segunda-feira, 24 de julho de 2023

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

                               AVANÇOS DESLEAIS

         O senador Cid Gomes, à frente do PDT-CE encara barreiras difíceis de superar, o que vai exigir dele todo o seu talento, tendo que rearrumar o partido, desarrumado pelo mano Ciro e amigos. Ele vê partidos ex-aliados e "aliados" agindo como esfomeados numa série de tentativas para aliciar os 66 prefeitos pedetistas, eleitos graças à sua competência, quando "invadiu" o interior “vendendo” um partido sem muita tradição no Ceará. Ele sabe que aliciadores não têm o apoio de dos petistas Elmano de Freitas e de Camilo Santana. 

         Agora, as informações e queixas chegadas à Assembleia Legislativa e ao Palácio da Abolição, assim como aos órgãos de comunicação, estão repletas de dados sobre os avanços de petistas e de outros aliados sobre prefeitos e Prefeituras, conquistadas pela dinâmica do trabalho praticamente do senador cearense.  Não é isso que Camilo e Elmano desejam, sabendo eles que com os 80% do PDT que os apoia representa uma garantia de uma campanha de 2024 com a certeza de assegurar a eleição para a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

         Dito isso, resta saber até que ponto anda a lealdade dos prefeitos, vereadores e lideranças em relação ao PDT de Cid, e o que resta de líderes ao PDT de Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Isso, tendo em vista a certeza de que o PT, sem esse partido como aliado poderá correr sérios riscos, mesmo tendo o poderoso apoio do presidenete Lula da Silva a respeito da situação. Acresça-se a isso outro detalhe notado por petistas sensatos, ou seja, a indagação a respeito de como andará o nível de popularidade em 2024.

                                CURTO CIRCUITO

MOSTRANDO PRESTÍGIO

 Em mais uma demonstração de prestígio, a  família Aguiar levou para Tauá o ministro Welington Dias, do Desenvolvimento Social, a convite da prefeita Patrícia, que lançou projeto modelo, o Termo de Cooperação Tauá Solidário. O próprio ministro reconheceu ser aquele um modelo de iniciativa capaz de melhorar os setores sociais de qualquer município do Nordeste, onde muitas gestões são prejudicadas à falta de solidariedade entre os setores de que depende a sociedade. 

DESENVOLVIDAS E MAL-AFAMADAS

 No Brasil é assim: enquanto as cidades de Caucaia e Maracanaú, administradas por Vítor Valim e Roberto Pessoa, se destacam como as que mais avançam no Ceará, outro aspecto surge para deslustrar essa condiçao altamente elogiável. Trata-se do nível de violência e de criminalidade que parace acompanhar o crescimento das duas metrópoles da Região Metropolitana de Fortaleza. É triste ler-se no Anuário Brasileiro de Segurança Púbica, que estas estão entre as 50 mais violentas do país.

APOIO A PROJETO

 A criação, pelo governador Elmano de Freitas, da Secretaria de Proteção Animal, que alguns julgam apenas uma estratégia para garantir o apoio total do PSD ao Governo, está merecendo o apoio de todas as pessoas consultadas sobre o assunto. Seria um exemplo para todo o país, de um projeto destinados aos animais domésticos, cada vez mais tidos como boa companhia para pessoas e para famílias. O deputado Célio Studart foi talhado para a pasta. Vale saber se o Orçamento .

CULTO, MAS BOQUIRROTO

         O ex-ministro Ciro Gomes, com toda a sua cultura e inteligência reconhacidas no Brasil e além fronteiras, não consegue mesmo evitar exageros verbais que o têm prejudicado em quatro campanhas presidenciais, o que abala até mesmo a posição dos seus admiradores. O mais recente caso foi ele tachar o ministro Camilo Santana de "sem escrúpulos para chegar ao poder". No seu estilo, Camilo apenas afirmou que a sua missão é cuidar da Educação, um dos setores mais falhos do país.

NOVOS RUMOS DE YURI

 Não deixou da causar um justificado alívio para o mundo político do Ceará o desfecho relativo às ameaças que pairavam sobre o deputado federal Yuri do Paredão, que, por discordar de determinadas atitudes do PL, virou o alvo preferencial dos bolsonaristas mais fanáticos, como o seu coestadano André Fernandes, que se desdobraram pela sua expulsão. Isso terminou não ocorrendo, podendo ele agora adotar o partido com o qual tenha verdadeira identificação.

PUNIÇÃO MERECIDA

Merece o apoio de todos os milhões de mulheres brasileiras que, temendo represálias e injustiaças, têm se mostrado temerosas de ingressar na carreira política. Pois, agora, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Federal determinam campanha nacional para a punição severa, inclusive, com extinç a dirigentes partidários acusados de praticar qualquer ato de violência ou de política de gênero contra mulheres  que venham a disputar cargos eletivos. A punição poderá acontecer até com extinção de partidos. 

GRANDE CONCENTRAÇÃO

 Lideranças políticas, empresariais e educacionais do Planalto da Ibiapaba já se preparam para a reaização do lançamento do PPA Participativo naquela região, quando ali estarão o governador e todo o secretariado, além da vice-governadora Jade. Além da defesa de grandes projetos para o agronegócio e, principalmnte, do turismo. Deverá ser tema de destaque também o problema limítrofe com o Estado do Piauí, que gera preocupações a centenas de milhares de habitantes.

OLHO GRANDE

 O presidente Lula continua sentindo o peso de precisar dos centristas na sua base política na Câmara dos Deputados. O faminto grupo do "centrão", para aliar-se ao Planalto, está exigindo que a Funasa, seja inclusa entre os "agrados" que pretende ter direito, devidamente reestruturada e moralizada. Para isso, Lula já nomeou para a superintendência provisória o médico Alexandre Ribeiro Motta, para corrigir o enorme cabide de empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...