ESTREIA

Por falar no novo Conselho de ética da CMF, já tem estreia com o escandaloso caso do vereador Ronivaldo Maia (PT) acusado de tentativa de feminicídio contra mulher com quem convivia. Primeira prova de fogo para o Conselho que, com certeza terá que colocar nos eixos alguns de seus membros por atos radicais de violência e desrespeito à sociedade.

RADICALISMO PERIGOSO

 Os comandos estadual e municipal do PDT começam a demonstrar preocupação, em relação à maneira radical como vereadores e outras lideranças de Fortaleza tentam passar o trator sobre os pedetistas Mauro Filho, Evandro Leitão, e até mesmo a vice-governadora Izolda Cela, assumindo uma defesa férrea da candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

PALANQUE

Algumas sessões da Câmara Municipal da capital têm se tornado verdadeiros e apaixonados comícios em defesa do nome de Roberto Claudio à sucessão de Camilo Santana. Por conta disso, os coordenadores da campanha pedetista começam a armar estratégias para que a convenção do PDT não venha a imitar o desmantelo do PSDB nacional.

MANCADA DE LULA I

O ex-presidente Lula, que vinha suportando sem reagir algumas críticas do ex-ministro Ciro Gomes, quando abriu a boca foi para cometer uma lamentável escorregada, ao afirmar que seu concorrente à presidência da República se encontra “totalmente perdido na política”. Por conta disso, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT reagiu com firmeza em defesa do cearense.

MANCADA DE LULA II

Para Lupi, a atitude de Lula  não passa de um desrespeito com uma liderança que resolveu seguir o seu próprio caminho político, sem ser serviçal do petista. Outro aspecto a respeito desse fato, segundo se comenta entre os ciristas, é a possibilidade de este superar Bolsonaro e vir a disputar o segundo-turno com Lula.

MEDALHA

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, recebeu, com todos os méritos, da Câmara Municipal de Fortaleza, a “Medalha Boticário Ferreira”, através de projeto do Danilo Ribeiro (Cidadania). Para justificar a mais importante comenda daquele parlamento, foi destacada a sua atuação como deputado estadual, presidente da CMF, assim como pela sua administração frente do PL daquele município.

LIVRO DA PRIMEIRA-DAMA

Um momento importante do XI Congresso Nacional de Secretários Administrativos, em Brasília, foi feito o lançamento do livro “Enxergando o invisível – a sistêmica da gestão pública”, com a participação de várias servidoras da Assembleia Legislativa, e que teve participação e coordenação da primeira-dama daquele parlamento, Cristiane Leitão que, além de grande capacidade de liderança revela também seu talento intelectual.

DENÍSIO                        

 O jornalista Denísio Pinheiro desponta como a grande novidade, entre os novos nomes que o PSDB quer lançar para deputado estadual. Em meio à onda de adesões e de lançamentos de candidaturas promovida pelo PSDB, ele tem seu nome apoiado por nada menos do que o senador Tasso Jereissati, de quem tem sido assessor de imprensa por muitos anos. Profissional competente e com larga aceitação entre os colegas profissionais, sua eleição poderá depender do empenho de Tasso nesse sentido.

                        UMAS & OUTRAS

MOTOPATRULHAMENTO I

O Ceará está atingindo a condição de estado campeão nacional de motopatrulhamento, com a cobertura de 80% do seu território cobertos pelos comandos do CPRaio. O governador Camilo Santana anunciou, oo lado da vice-governadora Izolda Cela, e do titular da SSPDS Sandro Caron, a 4ª expansão desse recurso de defesa da população.

MOTOPATRULHAMENTO II

Com a próxima etapa desse sistema de defesa, será possível o Ceará ser o primeiro estado a ser 100% beneficiado com o motopatrulhamento.  Diante do sucesso desse sistema, que é observado até por outros países, o Ceará caminha para ser o modelo nacional para segurança da sociedade.

WAGNER INCOMODADO

 A nova vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Ceará, terminou sendo motivo para notícia que incômoda o deputado Capitão Wagner: alguns partidos que o apoiam poderão não apoiar o presidente, preferindo o ex-ministro Moro ou, até mesmo o tucano Dória, ou ainda, terem nome próprio para o Palácio da Abolição.

PRESIDÊNCIA PROVISÓRIA

 A presidência do PSDB-CE, assumida pelo suplente de senador Chiquinho Feitosa, é provisória, como esclarece o presidente que sai, Luiz Pontes. Por enquanto, ele presidirá uma Comissão Provisória, passando a se efetivar após a eleição do Diretório. Nesse caso, o político tauaense poderá contribuir com a indicação de alguns nomes da sua preferência para a formação da referida Comissão.

TODOS OS MÉRITOS

 Quando um Estado tem uma mulher de valor as homenagens a ela deverão ser ilimitadas. Em Brasília, a farmacêutica bioquímica cearense Maria da Penha recebeu do Senado Federal uma segunda homenagem, galardoando-a com o Diploma Bertha Lutz, ao lado de várias outras personalidades femininas brasileiras que se distinguiram, inclusive, no âmbito internacional no combate à violência contra a mulher.

MAIS MANCADA –

Para o deputado Osmar Baquit (PDT), Jair Bolsonaro, no Ceará, voltou a defender o indefensável, ao insistir na inexistência de corrupção no seu governo, onde escândalos são trazidos ao público a cada dia, inclusive a distribuição de recursos do MEC para pastores seus aliados, causando novo e rumoroso escândalo que ele tenta abafar.

sexta-feira, 25 de março de 2022

O que abre e fecha em Fortaleza neste feriado da Data Magna

 Comércio de rua e Shoppings  abrem normalmente.

Correios - fecham

 Bancos - fecham

 Comércio - abre (De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas de rua do Centro, da Avenida Monsenhor Tabosa, dos bairros e os shoppings centers vão abrir normalmente).

 Cagece -  funcionará em regime de plantão para manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado.

As lojas de atendimento estarão fechadas na sexta-feira e no sábado (26). O funcionamento será retomado normalmente na segunda-feira (28).

 Enel – Funcionará  normalmente

 Postos de combustível – funcionará de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE).

 Farmácias – ponto facultativo, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sincofarma).

 Supermercados - A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) informou que os supermercados vão funcionar normalmente no estado do Ceará.

 Metrofor - As linhas operadas pelo Metrofor em Fortaleza e Região Metropolitana terão funcionamento especial neste feriado. Já os sistemas que operam na região do Cariri em Sobral não terão operação nesta data.

Ceará, primeiro estado a abolir a escravidão no Brasil

 Nesta sexta-feira, o Ceará completa 138 anos da abolição da escravatura ocorrida em 25 de março de 1884. Quatro anos depois, em 1888, o Brasil aboliu a escravidão. Entretanto, não devemos esquecer que um ano antes, o município de Redenção (CE), foi o primeiro a dar o exemplo, libertando todos os seus escravos. Justamente por ter sido a primeira província brasileira a abolir a escravatura que o Ceará ficou conhecido por Terra da Luz. Mais de duzentos anos depois, mais precisamente em 6 de dezembro de 2011, através de projeto do então deputado Lula  Morais (PCdoB), a Data Magna passou a fazer parte do calendário, após ser publicada no Diário Oficial do Estado, virando lei.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Move Ceará debate com setores estratégicos do Maciço de Baturité

 

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima quinta-feira (24/03), mais uma edição do Move Ceará, iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, da Assembleia Legislativa, em parceria com a plataforma de negócios TrendsCE.

O evento acontece a partir das 9h, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Baturité, em dois horários: às 9h e às 13h. O encontro vai reunir representantes do Agronegócio, Agricultura Familiar, Educação, Turismo e Mineração. Durante o encontro, serão debatidas possíveis ações que possam promover o desenvolvimento da economia local.

Desses setores que participam do Move Ceará em Baturité, o maior destaque fica com a Agropecuária, que é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da macrorregião. O PIB do Maciço representa, atualmente, cerca de 2% do PIB do Estado.

A região ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado e é formada pelos municípios de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. O Maciço de Baturité tem os domínios naturais das serras úmidas e secas e dos sertões como suas características geoambientais dominantes.

O Move Ceará já realizou encontro com os representantes de setores produtivos do Litoral Norte, nos município de Marco, Camocim e Jericoacoara, para tratar sobre os principais desafios para o desenvolvimento dos setores de Economia do Mar, Movelaria, Agronegócio e Agricultura Familiar e Turismo e Eventos na macrorregião. Também esteve no Crato, para discutir sobre a economia cearense e traçar metas para a retomada do crescimento com geração de emprego e renda na macrorregião do Cariri. Em Aracati, promoveu diálogo com representantes dos setores produtivos do Agronegócio, Turismo, Infraestrutura e Economia do Mar da macrorregião do Litoral Leste. O 1º encontro do Move Ceará aconteceu em Fortaleza, em dezembro de 2021, e teve como tema ações para a macrorregião da Grande Fortaleza.

PARCERIA

Resultado de parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. O projeto busca priorizar ações de curto prazo por meio de diálogo com os principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir de 14 encontros regionais, realizados em cada macrorregião cearense.

PRÓXIMOS ENCONTROS

O Move Ceará deve realizar encontros nos municípios de Iguatu (Centro-Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos da parceria em desenvolvimento no Estado.

SERVIÇO: Encontro Move Ceará - Macrorregião Maciço de Baturité

Data: 24 de março

Local: Av. Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa, 160 - Sanharão, Baturité - CE (Campus do IFCE)

Horário: 9h (Debate sobre Agronegócio e Agricultura Familiar e Educação)

13h (Debate sobre Turismo e Mineração)

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa - CE

OS JOVENS NA POLÍTICA

 

Desembargador Inácio Cortez. Foto: Divulgação/TJ-CE

O mundo político do Estado do Ceará começa a conhecer melhor o programa “TRE em Movimento” e que é nacionalmente pioneiro, tendo em vista tratar-se de uma estratégia para atrair os jovens para a prática do seu primeiro voto. Para o desembargador Inácio Cortez Neto, presidente da Corte Eleitoral, as primeiras palestras feitas por juristas nos colégios Ari de Sá e 7 de Setembro foram a arrancada para essa campanha inédita, levando aos jovens a sua importância para defesa da cidadania. Para o presidente da do TRE, este é o caminho mais direto e eficiente para colocar os jovens na política, inovando esta atividade fundamental para o país. 

"NOSSAS GUERREIRAS"

 

Apesar de algumas falhas, a administração do prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira tem apresentado bons projetos, como é o caso do programa “Nossas Guerreiras”, e cujo objetivo maior é o de capacitar profissionalmente e conceder credito a mulheres responsáveis pela família. No fim da semana, já foram apresentadas as 200 primeiras beneficiadas pelo  projeto, ganhando todas nova vida. Segundo o vereador Adail Júnior (PDT) primeiro-vice-presidente da Câmara Municipal, esse projeto tem estrutura para dar mais cidadania a milhares de mulheres, um grande programa nacionalmente inédito. As mulheres merecem.

segunda-feira, 21 de março de 2022

TASSO DEIXA VAGA PRA CAMILO DISPUTAR

 

O senador Tasso Jereissati (PSDB), anuncia que não disputará a reeleição. Sua vaga será disputada pelo governador Camilo Santana (PT), com quem Jereissati participou hoje da 1ª Reunião do Conselho dos Governadores do Ceará, para apresentação do Projeto Ceará 2050. Além de Tasso estavam presentes os ex-governadores Ciro Gomes, Cid Gomes, Gonzaga Mota, Lúcio Alcântara e Chico Aguiar. Presente ainda a vice-governadora Isolda Cella (PDT), que vai assumir o governo com a saída de Camilo.

Assembleia Legislativa prorroga ponto facultativo até 1º de abril

 A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Portaria 024/2022, assinada no sábado (19/03), pelo primeiro secretário, deputado Antônio Granja (PDT), estabeleceu ponto facultativo na Casa, de 17 de março a 1º de abril de 2022, com medidas preventivas para o trabalho presencial.

O documento ressalta que o cenário epidemiológico da Covid-19 ainda é preocupante e exige critérios para conter a propagação e infecção humana pelo novo coronavírus. A portaria se apoia no ato da Mesa Diretora nº 04/2022, que dispõe sobre procedimentos para fins de prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus, no âmbito da Assembleia Legislativa, e no Decreto 34.600, de 19 de março de 2022, que manteve no Ceará medidas de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

Estabelece que, sempre que possível, os ocupantes de cargos de direção e chefia devem administrar a continuidade dos trabalhos por meio remoto, observada a recomendação de os servidores permanecerem em casa, mantendo-se acessíveis e à disposição durante o horário de trabalho, estando facultada a convocação para expediente presencial.

O expediente da Casa se dará das 7h às 19h, de acordo com as respectivas escalas determinadas pelos ocupantes de cargos de direção e chefia, que serão os responsáveis por administrar a continuidade dos trabalhos por meio remoto e decidir sobre a convocação de servidores para expediente presencial destinado apenas ao funcionamento de serviços em que forem indispensáveis.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa - CE

O protocolo físico da Casa permanece funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h, com equipe reduzida, exclusivamente para receber documentos originais ou autênticos que sejam exigidos por expressa disposição legal. Os demais protocolos deverão ser realizados por meio digital, por intermédio do endereço.

A Comissão de Licitação da Assembleia fica autorizada a realizar certames de modo presencial, desde que cumpridas todas as exigências sanitárias decretadas pelo Poder Executivo.

O atendimento dos órgãos de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa; Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia); Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar; Comitê de Prevenção e Combate à Violência; Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil, além do Departamento de Saúde e Assistência Social, da Procuradoria Especial da Mulher e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) deverá funcionar de forma híbrida. O atendimento presencial deverá ser previamente agendado.

As instalações do Poder Legislativo deverão ficar fechadas ao atendimento ao público externo no período estabelecido pela Portaria, ressalvados os deputados, servidores da Casa, estagiários, funcionários terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, até dois convidados, simultaneamente, por gabinete de deputado, que deverão receber crachá de identificação e controle na portaria e acesso da rua Barbosa de Freitas.

O ingresso na Casa está condicionado à apresentação de passaporte sanitário ou comprovante de vacinação completa contra Covid-19 para a faixa etária do portador, inclusive com aplicação da terceira dose pelo público elegível. A exigibilidade da apresentação do comprovante de vacinação não dispensa o cumprimento pela Assembleia Legislativa das outras medidas exigidas em protocolo sanitário, notadamente a de uso obrigatório de máscaras. O comprovante de vacinação não será exigido como condição de acesso apenas daqueles que, por razões médicas reconhecidas em atestado, não puderam se vacinar.

Os  parlamentares poderão manter até quatro assessores em seu gabinete, cujos nomes e matrículas serão enviados à Primeira Secretaria da Casa por meio do e-mail primeirasecretaria@al.ce.gov.br para autorização do acesso. O Departamento de Saúde e Assistência Social deverá disponibilizar dois servidores na portaria de acesso da rua Barbosa de Freitas e um servidor no acesso dos deputados ao plenário, a fim de tomar providências pertinentes de prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus. 

A portaria prevê a possibilidade de realização de cursos presenciais na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), de acordo com as regras de saúde vigentes, e permite a realização de aulas presenciais do Programa Alcance, de acordo com os protocolos, mantendo ainda as transmissões pela TV Assembleia, rádio FM Assembleia e demais mídias eletrônicas.

As sessões solenes e audiências públicas devem respeitar quantidade máxima de pessoas de acordo com o local e com o Ato nº 04/2022, da Mesa Diretora, e protocolo do Poder Executivo.

Rejeitado veto à prorrogação de concursos homologados antes da pandemia

 O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à ampliação da validade de concursos públicos homologados antes da pandemia. O placar ficou em 351 votos contra 16 entre os deputados e 55 votos contra zero na votação dos senadores.

O VET 6/2022 impediu a sanção do texto do PL 1.676/2020, dos deputados federais Batista (PV-DF) e Rejane Dias (PT-PI). Agora, o projeto será promulgado e transformado em lei. O relator do projeto no Senado foi o senador Jaques Wagner (PT-BA).

O projeto suspende, até o fim de 2021, os prazos de validade de concursos públicos homologados antes da pandemia de covid-19.

A matéria muda os prazos dos concursos homologados até 20 de março de 2020 — data em que o Brasil reconheceu o estado de calamidade pública devido à crise sanitária — para que comecem a contar apenas a partir de 1º de janeiro de 2022. Isso porque o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus vedou aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, impedindo a nomeação dos candidatos aprovados.

O governo havia alegado que o projeto perdeu o seu objeto, já que o prazo de suspensão proposto transcorreu. “Poderia implicar a aplicação de efeitos retroativos ao restabelecer a vigência de concursos já encerrados e causar insegurança jurídica”, diz a mensagem de veto.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) disse que as pessoas aprovadas em concursos públicos não podem ser ainda mais penalizadas pelos efeitos econômicos da pandemia. A sessão conjunta semipresencial foi conduzida pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), 1º vice-presidente do Congresso. Ele apoiou a derrubada do veto, assim como a bancada do governo. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também apoiou a prorrogação da validade dos concursos.

— Com relação a concurso — também o próprio governo reconhece isto e é o óbvio —, se durante a pandemia não houve chamamento de concursados, não tem sentido não prorrogar os concursos. Então, aqui, parabenizo... Vamos derrubar esse veto aqui, que é muito importante — disse Izalci.

Fonte: Agência Senado

A HSTÓRIA CONTINUA

A história se repete principalmente na política, como no processo sucessório estadual do Ceará, onde a União Brasil, à frente o deputado Capitão Wagner, mostra como seu principal objetivo é a formação de uma ampla frente partidária de oposição, cujo alvo principal é derrubar os irmãos Ferreira Gomes, de quem é inimigo declarado. Para observadores que acompanharam a sucessão estadual no período iniciado com a Revolução de 1964 e o atual período, iniciado com o governador Cid Gomes, há alguns pontos em que se assemelham. Em 1986 o processo que redundaria na vitória do oposicionista Tasso Jereissati veio encerrar uma sequência de governos eleitos indiretamente.

Hoje, os políticos opositores nada mais desejam do que interromper uma sequência de governos liderados pela ascensão dos Ferreira Gomes. Hoje, não temos uma ditadura detestada pela sociedade, mas, o crescimento político de uma família que, aliada ao PT tem resultado em administrações de boa qualidade, tomando-se como exemplo Camilo Santana, cuja gestão é tida como uma das melhores do país. O que leva a crer que o maior objetivo da anunciada frente é derrotar os Ferreira Gomes. O que, na verdade, não é bom projeto de governo. O grande adversário de Wagner e aliados é a falta de projetos sólidos com continuidade de Camilo.

VAI TROMBAR

 


Os dirigentes e lideranças do PL, mesmo diante da decisão do prefeito Acilon Gonçalves, de permanecer no partido, já sabem que ele deverá ter uma atuação totalmente independente, priorizando a eleição da mulher Marta para a Assembleia Legislativa do Ceará, além de não se comprometer de corpo e alma com o presidente Jair Bolsonaro, sabendo-se que ele não tem a mínima intenção de se afastar do bloco governista. Entretanto, é claro que ele vai mesmo trombar com muitas lideranças bolsonaristas. Segundo analistas é também o que corre com a maioria das lideranças que seguem Acilon.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Presidente da AL recebe Título de Cidadão Guaiubano em itinerante



 Presidente da AL-CE, deputado Evandro Leitão, foi homenageado com o Título de Cidadão Guaiubano. Foto: Leomar
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), foi homenageado com o Título de Cidadão Guaiubano durante a sessão plenária itinerante da Assembleia Legislativa realizada em Guaiúba nesta quinta-feira (17/03).

A entrega do título foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Guaiúba, vereador Flávio Guimarães (PSB), que ressaltou a relação de parceria com o deputado Evandro Leitão quando ele ainda era secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado. “Quero agradecer a vinda da Assembleia Legislativa ao nosso município e, como representante do Legislativo municipal, conceder o Título de Cidadão Guaiubano a esse parceiro de Guaiúba", assinalou.

Segundo o vereador, Evandro Leitão possibilitou a vinda de cursos que capacitaram mais de 500 jovens, ambulâncias, Centro de Educação Infantil, construção de estradas, brinquedopraças e sistemas de abastecimento de água, que beneficiaram mais de 800 famílias. "Uma série de realizações que foram possíveis graças a ele e ao Governo do Estado”, reconheceu.

O presidente da Assembleia agradeceu a homenagem e se disse emocionado com o reconhecimento. “Quero agradecer a Câmara Municipal de Guaiúba e a todo o povo desse município. De fato, construímos uma relação de proximidade durantes esses anos de parceria, e receber esse título me deixa muito emocionado e feliz. Muito obrigada a todos”, declarou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa - CE

A GUERRA DA JOGATINA


 A aprovação, pela Câmara dos Deputados, da reabertura e liberação do jogo do bicho, bingos e cassinos, caminha para mais confusão e nova derrota do presidente Jair Bolsonaro (foto). Isso porque a referida matéria foi aprovada contra toda a bancada evangélica e bolsonarista, que, assim, ameaça debandar. Ante tal ameaça, o presidente promete que vai vetar a matéria. Parece que, assim, Bolsonaro chega tarde, já que o grosso do “Centrão” onde estão aboletados futuros exploradores em potencial dos jogos de azar, que já se mobilizam com o objetivo de derrubar o veto. Assim, está aberta mais uma confusão.

JANELA DA CONFUSÃO


Para o senador Tasso Jereissati (PSDB), nunca foi preciso tanta atenção dos políticos e partidos como no caso da “janela partidária” a ser aberta no primeiro dia de abril, coincidentemente o “dia da mentira”. Isso porque muitos políticos, notadamente donos de mandatos, estão “escondendo o leite” em relação ao caminho que deverão seguir, por qual partido deverão optar. Ou seja, alguns partidos poderão sair bastante reforçados, enquanto outros correm o risco de saírem esvaziados. A situação se agrava num Brasil onde poucos políticos são firmes na fidelidade aos partidos a que pertencem.


JUSTIÇA COM UMA CATEGORIA

 

O deputado Célio Studart (foto), do PV-CE, entrou em cena ao lado de outros parlamentares que se destacam na defesa da enfermagem como uma profissão salvadora de vidas. Nesse sentido, eles se mobilizam para que seja oficializado o piso salarial da categoria, já aprovado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Para Célio, não se pode mais procrastinar a concessão de um salário decente, composta por 1,2 milhão de enfermeiros de curso superior, técnicos de enfermagem e auxiliares, sem os quais seria impraticável para os médicos salvarem vidas em centenas de hospitais.

Abertas inscrições para a V Mostra Sesc de Cinema

O concurso movimenta cena audiovisual nacional e recebe longas, médias e curtas metragens de todo o País

Estão abertas, até o dia 14 de abril, as inscrições para a Mostra Sesc de Cinema (MSDC). Consolidado como uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, o projeto chega neste ano a sua quinta edição. Podem se inscrever realizadores de todas as regiões do País, sendo aceito longas, médias e curtas metragens de temas variados.

Para participar, as obras devem ter sido finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020 e a lista com as produções selecionadas será divulgada até o dia 31 de agosto.  Assim como em 2021, a edição deste ano ocorrerá de forma virtual, desde a seleção à exibição.

As obras serão avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados. Além das seleções estaduais e regional, para a etapa nacional serão escolhidos 24 filmes e haverá uma curadoria especial para eleger outras dez produções infanto-juvenis.

A premiação é de R$ 2.500 para os curtas, R$ 3.500 para médias e R$ 5.000 para longas metragens. Além do prêmio, a Mostra amplia a visibilidade das obras, uma vez que aquelas selecionadas serão exibidas em circuito regional ou nacional, que contará ainda com ações formativas como cursos, oficinas e workshops sobre os diversos temas ligados ao cinema.

“A Mostra propõe o fortalecimento da produção independente no âmbito nacional e sobretudo o estadual, trazendo capilaridade. Além disso, ela destaca a cadeia produtiva do audiovisual, linguagem das mais significativas da Cultura. Esse projeto é uma oportunidade para o Ceará, um dos Estados mais evidentes do cinema, mostrar sua produção e se ver em sua rica diversidade”, destaca o supervisor de projetos culturais do Sesc Ceará em Iguatu, Yuri Guedes.

Sobre a Mostra Sesc de Cinema

Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. A Mostra contribui para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o Brasil, além de priorizar a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a realidade e a pluralidade cultural do País.

 SERVIÇO

V Mostra SESC de Cinema

 Inscrições: Até 14 de abril, no site www.sesc.com.br/mostradecinema

Resultado: até o dia 31 de agosto

Fonte: Assessoria de Imprensa SESC

terça-feira, 15 de março de 2022

Pré-Universitário do Sesc está com inscrições abertas em Fortaleza

Para os interessados em retomar ou continuar seus estudos e colocar em prática suas metas acadêmicas, a Escola Educar Sesc Fortaleza Unidade II está com matrículas abertas do curso Pré-Universitário, na modalidade online. No total, a instituição vai ofertar 45 vagas. As aulas são gratuitas e acontecem ao vivo, de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, e aos sábados, de 9h às 12h.   

Um dos pré-requisitos para fazer o curso é ter concluído o ensino médio ou estar regularmente matriculado a partir do 2º ano. Para fazer a matrícula, que pode ser feita até o preenchimento das vagas, é necessário apresentar o Cartão Sesc atualizado. Aqueles que ainda não possuem, podem fazê-lo e receber na hora, pelo valor de R$ 55 (taxa única).  

 

Além disso, os interessados devem se dirigir ao setor de relacionamento com o cliente do Sesc com a documentação solicitada (CPF, RG e comprovante de endereço). Para alunos menores de 18 anos, os pais ou responsáveis precisam estar presentes no ato da matrícula.  

 

Sesc Pré-Universitário 

 

O Pré-Universitário é um curso intensivo que prepara o estudante para concorrer a uma vaga no ensino superior de sua preferência. Para contribuir com os objetivos do estudante, o Sesc conta com professores especialistas, conteúdos e materiais didáticos atualizados, estrutura física de estudo adequada, além de atividades práticas e extracurriculares que complementam a preparação. 

 

SERVIÇO: Inscrições para o curso Pré-Universitário Sesc 

Período: até o preenchimento das vagas - 45 

Matrículas: Central de Atendimento Regional 

Sesc Fortaleza - R. Gen. Clarindo de Queiroz, 1740 

Sesc Centro - Rua 24 de Maio, 692 

Horário: de segunda a sexta, de 8h às 21h, e sábado, de 8h às 14h, com exceção dos feriados 

Mais informações: (85) 3270 5400 | (85) 9412-0118 (Whatsapp) 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SESC

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...