segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

PRETO NO BANCO - Coluna da semana

 

                                       SURPRESAS DA POLÍTICA

            Em meio aos muitos temas relacionados com o próximo pleito eleitoral de Fortaleza neste ano, permanece em discussão nos meios políticos a surpreendente declaração, feita há duas semanas, pelo presidente regional do PT, Antonio Filho, Conin, em que ele acena para uma possível aliança ente o PT e o PDT,  “se quisermos a certeza de ganhar a eleição”. Trata-se de uma posição também defendida por outros petistas e pedetistas inconformados com o desastroso rompimento entre esses partidos em 2022.

As decisões desastrosas de como Ciro, Roberto Cláudio, André Figueiredo e outros repercutem ainda nesses dois partidos desde 2022. Com certeza, um dos motivos que levam o presidente petista Conin a defender essa sugestão, é a preocupação com as manobras de comandos e de lideranças bolsonaristas no sentido de fazer do pleito municipal deste ano mais um confronto entre Bolsonaro e Lula. Conin sabe muito disso, inclusive, sobre o direito de PT e PDT desejarem o governo da nossa capital, que ambos os partidos, juntos, já governaram.

O presidente Conin, ao formular essa sugestão, é claro que não se refere a uma parceria com o PDT estadual, que se acha desorganizado, com problemas internos, que geraram a perda da esmagadora maioria de suas lideranças e parlamentares. Se por uma reviravolta dessa natureza chegasse a ser retomada a antiga aliança seria necessário um complexo processo de entendimentos, diante da realidade de que o PDT da capital já tem o seu candidato, enquanto o deputado Evandro Leitão é o favorito entre lideranças como Camilo Santana e Elmano de Freitas.

CURTO CIRCUITO

INTRANQUILIDADE

Embora a renovação da coligação PT–PDT pareça ser um tanto remota, quem tem mostrado não estar tranquilos são as lideranças bolsonaristas porque isso ocorrendo estariam unidas todas as força entre os dirigentes partidários, na Câmara Municipal e nos bairros.

INTRANQUILIDADE II

De qualquer forma, um ponto é indiscutível: uma nova coligação entre esses partidos, que já comandaram Fortaleza e o Estado seria fatal às pretensões dos bolsonaristas da capital, que já se preocupam com as dificuldades para um candidato único dessa tendência.

NOVOS NOMES

 O eleitorado, pelo que se ouve nos programas de Rádio e de TV, começa a cobrar por novos nomes para a Câmara Municipal de Fortaleza.  De acordo com essas cobranças de renovação, o que aquela Casa do povo mais está necessitando é de futuros vereadores menos populistas e mais preparados para o cargo, diante da posição de Fortaleza como a quarta capital do país. Diante dessa nova realidade, é chegada a hora de os partidos terem mais autoridade para escolher os melhores nomes, e não os mais popularescos.

ELEITOR BUSCA NOVIDADE

 O pleito deste ano para a Prefeitura Municipal de Fortaleza, segundo os mais atentos analistas, irá ser caracterizado pelo comparecimento de um eleitorado muito mais exigente do que em outros pleitos. Cansado da repetição de políticos que vivem de reeleições, esse eleitorado vai observar de perto todos os candidatos, e muitos pré-candidatos já têm consciência dessa situação.

EVANDRO É MODELO

 Segundo tem sido destacado na imprensa política, inclusive do Sudeste e Distrito Federal, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, pode ser apontado como o modelo especial para uma renovação política, tendo em vista a maneira como ele conquistou as posições até agora conquistadas, mesmo sendo um político jovem, e de carreira crescente e evolutiva, além de jamais ter sido atingido por críticas sérias, até mesmo de parlamentares de oposição, que jamais escondem sua admiração por ele.

SECA E SAÚDE

 Por ocasião de reuniões com seus secretários, ou mesmo dos deputados e prefeitos, o governador Elmano de Freitas tem feito questão de enfatizar as suas maiores prioridades, nos entendimentos diretos com o presidente Lula. Para ele, será fundamental manter o Estado devidamente preparado para o caso de uma estiagem séria, ao mesmo tempo, ele destaca a urgência de se estabelecer um esquema de segurança pública capaz de devolver Ceará a condição de Estado pacífico e de gente trabalhadora e digna que sempre teve.

REUNIÕES E AUDIÊNCIAS

 Entre as renovações inclusas nos ritos do governo do Estado pelo governador Elmano, uma delas, que já é destaque e modelo até diante de outros estados, é a abertura das reuniões com o Secretariado, para que a população tenha acesso. Desse modo, e como destacava o deputado Romeu Aldigueri (sem partido) líder do Governo, essas reuniões poderão assumir as condições de Audiências Públicas, já que todas são do interesse direto de toda a população.

RECUPERANDO O PSDB

 Está mais do que certo o novo presidente estadual do PSDB, Élcio Batista, ao buscar a recuperação das forças do partido tucano no interior, como na Região do Cariri, onde a sigla mantem grandes lideranças. O mesmo ocorre em relação à Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro, locais onde lideranças se mostram dispostas a novamente entrarem em ação para a recuperação da grandeza do partido. Em juazeiro tenta atrair o prefeito Glêdson, e em Crato deixou pré-lançada a candidatura de Lucas Brasil, jovem liderança tucana.

”TRATOR” BOLSONARISTA

 Não é nada impossível que o ex-presidente Jair Bolsonaro já esteja arrependido da “corda que tem dado no seu fanático admirador deputado André Fernandes, que termina se constituindo numa ameaça aos demais pré-candidatos bolsonaristas Prefeitura de Fortaleza. A cada dia, este vem agindo de forma a “tratorar” quem estiver à sua frente, como se os demais do PL inexistissem. Em consequência disso, não será novidade se o comportamento dele não terminar devolvendo ao PL a insignificância antiga. 

COBRANÇA

Advertências “lá de cima” aos dirigentes e lideranças do PT de Fortaleza, assim como do interior do estado: o comando nacional está cobrando o máximo de empenho para uma vitória indiscutível de grande importância a ser conquistada em Fortaleza. Isso porque, segundo eles são conscientizados, o PT nacional tem como objetivo eleger os prefeitos de João Pessoa, Natal e Fortaleza, na região do Nordeste em que Lula venceu em todos os estados. Entretanto, sem alianças com partidos de peso isso será pesado desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...