segunda-feira, 11 de outubro de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                            DISCURSO FANÁTICO

         Segundo o Observatório Legislativo, não há um espetáculo menos atrativo no Brasil do que se ouvirem os discursos de parlamentares, apoiadores fanáticos do governo do presidente Jair Bolsonaro. Mas, o pior de tudo, segundo os observadores e analistas que cobrem as casas legislativas do Brasil, incluindo Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, é a maneira fanática com que os bolsonaristas, mesmo diante dos fatos mais inegáveis da péssima qualidade desse governo, se desmancham em elogios ao presidente, e, sem remorsos demonizam aqueles que, com todas as razões, criticam o que vem sendo feito.

         O mais lastimável é que, em meio a essa leva de apoiadores apaixonados, além de políticos medíocres e mal intencionados, ainda se encontram cidadãos que, de posse de mandatos legislativos no passado, foram reconhecidos como bons parlamentares. Os exemplos são muitos, com destaque na Assembleia Legislativa do Ceará, onde deputados como o Delegado Cavalcante (PTB), que ganhou destaque em seu primeiro mandato, como profissional policial quando defendeu incontáveis bons projetos destinados não só a melhorar as condições dos policiais, como também da melhora da Segurança Pública.

         Numa prova de que, neste seu retorno à Assembleia Legislativa, e agora no desmoralizado PTB, Cavalcante chegou a irritar a maioria dos deputados, e decepcionar a imprensa política, ao cobrir de louvores o primeiro ano de governo de Bolsonaro, como que ignorando todos os males que esse desgoverno conseguiu acumular, superando em ruindade todos os presidentes e demais gestores internacionais. Alegando ser bolsonarista de “carteirinha”, ele ainda se une a André Fernandes e Soldado Noélio e outros da pequena bancada bolsonarista, para acusar a oposição de prejudicar essa “maravilhosa” administração.

               CURTO CIRCUITO

INIMIGO DA CIÊNCIA

 O presidente da República, Jair Bolsonaro, que parece comprazer-se em colecionar más qualidades, condenáveis e dignas da repulsão da sociedade, confirma mais um desses seus pecados mortais, ao levar a sua bancada na Câmara dos Deputados a aprovar a retirada do Orçamento, de R$ 565 milhões do setor de pesquisas científicas. Diante disso, senadores apoiadores do desenvolvimento científico, preparam-se para desfazer essa ação vergonhosa, em que um governo foge da ciência, enquanto outros países se desdobram pelo desenvolvimento do setor que faz o mundo avançar.

PARA SALVAR VIDAS

 Segundo informação oriunda do Crato, a Universidade Regional do Cariri – URCA, deverá virar referência nacional, por conta do projeto a ser posto em prática pela Faculdade de Medicina,  visando a integração do ensino médico com o Serviço de Saúde Pública prático, o que deverá representar não só um avanço para o ensino, assim como para os próprios futuros médicos. Com essa inovação, o Cariri passará a contar com um notável avanço nos cuidados preventivos com a saúde da população.

SESSÕES ITINERANTES

 Para o deputado Audic Mota (PSB) a Assembleia Legislativa tem tido grandes avanços implantados pelo presidente Evandro Leitão, em relação às Sessões Itinerantes realizadas nas macrorregiões do estado. Isso porque, além das sessões planárias, ocorrem também as reuniões de Comissões Técnicas e, o que é mais importante, a presença da Casa no interior não se resume ao dia da sessão, mas é ampliada para mais dois dias quando são oferecidos importantes serviços sociais à sociedade, principalmente nos campos da arte e da Saúde Pública. 

ÓRFÃOS DA PANDEMIA

 Segundo cálculos do Ministério Público Federal, com o apoio dos MPE, o Brasil herdou, até o momento, nada menos do que 120 mil órfãos da pandemia do coronavírus, entre crianças e adolescentes, sendo mais de 6 mil só no Ceará. Tal situação, conforme defende o deputado Guilherme Sampaio, do PT, caberá ao Poder Legislativo Estadual do Ceará encabeçar, em nível de Nordeste a aprovação de projetos destinados ao socorro a esses órfãos da incompetência federal.

LULA, O CONSELHEIRO

 Para quem acompanha as relações entre o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-presidente Lula da Silva, estas, a despeito da maneira áspera como Ciro tem tratado o PT, ainda continuam num clima de espera, em relação ao pleito presidencial de 2022, quando, queiram ou não, esses dois líderes terão que unir suas forças, se quiserem livrar o país do bolsonarismo.

INTEMPESTIVO

Para Lula, as vaias a Ciro no Rio e São Paulo só têm a ver com as agressões intempestivas de Ciro. Diante disso, segundo Lula, “quando Ciro pensar antes de falar, é que as coisas irão melhorar para ele”.

“VIVEIRO DE DENGUE”

O deputado Heitor Férrer (SOLIDARIEDADE), segundo afirma, não consegue tirar da memória o desastroso projeto do Acquário de Fortaleza, malfadada ideia do governador Cid Gomes. Para ele, se não fosse aquele “viveiro de dengue”, o governo teria R$ 320 milhões com que alimentar e tratar de centenas de milhares de pessoas, principalmente crianças, vítimas da pandemia e seus desdobramentos. O ideal será mandar em frente os destroços daquele projeto.

ENDOIDANDO

 Lideranças do DEM e do PSL, da capital e do interior do Ceará vivem momentos de grandes dúvidas e incertezas, depois de ter vindo à tona notícia da formação da federação partidária unindo esses dois partidos. Trata-se de uma fusão destinada a “endoidar” os membros e apoiadores dessas duas siglas. Isso porque, como já era público e notório, esses dois partidos estão situados em terrenos bastante opostos.

AFASTAMENTO

Confirmada essa junção DEM/PSL, muita gente boa do DEM, que apoia o governador Camilo Santana, não vai se misturar com a turma do PSL, que faz oposição radical ao chefe do Estado.

                        CURTO CIRCUITO

VARREDURA

E atenção, porque vem aí uma varredura que poderá deixar sem mandato cerca de 500 vereadores no interior do Ceará. Isso, em consequência de rigorosa ação da Justiça Eleitoral, à frente o TSE e a Polícia Federal para que sejam anuladas chapas inteiras de alguns partidos que, alegando cumprir cotas de candidaturas femininas, transformaram centenas de mulheres em “laranjas” para beneficiar candidatos masculinos.

DEMORA

A demora na anulação dessas chapas, segundo os responsáveis por elas se dá em consequência das grandes complicações para fiscalizar município por município no Ceará.

BOM EXEMPLO I

É em momentos de grandes contratempos para toda a sociedade, que se pode avaliar o valor de determinadas grandes empresas. Um exemplo digno de todos os elogios é dado pelos Supermercados G. Barbosa, empresa originária de Sergipe, e que cresce em toda a região, sendo destaque pela maneira humanitária como contribui para aliviar as necessidades de vitimados pela pandemia.

BOM EXEMPLO II

Agora mesmo, a G. Barbosa adere ao belo projeto “Mesa Brasil”, destinado a alimentar famílias famintas. Exemplo digno de ser seguido por todas as grandes empresas similares, inclusive do nosso Estado.

NÃO “COLA” I

 Para deputado o Leônidas Cristino, do PDT-CE, não “cola” essa repentina “santidade” do presidente Jair Bolsonaro, ao se reaproximar do STF e demais instituições democráticas do Brasil. Como o país inteiro tem acompanhado ao longo do governo bolsonarista, ele não tem feito outra coisa a não ser atacar ministros e outras autoridades.

NÃO “COLA” II

No STF, onde Bolsonaro decidiu depor sobre crimes  de que é acusado, os ministros já atacados por ele, já entenderam a malandragem. É medo do venenoso relatório da CPI da Pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...