sexta-feira, 27 de outubro de 2023

PDT Nacional aprova intervenção no diretório do Ceará e afasta Cid da presidência.

Senador Cid Gomes - Foto - Roque Sá - Agência Senado.

Em reunião marcada por bate-boca, dedo no rosto e "lavagem de roupa suja", o senador Cid Gomes foi derrotado na sua tentativa de manter o comando do partido no Ceará, do qual assumira a presidência numa manobra que foi considerada um golpe pelos aliados de seu irmão, Ciro Gomes. 

A intervenção ocorre após uma batalha judicial entre os grupos políticos dos dois irmãos hoje rompidos e que protagonizaram momentos de tensão na reunião na qual Ciro chegou a chamar Cid de ingrato.

O pano de fundo da disputa pelo comando do PDT é a reeleição do prefeito de Fortaleza, José Sarto, aliado de Ciro Gomes e do ex-prefeito Roberto Claudio, cuja candidatura ao governo do Ceará foi o estopim para o rompimento dos irmãos. 

Cid manobrava para ficar com o comando do partido e com isso impedir a candidatura de Sarto à reeleição e em seu lugar lançar o presidente da Assembleia Evandro Leitão, a quem Cid autorizou a se desfiliar do PDT, para que pudesse se filiar ou ao PT ou ao PSB e disputar o Paço Municipal contra Sarto, na hipótese, agora concretizada,  de não conseguir se manter no comando do PDT cearense.

Ao sair da reunião, Cid chegou a declarar que havia entrado no PDT pela porta da frente e que por lá sairia.

 A se confirmar sua saída do PDT, Cid deve arrastar com ele um número considerável de deputados, já que se trata de uma turma a vida toda acostumada a ser governista e que não vai abrir mão de ficar debaixo das asas do governo do Estado, atualmente sob o comando do petista Elmano de Freitas, de quem Cid é aliado.

Mas a confusão está longe de terminar. Apesar dos convites feitos pela ala de José Guimarães para que Evandro Leitão se filie ao PT, essa hipótese, embora não seja impossível, é pouco provável, já que a ex-prefeita de Fortaleza e hoje deputada federal, Luizianne Lins já se lançou pré-candidata ao posto. Apesar de ter sido eleito pelas mãos de Camilo Santana e do próprio Cid Gomes, Elmano é cria política de Luiziane, de quem foi assessor e secretário. O destino do grupo cidista deve ser o PSB, que no Ceará é comandado pelo petista Camilo Santana, que colocou o pai na presidência. É confusão, minha gente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...