quarta-feira, 16 de novembro de 2022

No Egito, Lula e as bilaterais


Criticado por viajar em jato de empresário de suas relações de amizade, o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, chegou à COP27 cercado de fortes expectativas sobre documento que trata da Amazônia e o desmatamento de que tanto se fala aqui na Europa.

Lula, nem bem chegou, e sua agenda tem, pelo menos duas, das dez reuniões bilaterais pedidas como se fosse ele, o mandatário brasileiro. Hoje, quarta feira, o presidente eleito, já tem duas palestras a fazer. A primeira e mais importante é sobre a Amazônia com uma audiência de lotar auditórios. Depois, há encontros registrados com autoridades da Alemanha e da China.

 A imprensa internacional, anuncia que há, na mesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e junto à Embaixada brasileira no Egito, cerca de dez pedidos de reuniões bilaterais de chefes de Estado com Luiz Inácio Lula da Silva que pretende, segundo chega à nossa participação, atender a todos. Lula, tem na cabeça, refazer as relações do país com o mundo, resgatando assim, o Brasil do dito isolamento geo politico.

Uma fonte do Itamaraty revelou que o Governo do Cairo e o alto comando da COP27, quando convidaram Lula, o fizeram na expecttiva de um pronunciamento que defenda o meio ambiente. E mais; que quando chegou à COP, quatro dias antes de Lula, Marina SIlva, já deitou falação como ex-Ministra e, com fortes possibilidades de vir a ocupar a pasta outra vez.

 De outro turno, não será surpresa se o Governo que chega a primeiro de janeiro, a exemplo dos Estados Unidos, venha a criar um superstar que seja a voz do meio ambiente do Brasil no mundo. Tipo o ex-vice presidente John Carry que hoje corre o universo em nome da América do Norte, pugnando pela defesa do mundo sem efeito estufa, desmatamentos e por um meio ambiente saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...