segunda-feira, 30 de outubro de 2023

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

                              TRAGICOMÉDIA PEDETISTA

         O mundo político ainda mantém em seus ouvidos e ainda reterá em retinas, e por muito tempo, a imagem chocante do desafio entre os irmãos Ciro Gomes e senador Cid Gomes, por ocasião de uma cena em que este foi defenestrado do seu partido, o PDT, que ele, com competência e talento, conseguiu transformar por duas décadas no partido mais forte do Ceará.

          Segundo comenta quem entende de política no Ceará,  com o golpe  que tirou de Cid o comando do PDT, Ciro pode ter decretado o fim do já abalado “cirismo”, que chegou aos píncaros da força política quando governou o  nosso Estado, embora que, como se sabe, tenha sido para isso “catapultado” por Tasso Jereissati, a quem pagou com ingratidão.

         Passado o lamentável episódio da reunião pedetista que tirou Cid do comando, um ponto que tem sido mais debatido, que é o resultado que o PDT do Ceará poderá vir a conquistar daquele evento que terminou se transformando em espetáculo de teatro de tragicomédia, numa hora triste para um partido cujo fundador, Leonel Brizola, deve ter se contorcido no túmulo. Agora, resta uma grande indagação que permanece sendo discutida: como Ciro poderá recobrar o prestígio que já teve, e quem poderá deter o crescimento do senador Cid?

CURTO CIRCUITO

DÚVIDAS E INCERTEZAS

 No final da semana, haviam dois roteiros dentro o PT em relação ao pleito da capital em 2024. Em primeiro lugar, numa demonstração de impaciência ou de incertezas, lideranças do PT estariam pressionando o governador Elmano, para que aponte logo um nome do partido para a sucessão de Sarto. Por outro lado, era sabido que, de acordo com a maioria dos petistas e aliados prefere, essa decisão deverá ser da responsabilidade do ministro Camilo Santana, e com a quase certeza de que o nome seria o de Evandro Leitão. É espetar para ver no que vai dar.

HORA DELAS

 Em meio às notícias lastimáveis vindas da guerra no Oriente Médio, algumas outras deverão também merecer destaque, e uma delas tem a ver com a população feminina do Brasil, que segundo os números mais atualizados do IBGE, é hoje majoritária em todas as cinco regiões geográficas do Brasil.

HORA DELAS II

 Diante de mais essa realidade inconfundível, o que continua causando mais admiração até em outros países é a maneira como as mulheres, que são 55% da população, permanecem sendo minoria em todos os cargos mais importantes da nossa República.

JUSTIFICANDO A FAMA

 A Câmara dos Deputados aprovou projeto de Lei de autoria da deputada Simone Marchetto (MDB-SP), criando o “Dia Nacional Do Rosário da Virgem Maria”, para justificar o reconhecimento por ser o Brasil o maior país mariano do Mundo. A relatoria da matéria coube ao deputado cearense Luiz Gastão Bittencourt (PSD). No referido Dia do Rosário a população católica do país estará sendo mobilizada para rezá-lo, para agradecer e pedir as Graças dela para o futuro do nosso país, do qual é padroeira.

PROVA DE CONFIANÇA

 Para o ex-presidente Jair Bolsonaro, será muito desconfortável ter que suportar o desafio feito pelo TSE, escancarando para quem desejar fazer testes para conferir a segurança das urnas eletrônicas, incluindo até “hackers” profissionais. Para observadores dessa manobra arrojada do ministro Alexandre de Morais, presidente da Corte Suprema Eleitoral,era isso que o presidente Bolsonaro deveria ter feito diante dos embaixadores a quem queria mostrar falhas do sistema.

CRÍTICAS À SEGURANÇA

 Fazendo coro à pequena, mas estridente e renitente oposição ao governador Elmano de Freitas na Assembleia Legislativa, em que destacam os deputados Reginauro e Felipe Mota, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio se enturma com eles para tecer críticas à política de Segurança Pública do Governo do Estado que, a seu ver, perdeu o controle sobre o setor. Para ele, o que falta é mais entendimento e pareceria entre os responsáveis pelas tropas da Segurança, se o alvo é neutralizar os criminosos…      

ESTAVA FALTANDO

 Até que andou demorando, mas, a turma da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza acabou “mostrando as garras”, em relação ao Réveillon programado pela Prefeitura. Para essa turma, representada pela vereadora Nossa Cara, além de faltarem detalhes e explicações da PMF sobre as despesas da festa, nem houve pedido de ajuda para isso ao Governo do Estado, com é criada uma espécie de mureta entre o Paço Municipal e o Palácio da Abolição. O que se sabe é que, com os patrocinadores o “réveillon“ dará lucro.

TRONO PARA AUGUSTA

 Teve a maior repercussões entre as lideranças femininas de Fortaleza, a informação de que o comando municipal do PT teria incentivado a mudança, pela senadora Augusta de Brito, do seu domicílio eleitoral para a capital. Com isso, ela passará a se tornar a estrela mais brilhante do PT Mulher, a despeito da existência e da fama e prestígio de Luizianne Lins. A medida, segundo se comenta, teria como principal objetivo ampliar a modesta bancada do PT na CMF, que não passa de dois vereadores.

VISÃO DE CAVALCANTE

 A atuação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, Ricardo Cavalcante, segundo observadores da grande imprensa do Sudeste e Distrito Federal, pode ser destacado como o maior responsável pela liderança do Estado no Ceará na ampliação do interesse nacional e internacional pela fabricação e exploração do hidrogênio verde, hoje a certeza de que a energia solar e a energia eólica são a grande certeza de novas energias renováveis para o Mundo.

TASSO PRESENTE

 Quando muitos achavam que o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati já teria deixado o PSDB fora da sua história, a presença dele nesta segunda-feira na Convenção Estadual do partido. Isso vem trazer novos incentivos para os planos do presidente regional Élcio Batista, cujo objetivo maior é, com o apoio de Tasso, fazer a sigla tucana voltar ao prestígio que já gozou, principalmente, em dois pontos:  o crescimento da presença feminina em seus quadros, e, ao mesmo tempo, a renovação, com a presença da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...