segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Índio não quer mais apito


Mesquita (Pros) faz um alerta em forma de conselho aos candidatos a todos os cargos e respectivos coordenadores de campanha: quem prometer baboseiras ou projetos grandiosos vai esbarrar num eleitorado que, diferentemente do que ocorria antes. Hoje, com o espantoso percentual de desempregados, o que a população vai mesmo querer e exigir são projetos sérios para a criação de empregos, principalmente para os jovens.
Foi-se o tempo em que políticos malandros e queixudos conseguiam enganar o eleitor com pratos de comida, camisas, sapatos, dentaduras etc. e os chefes e subchefes políticos com cabides de empregos para seus filhos e amigos. Hoje, como destacam observadores a analistas políticos, o que a sociedade mais cobra em troco do voto, é que candidatos eleitos empenhem-se em alocar para suas cidades empresas capazes de proporcionar vagas de trabalho, para soerguer a economia dos seus municípios.
Estamos, assim, diante de notáveis mudanças comportamentais do eleitor interiorano de um modo geral. A Internet, com suas redes sociais, os jornais televisivos, radiofônicos e escritos, fez com que pessoas desinformadas se tornassem conhecedoras da realidade local, nacional e até internacional. Diante dessa realidade, muitos candidatos podem até crer que podem se eleger por meio da distribuição de bugingangas, que a maioria pode até receber por necessidade, mas, quem pensa ainda existirem otários no sertão, vai casar muito mal.
                                               CURTO CIRCUITO
MUITO FELIZ
 É como disse estar o governador Camilo Santana, tendo em vista o avanço do nome de Ciro Gomes na recente pesquisa Ibope-Rede Globo. Paralelamente, o gestor cearense se foge a comentar a substituição de Lula por Haddad, afirmando que esse é problema para o comando nacional do partido. A curiosidade geral é se Camilo, além de “muito feliz” com a subida de Ciro, decidirá assumir publicamente o apoio a ele.
SELVAGERIA
A campanha presidencial que vinha sendo marcada apenas por alguns atos de violência e de grossura verbal desandou, de repente para a estupidez dos velhos tempos dos capachos de Accioly e Rebelo no Ceará. Resultante do excesso de facilidade nas caminhadas da campanha presidencial, o candidato Bolsonaro terminou sendo esfaqueado em plena rua, em Juiz de Fora, e sem que seus defensores pudessem impedir.
CANOSSA NOSSA
 Em 1077, depois de excomungado pelo Papa Gregório VII, o rei Henrique IV teve que percorrer longo caminho até o Castelo de Canossa, onde passou três dias para pedir ao papa a revogação da excomunhão. No Ceará, o ex-presidente da AL, depois de ser apeado do TCM e vê-lo destruído foi aos responsáveis por tudo isso e, depois de “perdoado” luta agora pela antiga cadeira no parlamento estadual. C’est La vie.
ESCOLA
Semana passada no STF, uma discussão importante, infelizmente abafada pela “novela” da saída de Lula da campanha. Trata-se de matéria em que se propõe a implantação, no Brasil, do “homeschooling”, ou seja, a escola no próprio lar. Com isso, os pais poderão ensinar aos próprios filhos, recebendo uma compensação. Para os defensores dessa ideia é melhor do que mandar filhos para escolar ruins e sem segurança.
VALEU, DESEMBARGADORA!
 Depois de mostrar todo o equilíbrio e competência na condução do Tribunal Regional Eleitoral, a desembargadora Nailde faz jogada de mestra, ao determinar a realização de aulas de Educação Eleitoral para alunos de escolas de segundo grau. Atende desse modo, ao clamor do deputado Fernando Hugo (PP) em que condena a falta de aulas de cidadania nas nossas escolas. Aprender a votar e ato cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...