segunda-feira, 4 de outubro de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                                      VÍCIOS QUE PERMANECEM

         No final da semana, o experiente deputado estadual, Antonio Granja, do PDT, exprimia o que, segundo ele, é uma preocupação recorrente, em relação ao pleito de 2022, não só entre futuros candidatos, ou a donos de mandatos federais ou estaduais, ou seja, as dificuldades que todos eles estão antecipadamente vislumbrando sobre os custos da campanha. Segundo o parlamentar, além de outros problemas conhecidos, o maior deles permanece, e cada vez mais ameaçador para qualquer candidato: o vício crônico dos chamados cabos eleitorais, que se julgam insubstituíveis.

         Essa dificuldade, que já tira o sono dos políticos em busca de mandatos, ou da sua reeleição, mudou de nome, já que esses “campeadores” de votos passam a ser chamados de “vaqueiros do voto”. Conforme já se tem conhecimento através de muitos políticos, o “passe” dessa turma de negocistas eleitorais, mais do que dobrou, e promete ser o pesadelo de muitos políticos. Conforme é denunciado, o mínimo que alguns “vaqueiros” já começam a cobrar é um carro, com que possam percorrer os municípios e distritos. Quem não puder oferecer tal pedido, pode ficar sem os seus caçadores de eleitores.

         Ainda bem que o Ministério Público Estadual, com o auxílio da Polícia Federal e a Corregedoria Eleitoral já dão sinais de que a turma da mercantilização do voto não deverá ter boa vida em 2022, inclusive, a partir de agora. Esses órgão públicos, ao agirem em bloco, querem a todo o custo impedir que cabos eleitorais, que deveriam funcionar apenas como simples doutrinadores, sejam usados para comprar votos, sendo que, cada um, seja para deputado federal ou estadual, nunca deverá sair por menos de R$ 150,00 em média. Que os “vaqueiros” de votos vão ganhar carros em outra proteção mais honesta. 

CURTO-CIRCUITO

SINAL AMARELO

 As lideranças bolsonaristas do estado do Ceará, e por extensão, dos estados do Nordeste, sentiram acender um sinal amarelo, por ocasião da sessão itinerante da Assembleia Legislativa na cidade de Itapipoca. Por ocasião daquele evento, o deputado Delegado Cavalcante (do malfadado PTB) elevou a voz em defesa da administração do presidente Jair Bolsonaro. Foi quando teve que ouvir sonora vaia, numa demonstração de que a reeleição do presidente, se fosse depender do eleitorado do interior do Ceará jamais ocorrerá.        

ACERTANDO

 Se o Senado Federal tem cometido alguns erros característicos do nosso sistema políticos, uma medida ali tomada deverá representar mais um dos bons momentos daquele parlamento presido pelo senador Rodrigo Pacheco. No final da semana, aquela Casa do povo acolheu, para debater e aprovar, uma lei que torna nacionalmente obrigatória a exigência do Passaporte Vacinal, que Bolsonaro e seus aduladores, inclusive do Ceará, detestam. Sendo assim, mesmo que a matéria seja vetada, o presidente Pacheco assegura que o veto será derrubado. Será grande exemplo do Brasil para o mundo.

O ORÇAMENTO E O POVO

  O governador Camilo Santana enviou para a Assembleia Legislativa a mensagem contendo a Proposta Orçamentária de 2022, dessa vez acrescenta uma novidade: a matéria será debatida em todas as macrorregiões do estado, pelos deputados da Comissão de Orçamento, ocasião em que a população, através de seus líderes e representantes, deverá apresentar propostas de interesse de cada região. Para o presidente do Legislativo Estadual Evandro Leitão, cada região tem suas necessidades específicas.

MEDIDA ATRASADA

 Depois de sofrer pesada pressão de instituições ligadas à Educação, eis que o Ministério da Educação passa a mobilizar todos os municípios do país, segundo alega, para uma repactuação para dar continuidade, ou conclusão de obras educacionais paralisadas, inacabadas. O problema, conforme denuncia o senador Tasso Jereissati (PSDB), é que, para a referida repactuação, o Ministro Guedes, da Economia, já acena com a redução de recursos do FNDE, o que deixará a descoberto milhares de prefeituras pobres.

O BOBÃO DA CORTE

 Ainda repercute nacionalmente o espetáculo circense representado pelo milionário empresário bolsonarista Luciano Hang. Afogado em processos de várias naturezas, mas “escorado” no presidente Bolsonaro, ele transformou a CPI da Pandemia num picadeiro, e sob os aplausos da bancada governista, muitos dos quais eleitos com o dinheiro do dono da Amazon. Hang, assim como outros podem estar brincando com fogo, diante da situação a que serão expostos, tendo em vista que o Relatório final da CPI deverá representar um dos maiores rosários de crimes contra a Nação brasileira.

                        UMAS & OUTRAS

PRÉ-INSCRIÇÕES

A partir deste mês, as escolas Educar Sesc em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral abrem pré-inscrições para o ano letivo de 2022. Serão  ofertadas novas vagas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e também o Pré-Universitário. Quem estiver interessado é só preencher o formulário disponível no site do Sesc Ceará.   

PRORROGAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará prorrogou, até 30/11, as diretrizes de funcionamento daquela Corte de Contas. A ação faz parte do Plano de Retomada das Atividades Presenciais no órgão, e publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE-TCE/CE), de acordo com a Portaria nº 457/2021.

REJEIÇÃO

Projeto que revoga a Lei de Prisão Temporária.  Também foi rejeitado o PL que tramita em conjunto e estende o prazo da prisão temporária a até dez dias, sem prorrogação. Atualmente, a prisão temporária tem prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco dias.

RETORNO

Depois de cumprir isolamento de 12 dias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga está de volta ao Brasil. Chegou na manhã desta segunda-feira (04),      mas, antes, obedecendo as determinações, fez novo teste de covid-19 nos Estados Unidos, recebendo resultado negativo.     Queiroga desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), e deve chegar a tarde em Brasília.          



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...