segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

                                      JOGADAS POLÍTICAS

         Apesar da distância em relação ao pleito estadual deste ano, e que terá tudo a ver com a disputa presidencial, o governador Camilo Santana tem se mostrado habilidoso em suas jogadas políticas, no que está cheio de razão, dadas as complicações que deverão vir por aí. O processo em que ele exonerou e substituiu quatro dos secretários pré-candidatos este ano trouxe surpresas, inclusive, para as lideranças e eleitorado feminino com a nomeação da primeira mulher para a importante Secretaria do Desenvolvimento Rural, Ana Teresa Barbosa, com a experiência de presidente do Agropolos, o que a colocada diante do grande desafio de ampliar o desenvolvimento agropecuário do Estado.

Outra boa jogada, que tem a aceitação e o apoio de todo o estado é a ida do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Cals para a poderosa Secretaria das Cidades, tida como a mais estratégica politicamente do Ceará, com a saída de Zezinho Albuquerque. Comenta-se que este, por sua vez, visando à reeleição, assim como o retorno à presidência daquela Casa, que dirigiu por dois biênios, onde cresceu politicamente. Na pasta das Cidades, Zezinho não só ampliou a sua base, como fortaleceu o filho AJ Albuquerque, deputado federal hoje apoiador de Bolsonaro.

Com o surgimento de pre-candidatos como Roberto Cláudio, Mauro Filho e Evandro Leitão, afastam são diluidas as chances de Zezinho para o Palácio da Abolição, mesmo que ele pareça não desistido dessa disputa, como tem revelado a amigos mais chegados. De qualquer forma, o governador, o senador Cid Gomes e o pré-candidato à presidência Ciro Gomes, aguardam a confirmação da ida dele para o PP, e se permanecerá fiel ao grupo político graças ao qual conquistou as posições que conquistou. De qualquer modo, uma coisa é certa, Camilo tem hoje o mais amplo campo de ação para se eleger ao senado e eleger o seu sucessor ao Palácio do Governo.

CURTO CIRCUITO

NOVA DERROTA

 O presidente Jair Bolsonaro, que tem acumulado derrotas no Congresso Nacional deve estar preparado para mais uma. Trata-se do veto aposto por ele à liberação de R$ 50 bilhões com que salvar a situação de mais de 316 milhões de microempresas individuais. A rejeição é inevitável.

NOVA DERROTA II

Nesse sentido, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) já advertiu ter colocado em alerta todos os senadores para imediatamente depois da reabertura dos trabalhos do Senado. Será mais um freio à ganância do presidente e seus apoiadores que querem esses bilhões para a campanha.

ORDEM NO QUARTEL

 O general cearense Paulo Sérgio Nogueira Oliveira, filho de Iguatu, Comandante do Exército Brasileiro mostrou ao Planalto e a todos os militares a que veio. Nesse sentido, baixou ordem para que todos os membros das Forças Armadas, não só sejam vacinados, como usem máscaras e distanciamento social.

ORDEM NO QUARTEL II

Espera-se que Jair Bolsonaro, arvorando-se de Comandante Supremo não queira ir contra a autoridade do general Paulo Sérgio Nogueira Oliveira, cuja ação dá mostras da sua responsabilidade no momento em que as Forças Armadas, mais uma vez servem de modelo para toda a Nação. 

PREOCUPAÇÃO JUSTIFICADA

 Conforme se comenta entre os apoiadores e amigos do deputado Zezinho Albuquerque e do seu filho, deputado AJ Albuquerque (PP), a troca na Secretaria das Cidades, agora em poder do ex-deputado Marcos Cals, poderá trazer algumas perdas eleitorais para ambos. Isso, se o governador Camilo Santana não mantiver seu apoio a todos os projetos defendidos e implantados pelo político de Massapê.

 PASTA DE PESO

A pasta das Cidades é a maior “mina” de votos para qualquer dos seus ocupantes. O que significa dizer que o apoio do filho do governador César Cals será decisivo para candidato que ele apoiar.   

PESSOA EM CAMPO

 O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que chegou a ser o único deputado federal votado em todos os 184 municípios do Ceará iniciou uma longa peregrinação, principalmente, nos seus principais redutos eleitorais antigos, em busca do apoio para a sua filha, deputada Fernanda para a Câmara dos Deputados. Todo esse empenho é mais do que justificado, tendo em vista a proibição das coligações proporcionais, que prejudica até os mais fortes líderes políticos.

GOLPE NOS REBELDES

 Pelo andamento dos fatos políticos mais recentes, os petistas seguidores dos deputados José Airton e Luizianne Lins, que insistem numa candidatura a governador, só para ter um palanque para o ex-presidente Lula, continuam a sofrer golpes inesperados. O mais recente foi a nomeação do ex-deputado e ex-prefeito Ilário Marques, petista de raiz, para a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza. O nome dele chegou a ser citado para uma provável candidatura a vice-governador numa possível chapa própria separada do PDT.

                         UMAS & OUTRAS

ATRAÇÃO

Depois de ter brilhado na CPI da Pandemia, mostrando competência e desassombro, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), agora pré-candidata à presidência da República deverá ser, nos próximos dias, a grande atração, em Fortaleza, em evento na AL, com todas as lideranças femininas do Ceará. Dessa vez, o seu objetivo maior é a motivação para que mais mulheres disputem cadeiras no Senado, onde a representação ainda é resumida. Ela lidera a Frente Feminina do Senado Nacional, composta por nove senadoras.

MOTIVAÇÃO

 Segundo as lideranças femininas da Assembleia Legislativa, CMF e dos municípios, a presença da senadora Simone Tebet no Ceará deverá ser a  grande motivação para a ampliação da quantidade de representantes femininas a disputar cadeiras para Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. Para Simone, se há algo que não se justifica no Brasil é termos um eleitorado feminino majoritário, enquanto continuam irrelevantes as bancadas femininas nesses parlamentos.

CULPA DELES

 Para o ex-ministro e pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT), por mais que se queira usar de uma linguagem mais amena em relação à situação em que o PT, Lula e Bolsonaro deixaram o Brasil, mas temos a obrigação de alertar à Nação sobre essa realidade.

CAOS ECONÔMICO

Para Ciro, enquanto o Brasil apresentava pré-condições para crescer os responsáveis pelo petismo nacional, agravado com um bolsonarismo criminoso deram inicio ao caos econômico do país, e atirando a culpa na ex-presidente Dilma. Ciro não dá a mínima atenção para os petistas que querem candidatura própria a governador.

VAZIOS E IRRESPONSÁVEIS

 Na semana passada, em mais um Editorial, o jornal inglês “Financial Times” não poupou os desorganizados e irresponsáveis partidos políticos brasileiros por tudo o que vem ocorrendo no nosso país.

CRISE

Segundo o Editor do “Financial Times”, a sociedade brasileira está vivendo uma crise sem precedentes, principalmente porque aqui não existem desde a Monarquia e a República partidos políticos sólidos capazes de servir de sustentáculo para a nossa Democracia, onde não existem lideranças capazes de fazer de cada cidadão filiado ou candidato uma força capaz de vencer os fracassos políticos e administrativos.

ENSINANDO A SER FAMÍLIA

Neste final de semana, o governador Camilo Santana, a primeira-dama Onélia e seus três filhos foram mostrados em belíssima foto, quando ele anunciou que os dois mais velhos Pedro e Luíza, já estão devidamente cadastrados para serem vacinados contra a COVI-19 e suas variantes.

EXEMPLO A SER SEGUIDO

O que se espera é que esse belo exemplo de Camilo Santana de como se constitui uma família linda, mas, principalmente, como exemplo de disciplina e de respeito à vida humana, notadamente das crianças, no momento em que 20 milhões delas necessitam ter suas vidas devidamente protegidas seja seguido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...