Hackers invadem site do Ministério da Saúde, roubam dados de vacinação de milhões de brasileiros e pedem resgate
Invasão ocorre estranhamente no momento em que o presidente Bolsonaro lança uma campanha contra a exigência do passaporte da vacina para frequência a locais públicos e eventos privados.
Uma mensagem alertando sobre o furto de 50 terabytes de dados do DataSus, Painel Coronavírus e Conecte Sus com a exigência de resgate para devolução das informações foi lançada no site do Ministério da Saúde supostamente por um grupo hacker autointitulado Lapsus$ Group.
A invasão teria ocorrido na madrugada desta sexta-feita, 10 com a utilização de um software chamado ransomware, criado para causar danos a um servidor. Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio.
O site do Ministério da Saúde é invadido nesta quinta-feira, 10, e usuários ficam impedidos de acessar dados. Foto: Reprodução / Ministério da Saúde
Ao tentar logar no aplicativo, os usuários encontram uma mensagem de erro e não conseguem acessar os dados de vacinação da covid-19, já que a plataforma é responsável por emitir o certificado que comprova a imunização.
Atualmente, essa documentação é exigida para ter acesso a diversos lugares pelo Brasil, como shows, jogos de futebol e restaurantes, além de ser obrigatória para viagens ao exterior. O suposto ataque hacker acontece no momento em que o presidente Jair Bolsonaro lança uma cruzada contra a exigência do passaporte, sendo ele mesmo uma pessoa que não se vacinou.
O DataSUS é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Já o Painel Coronavírus traz o mapeamento da doença no País.
O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário