segunda-feira, 14 de novembro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                                           HORA DE SER BRASILEIRO

         “Sigam-me os que forem brasileiros”! Foi a frase com que o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, de espada desembainhada de Caxias, levou o Exército Brasileiro, depois de três vezes repelido, atravessar a Ponte de Itororó, vencer aquela batalha, a primeira da Dezembrada que encerrou a Guerra do Paraguai. São atos como esses, registrados na História, que fazem um batalhão, ou até uma Nação, erguer-se contra os traidores ou sabotadores dessa Nação  e se unirem, cheios de bravura, contra as ameaças que a põem em perigo.

         Se transportarmos esta cena memorável para os dias de hoje saberemos ser isso o que o presidente eleito, Lula da Silva poderá fazer diante dos milhões de brasileiros que o elegeram, mas que, ao mesmo tempo, assistem às ações antipatrióticas de brasileiros maus perdedores. Enquanto o futuro presidente se debruça sobre os grandes problemas “herdados” do presidente que sai, os seguidores deste se empenham em descobrir estratégias de como sabotar a administração a ser iniciada, numa imitação grosseira do que Trump tenta contra Joe Biden nos Estados Unidos.

         Apesar de todos os percalços que começam a surgir no caminho do futuro governo, resta aos que assumem, a certeza de que os verdadeiros cidadãos de bem do Brasil permanecerão firmes ao lado daqueles que cuidarão da gestão do país, até porque não existe pior individuo do que aquele que renega a fé em Deus, assim como aquele que trai a Pátria onde nasceu e que lhe serve de berço. Se os políticos oposicionistas derrotados permanecerem na tibieza, resta se repetir a célebre conclamação de Caxias. Aí, saberemos quem merece ser tido como patriota.

                CURTO CIRCUITO

DESCULPAS ESFARRAPADAS

 O presidente Jair Bolsonaro, finalmente, decidiu vir a público para falar a respeito do resultado do pleito eleitoral em que ele tentou, sem êxito, a reeleição para o Palácio do Planalto. Entre os principais motivos alegados para o seu estrondoso fiasco, ele joga a culpa sobre o ministro Alexandre de Morais, presidente do TSE, a quem acusa de “interferir” no processo eleitoral, ao autorizar a liberação dos transportes públicos para facilitar o deslocamento dos eleitores no dia da eleição. Acredite!

MAIS DESCULPAS

Não ficaram por aí as alegações descabidas do presidente Jair Bolsonaro em relação à vitória de Lula da Silva. Para ele, houve grande perda de votos por conta do episódio da “batalha” do deputado Roberto Jefferson para se entregar à Polícia Federal, com granadas e tiros.

E MAIS DESCULPAS

Acrescenta a isso, o comportamento da deputada Carla Zambelli que, de pistola em punho, quis dar uma de “cawgirl”. Bolsonaro só não reconheceu as mancadas que cometeu desde os primeiros dias em que iniciou a sua jornada de equívocos próprios de analfabeto político.

RESPEITO

 O Estado do Ceará, há tempos não atravessava um momento em tenha atraído mais a atenção dos demais países. Dessa vez, como já era previsto, a terra-berço de José de Alencar, mão brilhou apenas pelas suas praias exuberantes, mas, sim, por conta da posição de potência mundial no campo da breve produção de Hidrogênio Verde, justamente, quando o mundo mais carece de energia limpa, o que foi mostrado, no Egito, pela governadora Izolda Cela, e pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, Maia Júnior.

 “ABACAXI DESCASCADO”

 O prefeito Sarto Nogueira, assim como o comando da Câmara Municipal de Fortaleza estão livres de ter que descascar um grande “abacaxi” já que conseguiram  o consenso de chapa única para a Mesa Diretora da Casa do povo. Essa solução chagou após a constatação de que nem a oposição, nem o vereador governista Leo Couto (PSB) reuniriam 10 vereadores para a formação de uma chapa. Enquanto isso, os bolsonaristas continuam sonhando com as Comissões de Constituição e Justiça, e de Segurança Pública.

TIME SELETO

 Para o coordenador da equipe de transição Estadual, Eudoro Santana, o governador Elmano de Freitas terá todas as condições para montar um excelente secretariado, desde que as secretarias políticas sejam confiadas a secretários políticos experientes e bons de diálogo, e que as pastas que exigem especialização sejam confiadas a especialistas. Para isso, o Ceará dispõe de verdadeira seleção de engenheiros, agrônomos, administradores, economistas, médicos, urbanistas, etc.

NOME DE PESO

 Cresce o nome da governadora Izolda Cela, para assumir o Ministério da Educação no governo a ser iniciado. Além de outras recomendações de políticos e educadores, a presidente do programa ”Tudo pela Educação”, Priscila Cruz, coloca a professora cearense na ponta da lista dos mais competentes, e que tem uma folha de serviço que conseguiu colocar o Ceará entre os mais ranqueados para esse setor. O ponto forte de Izolda é a Educação Infantil, crucial para a Educação de Adultos, de que o país carece.

CULTURA

 Uma das pastas mais importantes para o Ceará, assim como para o país, é a da Cultura. Daí, a grande responsabilidade no caso da escolha do seu futuro titular. Na visão do ex-deputado Eudoro Santana, essa Secretaria terá que colocar a Cultura do nosso Estado à altura da Cultura de todos os demais estados.

FILHA DE PEIXE

Embora o governador eleito, Elmano de Freitas tenha evitado antecipações de nomes, o nome mais comentado para a Secult é o da jovem pouco conhecida Luíza Cela, filha da governadora Izolda, que não era tão conhecida, mas chegou aonde chegou.

NOTÍCIA VAZIA

 O Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP continua na ponta entre os grandes do país. Como resposta a um boato de estremecimento no caso da parceria internacional com o Porto de Roterdã – Holanda, o Pecém recebeu da AUTAQ27 a classificação de um dos três melhores portos do país.

GIGANTISMO DO PECÉM

A população em geral, incluindo grande parte da imprensa, não tem conhecido de perto o gigantismo das empresas no Pecém instaladas e a movimentação de carga e descarga. O Pecém, só perde para Santos e Paranaguá. E isso, por enquanto.

BRIGA PREJUDICIAL

 Enquanto se desenvolvia o estremecimento político da família Ferreira Gomes, que terminou em “racha”, muitos não atentaram para outra realidade, ou seja, quais os políticos aliados deles terminariam prejudicados. Um dos casos mais lamentáveis foi a não reeleição do deputado Leônidas Cristino, que termino perdendo na Princesa do Norte nada menos do que 24 mil votos, com o que o deixou sem mandado em 2023, vítima das voltas malucas que a política dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...