quinta-feira, 14 de setembro de 2023

O PREÇO DA GOVERNABILIDADE

 

Presidente Lula da Silva. Foto: Divulgação

O país inteiro, incluindo até os mais experientes e até os menos versados em política, acompanham a gana do presidente Lula da Silva para atrair apoios de deputados do “Centrão” e de outras tendências, o que incluiria até bolsonaristas, para garantir uma bancada capaz de lhe garantir a aprovação das matérias de seu interesse, ou do Planalto. Trata-se, como se sabe, de uma grande gastança com pouca ou nenhuma garantia. Isso, mesmo em se tratando de Lula, um político experiente e mateiro, mas que tem pela frente um grupo de raposas. O problema é que se não alimentá-las, fica inviável a governabilidade.

         Quando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, declarou que, naquela Casa do povo toda votação é diferente e tem seu preço, Lula já deveria saber da necessidade do derramamento de dinheiro público para deputados carreiristas, compromissados apenas consigo e, muitas vezes, pelos financiadores de suas campanhas. Para arrematar o “rolo” em que Lula foi metido por partidos oportunistas, veio o caso do Republicano, que ganhou o Ministério dos Esportes, mas, não garante fazer parte da bancada a governista.

Conforme admitem algumas lideranças governistas mais experientes e confiantes, a situação do Governo de Lula poderá vir a melhorar, se o PDT e seus aliados conseguirem recuperar milhares de Prefeituras de quem depende a maioria dos donos de mandatos federais. Aliado a isso, eles ainda jogam com a expectativa de que, com Jair Bolsonaro fora de cena debilitado politicamente, muito parlamentares bolsonaristas indecisos, e que não tenham sido “contaminados” pelo bolsonarismo se passem para o governo.

Na verdade, essa troca de favores exigidas por alguns  congressistas para que o governo tenha maioria nas votações de matérias de seu interesse não é nenhuma novidade, muito pelo contrário, se não se quedar às vontades de alguns, e abrir as "torneiras" para eles, fica impossível governar. Infelizmente, o preço da governabilidade nunca foi batato, é assim que funciona. A ex-presidente Dilma Roussef que o diga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...