segunda-feira, 7 de novembro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

                         PDT Caiu do pau e viu a queda

         A frase que dá o título ao nosso comentário é mais uma preciosidade extraída da sabedoria popular, quando se trata de alguém capaz de cometer burrices de desastrosas consequências, ou seja, “caiu do pau pra ver a queda”. Pois foi, exatamente isso, o que ocorreu com o Partido Democrata Trabalhista Nacional, principalmente aqui no Ceará, em consequência da barbeiragem armada por importantes lideranças da sigla brizolista. O que mais admira nessa tragicomédia política, é que ela tenha sido causada mesmo depois de se tomar conhecimento de que não daria certo.

A estratégia, devastadora para o pedetismo, foi armada por políticos do nível de experiência e competência do ex-ministro Ciro Gomes, do ex-prefeito Roberto Cláudio, assim como do deputado André Figueiredo. Conforme veio agora à tona, no mês de janeiro, o ex-governador Camilo Santana e o Senador Cid Gomes, haviam feito minuciosa consulta entre prefeitos e lideranças 90% governistas, e concluíram que o plano de lançar Roberto Cláudio era rejeitado. Decidiu-se por uma chapa imbatível, com Izolda Cela, que iria para o PT, e um vice, do PDT. 

Não foi o que o trio Ciro, RC e André aceitou, passando a desafiar um governador com 80% de apoio, uma governadora idem, e um Lula que levaria 70% dos votos do Ceará. Hoje, o PDT, derrotado e a esta altura relegado a um segundo plano, tenta, em parte, uma reaproximação com o ex-aliado PT. Claro que esse reaproximação não estaria fora de cogitações, sabendo-se que ambos têm compromissos com o presidente Lula. Só que, em consequência da sua manobra suicida, o PDT cearense ainda permanecerá por bom tempo em posição secundária, invertendo situação com o PT. 

                                    CURTO  CIRCUITO

SALVANDO O PDT

 Ainda sobre o PDT, em âmbito nacional, crescem os comentários de que o partido precisa de urgentes medidas que possam impedir o seu definhamento depois das perdas sofridas no pleito passado. No casso do Ceará, essa tarefa só tem um líder capaz de cumpri-la, que é o senador Cid Gomes, a quem caberá impedir a debandada de prefeitos e lideranças pedetistas para o PT duplamente vitorioso. Camilo, seu amigo, não seria um obstáculo.

FORA LUPE

Ainda a propósito de estratégias para evitar a redução do tamanho do PDT, vem à tona o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi que, a despeito de ser bom estrategista, cometeu mancada monumental, a começar pela sua intromissão inoportuna na escolha do candidato do partido ao governo  do Ceará. Há quem defenda que está no tempo de mudanças.

NEGOCIADORES

O problema no PDT é que não existem muitos Cid Gomes, cuja capacidade de dialogar e negociar é indiscutível. Só fracassou no Ceará porque, para a azar do PDT, um dos principais obstáculos para a ação dele foi o próprio mano Ciro, que se diz seu admirador.

ALIANÇA INDISPENSÁVEL

 Para o deputado Osmar Baquit (PDT), por mais que os desencontros do pleito de 2022 tenham trazido contratempos para o PDT e o PT, envolvendo partidos aliados, torna-se indispensável o retorno da aliança rompida no pleito. Isso, pela necessidade de um Governo Estadual sólido, para uma gestão que dê sequência à gestão exitosa de Camilo Santana. Até porque, se isso não vier a acontecer, estaremos fortalecendo uma oposição que teria a cara do bolsonarismo contra o qual tento se lutou.

FRENTE PELA PAZ

Cresce, entre deputados da bancada federal do Ceará tendência extensiva a todas as bancadas do Nordeste da defesa de uma Frente Parlamentar contra a divisão da sociedade brasileira em consequência de uma campanha eleitoral que não teve nada de pacífico. Por conta disso, deputados como Carlos Felipe e Eduardo Bismarck e outros despontam para como mobilizar colegas. Para Eduardo, é necessário compreender o estado de decepção e de insatisfação de quem perdeu, mas, que será amenizado para o bem do país.

APOIO GERAL I

 Para o deputado Salmito Filho (PDT), merece apoio geral o ministro Alexandre de Morais, presidente do TSE, ao afirmar que manifestantes que agridem a democracia e a paz do Brasil devem ser tratados como criminosos, e, como tal devem ser punidos.

APOIO GERAL II

Segundo ainda Salmito, esse apoio geral, torna-se indispensável, diante da necessidade que o país está tendo para que seja superada a crise que dificulta a vida de mais de 200 milhões de brasileiros. Quem age como eles deve ser tratado como traidor da pátria, alimentado pelo desejo de vingança e revolta por ser derrotado.

REUNIÃO PROMISSORA

 Para esta segunda-feira (06), está programada importante reunião do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, com o presidente eleito Lula da Silva. Trata-se de um encontro que deverá marcar um bom relacionamento entre os dois poderes. Sabe-se que na pauta está um acerto destinado à escolha das matérias mais urgentes e prioritárias para a sociedade.

FUNDO REATIVADO

 O Fundo Amazônico, que havia sido paralisado pelo Governo Federal será reativado, conforme decisão do STF. Com isso, serão desobstruídas contribuições milionárias de vários partidos para a preservação da Amazônia. Como exemplos, o Brasil deverá recuperar milhões de dólares e euros doados pela Noruega e Alemanha.

RECUPERAÇÃO

Para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o Brasil e o Mundo precisam correr para recuperar o valioso tempo perdido na defesa do mais importante patrimônio natural da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...