quarta-feira, 20 de outubro de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

           Tasso e o PSDB ressuscitado

         Uma das notícias políticas mais importantes e surpreendentes do final da semana teve a ver com o senador Tasso Jereissati, nome maior do PSDB-CE e uma das lideranças mais respeitadas desse partido no país. Na verdade, enquanto muitos políticos já lamentavam uma possível retirada daquele líder político das atividades político-partidárias, eis que ele, durante reunião fechada com seleto grupo de tucanos, anunciou que deverá se organizar para assumir, e com toda a força, a tarefa de recompor e de reorganizar o PSDB, dando-lhe condições para poder retornar ao poder no Ceará, como em passado recente sob sua liderança.

         Como prova de que não está blefando, nem tentando dar motivação aos tucanos que andam meio desmotivados, Tasso já advertiu o seu primeiro suplente de senador Chiquinho Feitosa, do DEM, para que este assuma a sua cadeira, da qual ele deverá se licenciar em dezembro, por quatro meses, inicialmente. Essa licença, segundo Tasso, será utilizada para que inicie uma peregrinação política por todos os 183 municípios do interior, acompanhado das principais lideranças do partido que permanecem motivadas e em atividade. Com isso, segundo ele, será confirmado que o PSDB é ainda uma força viva.

         Para quem tem acompanhado a carreira política de Tasso, não resta nenhuma dúvida de que ele deve ter reconhecido que deveria ter-se empenhado pessoalmente muito mais, ao invés de comandar o importante e ex-grande partido. Para ele, o PSDB ainda mantém excelentes lideranças no interior, o que comprovou a sua estupenda votação em 2014, quando retornou ao Senado Federal. Tasso deixa claro que aproveitará a campanha pela indicação do governador Eduardo Leite para candidato ao Planalto, para mostrar que o PSDB tem tudo para reconquistar a sua força, desde que todos os tucanos acreditem nisso.

            CURTO - CIRCUITO

CLIMA AGRAVADO

 Por mais que os “bombeiros” do PT e do PDT venham se esmerando para amenizar os choques e desencontros causados pela língua solta do ex-ministro Ciro Gomes contra Lula e o PT nacional, essa chapa só tende a esquentar cada vez mais. Em Crateús, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Diassis Martins, chegou a chamar Ciro de “patife, que vive mergulhado na lama, e tenta atrair para essa lama o ex-presidente Lula”.  Ou seja, o PT continuará dividido entre os que aceitam Ciro como aliado, e os que querem ver a caveira do estouvado e explosivo político sobralense. 

PROLE DE DESEQUILIBRADOS I

Definitivamente, como adverte o veterano jornalista Fernando Mitre, da TV Band, o Brasil se encontra nas mãos de um presidente desequilibrado e desinformado, e que tem a colaborar com ele uma trinca de filhos que não ficam atrás.

PROLE DE DESEQUILIBRADOS II

Um dos filhos de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, ignorando que o pai é o responsável pelo óbito de mais de 600 mil vítimas da COVID-19, acusa os senadores da CPI da Pandemia, de “desrespeitar” as famílias dessas vítimas, ao explorarem publicamente essa situação. O quarteto Bolsonaro, com seus crimes, é o “recheio” do Relatório da CPI.  

PROGRAMA INCLUSIVO

 A Assembleia Legislativa do Ceará, por iniciativa do seu presidente, deputado Evandro Leitão (PDT),, acaba de criar um programa inédito em todos os legislativos estaduais do país. Trata-se do programa de acesso de jovens excluídos do estado, não só nos cursos preparatórios para o ensino superior, como também para as vagas de trabalho a serem oferecidas por empresas parceiras desse projeto.

COORDENAÇÃO

O programa que deverá ser coordenado por Evandro, poderá, no entanto ser coordenado por outro deputado, como é o caso do deputado Salmito Filho (PDT), presidente da Universidade do Parlamento.

GESTÃO “TRAVADA”

 Conforme se consegue observar nas movimentações políticas na Câmara Municipal de Fortaleza, a administração do prefeito José Sarto começa a registrar algumas dificuldades, não em relação aos vereadores da oposição, mas, principalmente, em relação aos parlamentares que formam a grande bancada governista.

DIFICULDADE

Sobre a administração Sarto, o vereador tassista Jorge Pinheiro (PSDB), componente da bancada situacionista, diz que a gestão de Sarto está “travada”, ante a dificuldade que muitos vereadores, e até mesmo secretários têm para ser recebidos pelo prefeito. Para Pinheiro, urge reverter essa incômoda situação.  

FUSÕES AOS MONTES

 Bastou o DEM e o PSL forjarem a “União Brasil”, em menos de 24 horas surgiram mais quatro desses agrupamentos partidários. Estes volvem 11 dos partidos. Somando 116 deputados federais e 12 senadores reúne PP, PL e Republicanos, para onde iria Bolsonaro. Aproximam-se ainda MDB, Avante e Solidariedade, com 55 deputados. O detalhe: Paulinho, presidente da Solidariedade, tenta atrair para esse grupo o PDT.

MAIS FUSÕES

Lideranças do Cidadania, Rede e PV também estudam uma fusão. No campo mais à esquerda, o PCdoB e o PSB estudam os primeiros passos. Outras tentativas de federações, com certeza deverão surgir, até porque ainda restam 90 dias para os registros no TSE.

SUMIDOURO DE NANICOS

 Um detalhe positivo das fusões ou federações partidárias, é que muitos dos nanicos inúteis, pelo menos 20 deles, serão absorvidos e sumirão. Num Brasil onde campeiam 35 partidos em atividade, mais fusões surgirão. O que se comenta é que nenhuma sigla média ou pequena cairia na esparrela de marchar solitária, o que retiraria muitos delas do mapa político.

FAZENDO HISTÓRIA

Talvez até sem querer, o Congresso Nacional, ao aprovar as federações, contra a vontade do presidente Bolsonaro, vá entrar para a História por ser o responsável por uma matéria que eliminou um monte de inutilidades partidárias.

    UMAS & OUTRAS

TERRORISTA SOBRALENSE

 O ministro Alexandre de Morais, do STF, determinou a prisão domiciliar do jornalista cearense Welington Macedo, de Sobral, acusado de praticar atos antidemocráticos através da Internet no dia 07 de setembro, fazendo coro às estripulias do presidente Jair Bolsonaro.

TORNOZELEIRA

Por conta da gravidade das proposições dele, Welington Macedo terá que usar tornozeleira eletrônica, além de permanecer praticamente isolado de qualquer atividade social e política, e também afastado de locais onde haja repartições como ministérios, secretarias e sedes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

CEARÁ LIDERANDO  

 O Ceara, segundo afirma o governador Camilo Santana, caminha para se tornar líder nacional na produção e distribuição de energias limpas, contribuindo para a batalha mundial contra a poluição da natureza. Nesse sentido, ele assinou protocolos para a produção de Oxigênio Verde com quatro grandes empresas: Eneva, Diferencial, Hytron e H2Helium. O alvo é atrair grandes empresas nacionais e internacionais, para uma atividade que não oferece nenhuma ameaça de perda de recursos, já que visa substituir combustíveis e energias deficitárias

MENOSPREZO EQUIVOCADO

 Assumindo uma atitude frontalmente contrária àquela assumida pelo ex-ministro Ciro Gomes, de apoio a uma força oposicionista de centro-esquerda, uma terceira via forte e competitiva, o ex-presidente Lula simplesmente menospreza essa possibilidade.

INPRATICÁVEL

Para Lula, uma terceira via se torna impraticável, entre outros motivos, devido aos desencontros e da ganância dos partidos e de lideranças que se propõem a formarem essa tendência. O problema é que todos os partidos são gananciosos, e Lula precisa se conscientizar de que, se houver uma terceira via bem coordenada, ele dança e também Bolsonaro.

PUNIÇÃO

A deputada Bia Kices, do PSL, presidente da CCJ da Câmara dos Deputados, e reconhecida como a bajuladora maior do presidente Bolsonaro, em sua mais recente presepada, apresentou uma PEC para que seja aumentado de 11 para 15 o número de ministros do STF. Com isso, Bolsonaro, se eleito fosse, poderia lotar o STF de ministros seus indicados e protegidos. Bia desconhece que a Corte Suprema dos EUA, por exemplo, só tem 09 membros.

PROTEÇÃO ANIMAL

 Mais do que oportuna, e muito aplaudida em todo o estado a atitude do deputado Audic Mota (PSB), ao propor projeto para criação do Conselho Tutelar de Proteção aos Animais. Para ele, com o crescimento não só da população de animais domésticos, como também daqueles que foram abandonados por conta da pandemia, cresce a quantidade de animais carentes de proteção, sem se falar naqueles que são ameaçados por gente perversa e desumana. O referido Conselho, segundo ele, deverá ser implantado em todos os 184 municípios e terá todo o apoio do Governo do Estado e do MPCE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...