Parlamentares destacam importância da prevenção do câncer de próstata
Com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de se proteger dessa doença, a campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.
Para o deputado Fernando Hugo (PP), Novembro Azul é importante para alertar sobre a prevenção da doença. “O câncer de próstata é um fenômeno patológico que mata em torno de 20 mil pessoas por ano, causando danos sociais, trabalhistas e econômicos imensos em nossa população”, apontou o parlamentar, em entrevista à rádio FM Assembleia (96,7MHz).
Segundo ele, a doença apresenta grande incidência na faixa entre os 45 e 50 anos, o que reforça a necessidade de campanhas preventivas. “Esse chamamento do Novembro Azul é um convite à saúde de todo e qualquer cidadão, que deve se submeter ao exame simples da consulta médica com o urologista, fazendo o toque e, a partir daí, realizar consequentes exames complementares caso sejam necessários na visão do profissional que o atendeu”, salientou. Conforme o parlamentar, é fundamental ser previdente e não deixar a doença surgir, realizando exames anuais.
O deputado Heitor Férrer (SD) também destaca a importância de investir na prevenção da doença. Segundo ele, no Brasil, são cerca de 15 mil pessoas que morrem por ano em decorrência de um câncer curável, que é o de próstata. “O sucesso ou o fracasso do tratamento está justamente na prevenção, por isso que esse alerta de novembro deve ser feito todos os meses”, avaliou.
De acordo com o parlamentar, se o diagnóstico do câncer de próstata for feito no início, a chance de cura é de 100%. Por outro lado, se a prevenção não for realizada, o câncer se alastra e o paciente é consumido pela doença.
“Ninguém evita o câncer, mas, com um diagnóstico precoce, é possível curá-lo. Por isso que se faz essa recomendação de lembrar sobre a prevenção todo ano, pois ela é fundamental para o seu bem estar”, assinala Heitor Férrer.
O deputado Acrísio Sena (PT) reforça que no biênio 2018/2019, 68 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticado, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. "Por medo ou desconhecimento, o assunto é pouco debatido entre os homens e, por isso, fazemos questão de ressaltar a importância do tema", disse.
O parlamentar lembra que uma dieta rica em frutas, legumes, cereais, grãos, com reduzido consumo de gordura de origem animal, além da realização de atividades físicas e o não consumo de álcool e cigarros são hábitos que reduzem os riscos de desenvolvimento da doença.
Já o deputado Queiroz Filho (PDT) entende a campanha como um artifício "muito nobre visando a conscientização e o olhar para a necessidade de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata". "Muitos ainda encaram como tabu, quando na verdade, uma ida ao médico especialista pode evitar uma doença que é a segunda maior causa de morte entre homens no Brasil".
Para ele, trata-se de uma questão de saúde e devemos alertar para todas aquelas pessoas que amamos da importância da realização de exames períodos e de realizar os devidos cuidados preventivos.
A iniciativa de designar o penúltimo mês do ano para conscientização da população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata teve início em 2003, na Austrália, e logo se espalhou com campanhas por todo o mundo. As atividades durante o mês também buscam estimular o público masculino a ter mais atenção com os seus hábitos de saúde como um todo.
Fonte: Agencia de Notícias Assembleia Legislativa-CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário