terça-feira, 18 de janeiro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

                                 DESENCONTROS Á VISTA   

         Como é do conhecimento de todos, inclusive da imprensa política nacional, o grupo político no poder no Estado do Ceará não só é um dos mais sólidos do Nordeste e do país, como, e principalmente, aquele que congrega a maior quantidade de partidos, em torno de 18. Diante de uma situação a tal ponto privilegiada, como reconhecem os analistas e observadores, o mais lógico seria que a formação da chapa governista já estivesse devidamente montada. Isso porque o caso do futuro candidato a governador já é antevisto como ponto mais do que pacífico, inclusive, se houver alguma surpresa. Essa surpresa poderia ser a indicação da vice-governadora Izolda Cela, ou mesmo o senador Cid Gomes, o que ambos têm descartado.

Já no caso da escolha do candidato governista para o Senado Federal é hoje uma certeza absoluta, com o governador Camilo Santana inevitavelmente eleito para a Câmara Alta. No mais, restam as vagas de suplente de senador e para o candidato a vice-governador. É nesse ponto que se encontram os motivos de preocupação para as lideranças governistas, principalmente, da parte do PT e do PDT, que terão de quebrar a cabeça entre os anseios dos dirigentes do PSD, PP e PT.

         O caso em questão se torna complicado diante da intenção do deputado Domingos Filho, do PSD, que quer a vice a qualquer custo, assim como a turma do deputado Zezinho Albuquerque e, por último, do próprio PT, agora alegando ter o segundo maior número de prefeitos. Fala-se que o PT, que já tem como certo a vaga do Senado, facilitaria as coisas para evitar que essa posição não venha a causar racha na poderosa coligação governista. A verdade é que, por muito menos disso, já se viu alianças poderosas serem derrotadas. E em política, onde tudo é possível, não se facilita se existe adversário interno.

     CURTO-CIRCUITO

AFIANDO AS “GARRAS”

O eternamente combativo deputado Heitor Férrer (SOLIDARIEDADE), afia as “garras” para mais uma “briga de foice”.  Desta vez contra a Câmara Municipal de Fortaleza e a Prefeitura de Fortaleza. Heitor entrou na Justiça com uma ação destinada a anular a aprovação da Taxa do Lixo. A cidade e a população necessitam de limpeza, mas, não com uma cobrança que 80% da população não pode pagar.

SÓ LEMBRANDO

O deputado Heitor Férrer já derrubou essa mesma Taxa de Lixo na gestão do então prefeito Juraci Magalhães.  Portanto, Aguardemos!

ESTRATÉGIA POLÍTICA

 Segundo se comenta, a estratégia de atrair para o PT 12 prefeitos de partidos aliados e até de adversários, foi típica de quem tem argúcia política. Em primeiro lugar, porque esses 12 gestores municipais não obtiveram, juntos, mais de 85 mil votos nas eleições municipais de 2020, quantidade de votos que não elegeria nem mesmo um deputado estadual. Sendo assim, o objetivo dessa manobra, admitida por Camilo, Cid e Ciro, era a de colocar o PT em melhores condições do que o PSD para indicar um candidato à vice.  

ESPERANÇAS PARA CIRO

 Mesmo diante das grandes dificuldades que o ex-ministro Ciro Gomes está encontrando para recuperar a terceira colocação nas pesquisas, para depois ultrapassar o presidente Jair Bolsonaro, as lideranças ciristas insistem em se apegar a todas as motivações. Um exemplo são os números revelados nas mais recentes pesquisas, em que Ciro, a despeito de estar no 4º lugar é apontado como a segunda opção para os eleitores de Bolsonaro, Lula e Sérgio Moro. Em média, 30% desses eleitores poderão migrar para a sua candidatura, incluindo muitos apoiadores de Bolsonaro e de Lula.

 TASSO ESTÁ VIVO I

 Conforme observam analistas políticos, pode estar muito equivocado quem julgar que o senador Tasso Jereissati tem a mínima intenção de se retirar da política, baixando a guarda da defesa do PSDB. Pelas suas ações mais recentes, TJ se encontra politicamente vivíssimo e, com seu partido bastante depurado com a saída de falsos tucanos, mostra-se disposto a evitar o sumiço dessa sigla.

ALVO DE TASSO

Prova de que Tasso não está dormindo no ponto é que ele se acha empenhado em atrair prefeitos, ex-prefeitos e novas e antigas lideranças afastadas da política, para reforçar o tucanato. O alvo é eleger boas bancadas federal e estadual. Se ele se empenhar nesse sentido, poderemos ter um PSDB renascido e fortalecido.

OBJETO DE DESEJO

O prefeito do Euzébio, Acilon, tendo em vista os desencontros com lideranças emergentes do PL, como é o caso do desarticulado deputado André Fernandes, que pretende tomar conta desse partido, passou de repente a se tornar objeto do desejo não só do PSDB, como também do PSB, até mesmo do PDT, partido maior do Estado.

ENSARILHANDO ARMAS

A dinâmica da política é assim. Enquanto petistas lulistas fanáticos rejeitavam o PDT dos Ferreira Gomes, o próprio ex-presidente Lula encarregou o Secretário de Relações Internas do PT, Romério Pereira, chefe de Relações Internas da Executiva Nacional, para passar ao governador Camilo Santana a missão de coordenar a aliança PT-PDT.

JOGADA I

Fatos políticos interessantes assinalaram a semana passada. Um eles, está, mais uma vez relacionado com o senador Tasso Jereissati em seu empenho para reconstruir o PSDB. Um dos seus passos mais importantes foi o convite pessoal feito ao prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, e liderança maior do PL, no sentido do seu ingresso no PSDB.

JOGADA II

Trata-se de uma jogada pesada, muito ao feitio de Tasso, e que, se concretizada, não somente reforçará o partido, como poderá fazer de Acilon o seu sucessor no comando da sigla. Como Acilon enfrenta problemas no PL, a sua permanência é cada vez mais remota, se conseguir esse intento, Tasso terá, no PSDB um forte grupo político, já que Acilon é um dos mais habeis coordenadores partidários do Ceará. Artimanha é o que não lhe falta.

                              UMAS & OUTRAS

BOM JOGADOR

 Segundo o que tem sido observado no mundo político do Ceará, o deputado Evandro Leitão não dá mostras apenas de competência em relação ao comando do Poder Legislativo Estadual. Na realidade, ele vem exibindo uma grande capacidade para manter ao seu lado toda a bancada governista, o que não foi conseguido por muitos dos que já ocuparam o importante cargo.

HABILIDADE

Tendo em vista ser Evandro Leitão um dos principais nomes para possível indicação ao Palácio da Abolição pelo PDT, essa condição de aglutinador terá tudo para torná-lo o mais indicado. Ter ao seu lado mais de duas dezenas de deputados poderá ser decisivo para a sua escolha pelo comando do PDT, com o apoio de todos 18 partidos aliados do Governo. Habilidade é melhor que excesso de exibicionismo político-eleitoral.

CEARÁ EM ALTA I

 O Estado do Ceará poderá, não só se tornar autossuficiente em termos de energia elétrica, como também se tornar fornecedor de energia para outros estados. Isso, por conta da gigantesca usina termelétrica a ter lugar em São Gonçalo do Amarante, construída pelo Consórcio Portocem, em parceria com a poderosa norte-americana Ceiba Energy, ao custo de R$ 5 bilhões, e que deverá funcionar com gás natural.

CEARÁ EM ALTA II

Graças à arrojada iniciativa do governador Camilo e das empresas em questão, além de ser um projeto economicamente atrativo para estrangeiros, deverá gerar milhares de empregos num estado que se sai bem da crise econômica.

 REBATENDO PRESEPADAS

 Para deputado André Figueiredo, o presidente Bolsonaro comete novo escorregão, ao afirmar que se o Brasil tiver um novo “lockdown” irá à falência. Essa condição, diz ele, já uma ameaça que existe em quase todo o país e a culpa não pode ser atribuída apenas aos “lockdown”, mas ao desastre da gestão dele. 

CEGAS DECLARAÇÕES

A propósito das declarações cegas de Bolsonaro sobre “lockdown”, o governador Camilo Santana “em cima da bucha” deu-lhe um recado: O Ceará não terá mais nenhum paradeiro total, mas, o governo, mais do que nunca, vai monitorar e proibir quaisquer eventos, inclusive políticos, capazes de provocar aglomerações, punindo os seus responsáveis.

DEFESA DA MULHER

 Justiça eleitoral Federal vai bater rijo em qualquer partido, coligação ou candidato que for acusado de violência política contra mulheres candidatas a cargos eletivos.

VIGILÂNCIA

Em mais uma medida importante e rigorosa relacionada com o pleito eleitoral deste ano, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE anuncia que, entre outras determinações haverá pela primeira vez na História Política do país o máximo de vigilância e punição contra ameaças e violência contra mulheres candidatas a cargos públicos. Para isso o TSE deverá atuar tendo como parceiros o MPF, MPEs, TREs e até a Polícia Federal. As mulheres podem ser candidatas sem ter medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...