quarta-feira, 24 de novembro de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

                              ASSALTOS AO ORÇAMENTO

Em mais um acerto, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) presidente do Senado Federal, vai propor ao Congresso Nacional um Projeto de Resolução para definir os critérios a serem adotados pelo relator em relação a cada emenda ao Orçamento aprovada, assim como a importância dos seus recursos para cada município, por pequeno que seja. Para o senador, além das medidas sobre transparência torna-se também necessário para a aferição da indicação e distribuição dos recursos, o acompanhamento, nos mínimos detalhes, por nada menos que o Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal.

Como se vê, nem mesmo o Orçamento da União, que deveria ser intocável por ser depositário de todos os recursos do Tesouro, e que pertencem exclusivamente ao povo do Brasil escapa da falta de transparência, com essa invenção de “Orçamento Secreto”. Tal procedimento criminoso passou a se agravar principalmente, com o atual governo, cujo chefe maior, presidente Jair Bolsonaro tem a sua mania pela reeleição agravada a cada passo, e isso inclui a posse dos recursos a serem usados para cooptar e comprar deputados e senadores com que possa aprovar todos os projetos e demais matérias que sirvam de arma para a reeleição. Uma vergonha só admissível em repúblicas desmoralizadas.

         Diante desse espetáculo deprimente, Pacheco entende ter chegado a hora em que os Três Poderes da República Brasileira entrem em cena, para lançar luz sobre o destino de cada centavo do Orçamento em favor dos cidadãos. Após visita institucional o ministro Luís Fux, presidente do STF com quem teve troca de ideias a respeito dos sérios problemas relacionados com o Orçamento da União, alvo de denúncias sobre desvios de finalidade dos recursos do povo. Segundo Pacheco, um dos seus empenhos no momento será o alinhamento do Executivo, Legislativo e Judiciário capaz “policiar” execução do Orçamento, com mais transparência na utilização do que é do povo.

                 CURTO - CIRCUITO

DEFENDENDO VIDAS

Domingo, o governador Camilo Santana, mesmo correndo o risco de decepcionar festeiros e profissionais do Carnaval e das grandes festas de fim da ano, revelou ser contrário ao grande “Réveillon” de Fortaleza, um dos maiores do Brasil, assim como sobre festas carnavalescas, ambas aglomeradoras, no momento em que ainda não vencemos a pandemia. Para o governador, é necessário estarmos muito atentos ao que ainda ocorre em vários países importantes da Europa, onde, depois de muitos relaxamentos, aquele continente passa a enfrentar uma quarta onda da pandemia.

DESMANTELO DO ENEM I

 Quando a administração de uma Nação, de tão desnorteada e mal direcionada entra em parafuso, até mesmo setores fundamentais para a formação intelectual de toda uma geração de jovens, como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM,  passam a ser alvos do desmantelo dessa gestão.

DESMANTELO DO ENEM II

Agora mesmo, o TCU está sendo requerido para investigar se técnicos do INEP são responsáveis por interferência em mudanças nas questões das provas para torná-las adequadas aos rumos ideológicos de Bolsonaro e do seu governo. Bolsonaro taxou o ENEM de extensão da esquerda, e Ribeiro, do MEC diz que o ENEM não garante o futuro dos jovens.

CONFIANDO NO SENADO

 O senador Cid Gomes (PDT), mais uma vez, vem a público para demonstrar a sua confiança de que o Senado cumpra, em defesa da sociedade o que a Câmara dos Deputados vem fazendo de forma deficiente. Ele, que há tempos batalha para se combater os desvios de recursos de emendas individuais e coletivas, defende, no Senado, medidas capazes de acabar com o sumidouro de recursos aprovados, desviados para outras finalidades, enquanto centenas de municípios mais pobres e necessitados sobrevivem sob a eterna ameaça de falência.

FALANDO GROSSO

 Em mais uma atitude que comprova a diferença entre o modo de agir da Câmara dos Deputados e o Senado Federal, o senador Tasso Jereissati (PSDB), agora licenciado, elogia a maneira como a maioria dos senadores bate na mesa, e anuncia que só aprovará a PEC dos Precatórios se os recursos da matéria forem aplicados para que o Auxílio Brasil  passe a ser permanente. Só assim, raciocina o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não sobrarão milhões para a campanha de Bolsonaro e dos aliados em 2022.

EM NOME DOS IBIAPABANOS

As lideranças do Planalto da Ibiapaba fizeram do deputado Salmito Filho (PDT), o porta-voz daquela população, por ocasião da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa na presença itinerante em São Benedito. Para ele, se a Ibiapaba já tem o apoio do governador Camilo, cabe também ao Governo Federal reconhecer a potencialidade daquela saudável e rica região, onde pontificam a Gruta de Ubajara, o Parque Nacional da Ibiapaba, a Mata Atlântica, capacidade eólica e Hidrogênio Verde.

INVASÃO REPELIDA

 Também por ocasião da Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa foi destaque a disposição da população dos 13 municípios daquela região, ameaçados de “invasão” pelo estado do Piauí, que criou com o Ceará a mais grave questão limítrofe da História. Para a deputada Augusta Brito (PCdoB), que é da região, uma das próximas e urgentes atitudes dos prefeitos e lideranças dessas municipalidades deverá ser o envio ao STF, de um sério levantamento de todas as obras, benefícios, equipamentos públicos, assim como de uma consulta plebiscitária com que a população venha a mostrar ao STF toda a sua rejeição a essa “invasão” da parte do nosso estado vizinho.

INQUÉRITO

O comando da Polícia Federal, de posse de grande quantidade de graves denúncias contra os repasses do polêmico e criticado “Orçamento Secreto”, deu entrada no STF, de solicitação para a abertura urgente de inquérito a respeito de irregularidades ali encontradas. Por conta disso, aquela Corte, que já trabalha com outras acusações sobre ilicitudes na Câmara dos Deputados, terá tudo para revelar à Nação que tipos de deputados federais vêm sendo eleitos pelo nosso eleitorado.

CRIME CONTRA A NATUREZA

 Na Assembleia Legislativa, vários deputados manifestaram  indignação em relação aos incêndios criminosos que destruíram grande parte do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, reserva natural da maior importância para o aspecto urbano e o meio ambiente da capital cearense. Diante desse crime revoltante, o deputado Renato Roseno (PSOL), cobra da autoridades policiais uma investigação severa para encontrar e punir os responsáveis.

E AGORA, DR. ACILON?

Com a ameaça de ingresso do presidente Jair Bolsonaro no PL, cresce a espera, no âmbito do Governo do Estado, a respeito da situação desse partido, que é um dos aliados do grupo governista. Como o presidente regional Acilon Gonçalves e o vice, deputado Júnior Mano são tidos como fiéis aliados do Governador Camilo e dos irmãos Ferreira Gomes, o Palácio da Abolição aguarda que posições eles deverão assumir, sabendo-se que, por conta da entrada de Bolsonaro nessa sigla, prefeitos do interior e vereadores da capital esperam apenas o desfecho para trocarem de partido.

ISOLANDO OS REBELDES

 Os rebeldes do PT, Luizianne Sé Airton e De Assis, entre outros começam a se sentir isolados em suas tentativas de candidatura própria, ideia que não tem a aceitação de Lula da Silva. Na visão do deputado José Guimarães (PT) todo caminha para a concretização de alguns fatores políticos no estado do Ceará. Segundo ele, não somente o governador Camilo Santana deverá ser o senador mais votado da História do Ceará, como também não quem o impeça de coordenar as ações do PT, em relação à coligação dom o PDT. Para ele, essa aliança não prejudicará a candidatura de Lula.

                        UMAS & OUTAS

CALANDO A OPOSIÇÃO

No dia 25, amanhã,  o governador Camilo inaugura o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. Com essa obra ele conclui a rede de hospitais de alta complexidade, sendo o primeiro governador do país a alcançar esse nível de capacidade no campo da Saúde. Assim, ele vai calando a renitente bancada da oposição, que não tem repercussão em seus arrufos.

CAPACITANDO JOVENS

 O Governo do Ceará, mais uma vez se destaca com projeto inédito nos demais estados. O governador Camilo, ao lado da vice-governadora Izolda Cela, e da Secretária de Proteção Social, Socorro França, entregou a 603 jovens, de 15 a 19 anos o Certificado da Capacitação do “Programa Virando o Jogo – Superação”, destinado a jovens sem escola e sem trabalho, à disposição das empresas. .  

PRIMEIRAS DAMAS NA AL-CE

 Novidade em relação ao pleito de 2022 a bancada feminina poderá ser reforçada com a possível presença de pelo menos quatro deputadas na Assembleia. Trata-se das esposas dos prefeitos de Horizonte, Nezinho Farias; de Euzébio, Acilon Gonçalves; de Cascavel, Tiago Ribeiro, e de Chrozinho, Dr. Júnior. As atuais deputadas torcem por isso.

RIFIFI NA CÃMARA

 Enquanto na AL-CE a oposição não cria tentos problemas, a CMF viveu momentos de agitação, por conta da votação de proposta do vereador Carmelo Neto (Republicanos), que propôs sessão solene em homenagem ao “Movimento Ceará Livre”, formado por bolsonaristas fanáticos. Por se tratar de divulgadores de fake news e boataria, a maioria derrubou a proposta.

APOIO GERAL

 Já que à Câmara Federal não interessa dar rumo honesto ao Orçamento da União, vale a pena a intenção do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que os Três Poderes se unam no sentido de moralizar esse setor. Para isso a saída será a união de todos os Três Poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...