segunda-feira, 20 de novembro de 2023

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                            Uma advertência razoável

         Para o vice-prefeito de Fortaleza e presidente do PSDB municipal da capital, Élcio Batista, a sociedade e o eleitorado brasileiro não podem mais conviver e suportar partidos corruptos, sem ética e sem ideologia. Portanto, chega de partidos destituídos de conteúdo fisiológico e que não passam de “mercadoria” para escambos político-partidários. Partidos que sobrevivem de negociatas precisam ser extintos, antes que contagiem por completo todo o sistema político do país, incluindo Estados e Municípios. Trata-se de advertência a ser seguida.

Élcio Batista, hoje vice-prefeito de Fortaleza, é mais um dos políticos bem informados do país a se rebelar contra o amontoado de partidos vazios e sustentados pelos recursos da população brasileira. Ao seu lado, e com pensamento paralelo sobre o problema, o ex-senador Tasso Jereissati insiste em que os políticos sérios e decentes do Ceará e do país trabalhem com afinco, no sentido de que partidos com o conteúdo e a história do PSDB sejam defendidos para que retornem à sua grandeza, que engrandeceu foi a Nação brasileira por três décadas.

Tasso, ao se retirar da política como candidato a qualquer cargo, prefere manter-se Patrono do partido, ao qual tem proporcionado todas as orientações e experiência. No Ceará, mas, na condição de que o PSDB seja um partido renovado, com a entrada de políticos jovens e dinâmicos, e democratas reconhecidos. Com esse objetivo, foi montado um Diretório em que se destacam Élcio, Ozires Pontes, Júlia Jereissati, Emília Pessoa, Dra. Gina Pompeu e Dr. Cabeto, Maia Júnior e Sílvio Saboya. Desse modo, Tasso entende que, com uma composição em que se unem juventude, competência e experiência o PSDB terá de volta a sua magnitude.

                    CURTO CIRCUITO

SUGESTÃO

O deputado Danilo Forte (UB), relator o Orçamento Brasileiro – 2024, entra em cena com uma sugestão para o financiamento de campanha, que, para alguns, poderia ser uma boa ideia, mas, para outros, um “palpite infeliz”, como o famoso samba de Noel Rosa. Para ele, em vez de aprovarem polpudos bilhões tirados do povo, para os partidos, seria melhor voltar aos financiamentos particulares, com a União entrando com um mínimo para esse setor. Vale lembrar que nesse caso já se viu muita roubalheira, fraude e dinheiro sujo lavado nas campanhas.

“CACHORRADA”

Não se trata de nenhum ataque contra os políticos sensatos e sérios do PDT, tendo em vista o clima interno criado naquele partido. A verdade é que, sem a presença da imprensa na reunião, o que se soube foi que aquele evento foi um “festival de baixarias” mais apropriado para lugarejos longínquos. O pior de tudo foi que a reunião promovida pelo PDT Nacional, longe de visar à pacificação e à harmonia do partido, tinha como alvo principal mesmo defenestrar o senador Cid Gomes. O que a Justiça, acertadamente, não permitiu. 

VETOS À VISTA

 No Senado Federal, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou algumas matérias que incomodam o Poder Executivo. Entre elas uma PEC que torna obrigatório ao presidente da República colocar em execução todas as emendas, assim como aquelas de autoria das Comissões Permanentes, originárias da Câmara e do Senado. Essa obrigatoriedade não existia, e poderá causar problemas com o presidente e com a equipe econômica do Governo. Com isso, a certeza de que vêm vetos e derrubadas de vetos por aí.

JOVENS ESTUDANTES POBRES

 Uma das notícias mais positivas trazidas ao público pelo governo do presidente Lula da Silva refere-se ao acatamento, por ele, do projeto do ministro da Educação, Camilo Santana, para criação de “bolsas” financeiras para jovens estudantes pobres, e que se acham obrigados a deixar o Segundo Grau, para poderem trabalhar e ajudar às suas famílias. Camilo disse estar baseado em informações do IBGE, n o sentido de que, muito mais no ensino primário há alguns anos, o abandono das aulas é maior hoje no Ensino Médio.

CINQUENTENÁRIO DA UNIFOR

 a Universidade de Fortaleza – UNIFOR, sonho maior do grande empresário empreendedor Edson Queiroz, completa o seu Cinquentenário de imensos triunfos no mundo Universitário do Ceará, do Brasil, e até além-fronteiras. Por conta disso, a instituição ganhou, hoje, Sessão Solene na Câmara dos Deputados, por iniciativa da deputada Fernanda Pessoa, da UB. Com a presença dos dirigentes da UNIFOR, e de representantes de vários setores, foi exaltada a luta de Edson pela excelência do ensino um universitário.

ATÉ ANTES DA “JANELA”

 Nos meios políticos do Ceará, é tida como inevitável a perda, pelo PDT, de todos os seus deputados federais e quase todos os estaduais. Segundo é confirmado por pedetistas que não seguem a orientação do ex-ministro Ciro Gomes, a não ser que o senador Cid consiga o “milagre” de salvar o partido. Ameaçados de perder os mandatos, todos estão informados pela Justiça Eleitoral de que, com a “janela” de 2024, todos poderão deixar o partido. Com isso, ficam vários partidos de olho nos que deixarem o PDT. Só que eles deverão seguir o senador Cid em bloco.

HOMENAGEM MERECIDA

 O sacerdote e ex-deputado federal José Linhares da Ponte foi homenageado pela Câmara dos Deputados com a concessão da Medalha do Mérito Parlamentar. Trata-se de personalidade de destaque, com seis mandatos na Câmara Federal, Linhares, além de ter presidido por décadas a Confederação Internacional de Santas Casas de Misericórdia, onde teve atuação histórica, foi um dos deputados mais cultos do Ceará. Uma homenagem merecida. A título de curiosidade, a referida Medalha foi também com ferida ao jogador Vini Júnior. 

EVANDRO LIVRE

Apesar de todos os tropeços, o deputado Evandro Leitão, presidente da ALECE está livre para escolher o partido ao qual deverá ingressar para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Embora já se saiba que o presidente Lula já coloca petistas importantes como intermediários pare levar Evandro ao PT, é sabido também que o PSB e o Republicanos estão jogando tudo para tê-lo em seus quadros. No caso do PSB, embora o seu líder maior, Eudoro Santana, permaneça silente, é sabido que o grosso dos socialistas o querem ao seu lado.

PROPOSTA POLÊMICA

 Na Câmara dos Deputados, onde já foram aprovadas várias propostas de boa qualidade, de autoria da deputada Dayany Bittencourt, da UB, uma vai ser votada que poderá gerar muitas polêmicas. Trata-se do Projeto de Lei, no sentido de que presos condenados, ou presos provisórios percam o direito de votar. Para ela, quem é punido por crimes contra a sociedade, não pode gozar desse direito. O projeto tem tudo para gerar indignação doas instituições de Direitos Humanos, que julgam ser uma medida contra a ressocialização.

E AGORA, PT?

Se há assunto para incomodar muitos petistas, um deles é Lula desejar o senador Cid Gomes no PT. Como se sabe, Lula quer mesmo é um senador a mais em Brasília, e não mais um político para engrossar o partido. Um ponto dessa questão, sobre o qual os petistas luiziannistas permanecem “cismados”, tem a ver com a candidatura à Prefeitura de Fortaleza, sabendo-se que o preferido de Camilo Santana é Evandro Leitão, seja pelo PT ou pelo PSB. Desse modo, o presidente Lula, além de ter que se livrar dos “botes do “centrão”, terá que amansar” o batalhão dos luiziannistas.

TRAVESSSOS DO PL

 Segundo recentes informações, o União  Brasil, e o PT não são os únicos partidos onde se acham parlamentares que só pensam em governar Fortaleza. No PL, deputado André Fernandes não é o único “menino travesso” do PL-CE. O deputado Carmelo teve de receber da deputada e líder da bancada na Assembleia, Dra. Silvana, carões para que passe a respeitar o Diretório Municipal do partido, que para ele inexiste. Isso, depois que grande parte do partido manifestou-se publicamente pró-André, como pré-candidato. Vai ser preciso acalmar os “capetinhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...