segunda-feira, 1 de novembro de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                       SUCESSÃO SEM PRECIPITAÇÃO

         A sucessão estadual do Ceará não pode continuar sendo tratada de forma açodada, como muitos vêm tratando. Afinal de contas, é um tema do qual vai depender o crescimento do desenvolvimento do estado. Sobre isso, estão em pleno acordo o governador Camilo Santana (PT), e o senador Cid Gomes (PDT), responsável pela harmonização pedetista e suas relações com os demais 18 partidos aliados. Essa advertência deverá servir para conter algumas lideranças do partido, ou seus aliados, que teimam em alardear que o candidato já está escolhido, o que é um falsete, uma “fake news” a ser combatida com muito rigor, segundo o senador Cid e o governador Camilo.

Com a sua permanente dedicação para evitar falsos rebates em meio às lideranças do PDT e dos partidos aliados, o senador Cid, além de trabalhar para evitar atritos internos entre defensores dos pré-candidatos já citados, além de outros que poderão surgir, tem sido fundamental para fortalecimento do partido. No momento, um dos pontos mais importantes para o PDT-CE está na candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto, conforme tem cobrado o alto comando nacional do PDT, que assume cada vez mais a candidatura do ex-ministro e ex-governador. No mais, todo o empenho do governador e das lideranças pedetistas deve ser manter a unidade partidária.

Para o deputado federal André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, pode ser muito precipitado insistir na exposição excessiva de determinados nomes, mesmo que da mais alta competência e respeitabilidade. Para compensar e evitar a ansiedade das lideranças governistas do interior, a grande saída, já adotada por Camilo, imitada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, à frente do Governo do Estado, tem sido premiar todos os municípios cearenses, dos mais desenvidos aos mais humildes, com projetos importantes que eles necessitam. Se continuar agindo dessa maneira, como observa o governador Camilo, chegaremos ao ponto em que o nome escolhido terá uma acolhida geral.

               CURTO CIRCUITO

VERGONHA NACIONAL

O Brasil, país dono da mais bela natureza e da maior reserva de florestas e volume hídrico, sendo assim, uma das reservas maiores de recursos naturais da Terra, poderia ser o grande destaque na reunião de Glasgow – Escócia, onde se discute soluções para os graves problemas da defesa da vida e das mudanças climáticas do Planeta. Mas, o presidente Jair Bolsonaro, por não ter nenhuma solução para oferecer naquele evento, e sendo o responsável por todas as falhas do Brasil nesse setor, preferiu ausentar-se do evento. Por conta disso, enviou uma multidão de pessoas que nada poderiam fazer, já que o chefe da Nação brasileira é ele. Uma fuga vergonhosa

PISADA NA BOLA

Como já é do conhecimento da imprensa e das populações de todo o Ocidente e Oriente o presidente Bolsonaro, totalmente desprovido de um mínimo de cultura para um Chefe de Estado, tem se desacatado pela grande quantidade de expressões desastrosas, que o comprometem, além de criar desconfortos para os que o apoiam.

PISADA NA BOLA II

Uma das mais recentes “pisadas na bola”, e que poderá sair bastante caro para Bolsonaro, foi a insinuação de que vagas no Supremo Tribunal Federal  “têm preço”, ou seja, são “compradas”. Diante disso, a Associação Brasileira de Juristas para a Democracia entrou com interpelação judicial para que ele mostre quem são os ministros “comprados” do STF. 

RESPEITABILIDADE

 O senador  Tasso Jereissati (PSDB), foi destaque para a imprensa política que cobriu o encerramento da CPI da Pandemia, e na votação do Relato Final. Nos momentos de maior suspense, quando eram mais acirradas as trocas de críticas e de condenações entre senadores da CPI e defensores do presidente Bolsonaro, seus assessores e aliados acusados de culpa por óbitos pala COVOD-19, Tasso, com experiência e sensatez, agiu como“bombeiro”.

BATALHA PELA JUSTIÇA I

 Na semana passada, a principal missão da desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará – TJ-CE, foi liderar uma representação daquele poder, junto ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para conseguir a liberação de empréstimo de R$ 30milhões, destinado a dinamizar o Projeto de Modernização do Judiciário – Promojud.

BATALHA PELA JUSTIÇA II

Trata-se de uma urgência, tendo em vista que esse projeto do TJ-CE foi iniciado, e é absolutamente necessário para fazer avançar a luta daquela Corte para resolver o amontoado de processos a serem julgados. Espera-se que o presidente não vá alegar não ter esses recursos.

MOTE PARA CIRO

 A Petrobras, uma das mais importantes empresas petrolíferas, inspirada criação do presidente Getúlio Vargas, está sendo perversamente desmontada para ser vendida. Essa será mais uma das teses que o ex-ministro Ciro Gomes pretende acrescentar á sua campanha presidencial.

MANOBRAS

Mesmo em seu momento mais leve, ameno, como quer o PDT nacional, Ciro  pretende expor todas as manobras arquitetadas para tornar a Petrobras odiada dos brasileiros, devido ao preço dos combustíveis, para vendê-la, com o objetivo de faturar bilhões de dólares para tapar buracos regados pelo desgoverno de Bolsonaro, responsável pela inflação e o desequilíbrio financeiro do país. 

                        UMAS & OUTRAS

EVANDRO NO GOVERNO

 Ao reassumir o governo do Estado, o governador Camilo Santana deve constatar que o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que assumiu as rédeas do governo na sua ausência, realizou uma pauta pesadíssima, constante de dezenas de inaugurações, lançamentos de obras e de contatos em dezenas de municípios, e com audiências com prefeitos e lideranças no Palácio da Abolição. Diante dessa realidade, já se pode constatar que, se for Evandro o escolhido do PDT para o Governo do Estado, ele já conseguiu provar sobejamente a sua capacidade de trabalho, além de habilidade política em todos os sentidos.

DIGNO DE PUNIÇÃO

 A mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, se não quiser pecar por grave omissão na defesa da decência, precisa trabalhar para punir o vereador Inspetor Alberto que, tem abusado de demonstrações de comportamento comprometedoras para quem foi eleito pelo povo. Antes, ele já posou portando armas, num incentivo claro ao uso de armas de fogo pelo povo. Agora, ele é acusado de arrancar placas indicativas num CUCA, e que orientavam sobre o uso de sanitários por pessoas de preferências sexuais diferentes. Trata-se de pública demonstração de homofobia, o que representa crime explícito de preconceito sexual. A sociedade espera da CMF medidas severas.

CAPACIDADE DE TRABALHO

         O governador Camilo Santana, encerra uma semana de estadia na Europa, para cumprir importantes compromissos, principalmente, assinatura de contratos milionários com poderosas empresas. Os principais contratos assinados referem-se à produção e exportação de Hidrogênio, de que o Ceará será o maior produtor do país de H2V. Um dos contratos bilionários foi com a Linde/White Martins a mais poderosa produtora e distribuidora de gases industriais e de engenharia. Para ele, o mundo está de olhos voltados para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde serão localizadas as grandes produtoras de Oxigênio Verde, a energia do futuro.

POR UMA CLASSE QUERIDA

Em Brasília, o deputado Célio Studart (PV), presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Enfermagem, recebeu representações dessa categoria oriunda de todo o país. Trata-se, segundo ele, da batalha dos profissionais da saúde por um piso salarial e uma jornada de trabalho semanal de 30 horas.

APOIO

Na  visão de Célio Studart, a classe dos enfermeiros, que reúne dezenas de milhares deles, está a merecer o mesmo apoio dado a quem salvou dezenas de milhares de vidas no auge da pandemia. É preciso imitar países como Estados Unidos, França e Alemanha, onde os profissionais de enfermagem gozam da gratidão do povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...