segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

                                           MINISTROS SUBSERVIENTES

Está cada dia mais comprovado que o governo de Jair Bolsonaro, entre outros sinais de desarranjos internos, tem nos ministérios estratégicos – Saúde e Educação, dois titulares que, além de desorientados, dão provas cabais de subserviência a cada vez que tomam alguma medida. O Ministério da Saúde, crucial para um combate mais eficiente à pandemia do coronavírus permanece, desde o início dessa pandemia, sem rumo e sem tino, um barco sem leme e sem bússola.

 No período de um ano e nove meses, já tivemos quatro ministros, Mandetta foi exonerado por ter mais apoio da população do que o presidente.  Eduardo Pazuello, “dançou” por excesso de obediência ao chefe. Teich, desprestigiado, nem esquentou a cadeira. Com o país ainda sob as ameaças da COVID-19, com nova epidemia de influenza, a Saúde se acha com um cardiologista, Queiroga, que não entende nada de infectologia. Nesse caso, ele segue o roteiro e a orientação de Bolsonaro, que não deseja ver as crianças livres da pandemia. Com tantas mancadas naquela Pasta, tem razão o governador Camilo Santana ao mandar às favas as decisões de Queiroga, e prometer vacinar as nossas crianças.  

         De repente, surge mais um ministro desequilibrado. Refiro-me a Milton Ribeiro, da Educação que, de barbeiragem em barbeiragem, cismou de proibir às Universidades Federais de exigirem passaporte vacinal para alunos e funcionários daquelas instituições. Pela reação do alto comando da Associação Nacional de Reitores Federais, essa vai ser mais uma medida da qual o autor terá que recuar. Isso porque, conforme já se manifestaram vários Reitores, o mínimo que se pode conceder é o respeito pela autonomia dessas instituições, cujas determinações são atribuições suas principalmente em casos como este.

CURTO-CIRCUITO

DIZENDO

 Membros da Procuradoria-Geral da República, depois de muitos meses de cobranças da AGU e outras instituições representativas da sociedade vieram, finalmente à tona para, numa extensa e minuciosa NOTA, afirmarem que o Procurador-Geral Augusto Aras não está em nenhuma circunstância aliado politicamente com o presidente Jair Bolsonaro. Pois sim!

E DESDIZENDO

O próprio STF, através de vários dos seus ministros persiste em que, em vários casos em que Bolsonaro é alvo de acusações, tudo tem sido provado, só que AugustoAras termina mandando as denúncias para o lixo do gabinete.

MANHAS E FALSETES

A atividade política é mesmo cheia de manhas e falsetes. Há apenas alguns meses, o deputado Zezinho Albuquerque, ex-presidente da Assembleia Legislativa, e, como Secretário das Cidades o maior estrategista político do governo, era nome listado entre os favoritos do PDT para suceder Camilo Santana.

 MANHAS E FALSETES II

Agora, Zezinho  espera a “janela” para entrar no PP, ujo chefão é seu filho AJ Albuquerque, mas, que é partido cada vez mais próximo de Bolsonaro. A verdade é que aquele parlamentar anda muito calado, enquanto é tratado com muita cautela pelo Palácio da Abolição. Perdê-lo, a essa altura não seria nada bom.

HARMONIA INÉDITA

 Conforme levantamento do Departamento Legislativo da Assembleia está batido todos os recordes, no que diz respeito a aprovação de Projetos de Lei propostos pelo governo do Estado, atingindo 210 dessas propostas, e sem nenhuma rejeição. Para deputados da oposição, é sinal de subserviência. Para o deputado Fernando Santana  Bezerra trata-se de mais uma prova de harmonia entre esses dois poderes.

SEM PESQISAS FAJUTAS

 Segundo o deputado Fernando Hugo (PP), uma das grandes notícias dadas pelo ministro Luís Roberto Barroso neste inicio de ano, é que o TSE vai fechar todas as entradas para institutos de pesquisas fajutas, que aparecem às dezenas, principalmente nos municípios onde chegam a influenciar resultados, levando à vitória quem merece.

PENEIRA

No TSE um setor estará especialmente encarregado de promover uma “peneiragem” em regra, de modo que apenas institutos de pesquisas legalmente constituídos e confiáveis possam ser liberados. Vai ser o fim, para muitos oportunistas e desonestos.

ÁGUA PARA TODOS

 Fortaleza e Região Metropolitana não terão problemas hídricos a partir de agora. Foi o que assegurou o governador Camilo Santana, quando, acompanhado de deputados, empresários e o comando da Companhia de Águas e Esgotos do Ceará – CAGECE, inaugurou na virada do ano importante obra daquela entidade, o sistema adutor e de conservação “Taquarão”.

SEGURANÇA HÍDRICA

Para quem não sabe, o “Taquarão”  se constitui garantia de mais segurança hídrica para a população da cidade de Fortaleza. Trata-se de obra  projetada pelo governador César Cals, mas, só agora tornada realidade.

PSDB, COMEÇO DO FIM?

 Parece que O PSDB, que já foi o maior partido, caminha para o desaparecimento. Em 1990, sendo governador Tasso Jereissati os tucanos elegeram 18 deputados federais. Agora, tinha dois: Fernanda Pessoa e Nelinho, de saída para uma ainda duvidosa “União Brasil”.

SANGUE NOVO

O  tucano senador Tasso Jereissati, político firme nas suas decisões, está disposto a dispensar partidários sem convicção, anunciando que fará, em todo o estado uma grande mobilização de jovens lideranças, com a certeza de  que o PSDB necessita mesmo é de sangue novo para voltar acrescer.

UMAS & OUTRAS

AGILIDADE E EFICIÊNCIA

O Poder Judiciário do Ceará será um dos mais ágeis e eficientes do país, conforme asseguram o governador Camilo Santana e a desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará. Para isso, ales assinaram, na virada do ano, protocolo e contrato com o objetivo de tornar realidade o Programa de Modernização do Judiciário – Promojud, pelo qual aquele poder vem batalhando há décadas.

DIFÍCIL DE ACREDITAR

 De repente, uma notícia do Planalto da Ibiapaba nos deixa pasmos: naquela que é uma das regiões mais saudáveis do Ceará, campeia uma violência desenfreada. Por conta disso, o Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba CONDERI, CDL e empresários daquela região apelam ao governado Camilo Santana, ao titular da SSPDS e ao comando da PM, por mais segurança para a região que era um oásis de paz, mas vivendo hoje clima de terror com assassinatos a cada dia, e guerra entre facções.

APOIO AOS CINEASTAS

Uma das grandes notícias para os que fazem cinema no Estado do Ceará, que é respeitado e reconhecido como reduto de alguns dos mais importantes cineastas do país, o clima é de festa dessa categoria. É que foi criada pelo governador Camilo Santana, a Ceará Filmes, tendo como objetivo oferecer apoio financeiro e técnico a criadores, produtores e realizadores de obras cinematográficas.

  CLARIVIDÊNCIA

O governador Camilo foi suficientemente clarividente para enxergar que, mesmo com o país em crise, cineastas do Peso de Rosemberg Cariri, Karin Arnouz fazem grandes obras cinematográficas.

APROVAÇÃO

O município de Aracati tem grande vitória depois de o deputado Eduardo Bismarck, do PDT conseguiu aprovar Projeto de Lei de sua autoria, transformando o Carnaval de Aracati em Manifestação Cultural Nacional, equiparando-o aos de Recife e Salvador. A grande dúvida é se a grande festa poderá ser realizada em 2022.

 E AGORA, BISMARCK?

O grande problema a ser enfrentado pelo prefeito  de Aracati, Bismarck Maia, é a proibição para realização de eventos com mais de 10 mil pessoas em recintos abertos, enquanto o Carnaval daquele município costuma concentrar multidões de até mais de 50 mil participantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...