terça-feira, 4 de julho de 2023

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                                               Sacrilégio do filhote

            Entre os inúmeros desdobramentos relacionados com o processo de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, como se nada faltasse para engrossar a onda de absurdos, seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), simplesmente, comparou o processo contra o pai ao processo contra Jesus Cristo, equiparando o pai ao Salvador do Mundo. Ele devia se lembrar do que ocorreu com a banda "The Beatles" depois que um dos cantores disse ser aquele grupo "mais popular do que Jesus Cristo". Eduardo, que já é ignorante em política deveria tomar algumas aulas de catecismo de Michelle, que é evangélica. O que não cremos dar resultado.

            O sacrilégio de Eduardo não passa de um espelho do que ocorre com a mentalidade dos bolsonaristas mais fanáticos, que permanecem crentes na retidão dos atos de Bolsonaro. Tal mentalidade se estende, inclusive, aos dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral que, em seus votos, mesmo reconhecendo erro de Bolsonaro na reunião "aberrante" com um grupo de embaixadores acham que aquela cena nada teve de grave. Para azar de Bolsonaro, e para o bem de milhões de brasileiros, outros cinco ministros, respeitadores da Constituição da Repúbliva e das instituições democráticas não pensam assim.

            Conforme recomenda o ex-ministro Joaquim Barbosa, do STF, os conteúdos dos votos dos ministros que votaram pela inelegibilidade deveriam servir como matérias para aulas nas Faculdades de Direito, por se tratarem de peças do mais alto nível, com todas as condições para enriquecerem os conhecimentos jurídicos dos acadêmicos, assim como dos seus professores. Além disso, as peças apresentadas naqueles votos serão valiosas contribuições para que dirigentes partidários e políticos em geral passem a reconhecer que a Justiça permanece como a mais precisa arma da sociedade contra os maus políticos.

CURTO CIRCUITO

CHEIRO DE FISIOLOGISMO

 Pelo que foi observado na recente reunião do PSDB estadual, convocada pelo novo presidente Élcio Batista, e que foi destinado a rearrumar as linhas do partido para 2024, o senador Tasso Jereissati, que ainda é a mais importante liderança do partido, deixou claro que não apoia muito a presença do PSDB no governo de Elmano de Freitas. Pelo que foi exposto ele comparou esse apoio a ato de fisiologismo. A palavra de Tasso é digna de atenção do PSDB nessa batalha para se reerguer

REUNIÃO IMPORTANTE

No último dia 2, todos os titulares das Secretarias da Fazenda do país foram convocados para uma reunião com o deputado Aginaldo Ribeiro, relator do arcabouço fiscal, com o firme objetivo de defenderem medidas capazes de ampliar os recursos para o Fundo do Desenvolvimento Regional. Para eles, o bolo de R$ 40 bilhões para os Estados está longe de ser o suficiente para compensar as perdas na crise econômica pós a pandemia. O alvo, segundo eles, é aumentar os recursos para R$ 75 bilhões, como saída para aliviar o sufoco de quase todos os estados.

PRESIDENTE ANTI-MESSIAS

A deputada Luizianne Lins (PT-CE), empenha-se numa cerrada campanha de mobilização da opinião pública para que os demais processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro sejam imediatamente colocados em pauta, tendo em vista a gravidade das denúncias neles contidas. Para ela, nenhum presidente errou mais do o Messias.

HOMENAGEM AO DESBRAVADOR  

 Em Sessão Solene, a Assembleia Legislativa homenageou os 50 anos de Fundação da Universidade de Fortaleza, UNIFOR. O centro das homenagens, entretanto, foi o empresário e desbravador Edson Queiroz, cujo sonho de fundar uma grande Universidade tornou-se realidade, sendo hoje uma das modernas do país e presente nos grandes "ranckings" mundiais do ensino superior. A instituição esteve representada pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, e pelo Reitor Randal Pompeu.

UNANIMIDADE QUEBRADA

 Na Câmara Municipal de Fortaleza, foi aprovado um requerimento de autoria do vereado Eudes Bringel, do PDT, propondo a concessão da Cidadania de Fortaleza para o governador Elmano de Freitas, que teve como berço a cidade de Baturité. Para o vereador Eudes, Elmano, tem sido ao longo de sua carreira parlamentar, um sincero defensor dos interesses da sociedade da capital cearense. o único voto contrário foi o do  vereador Inspetor Alberto (PL).

FAZENDO POR MERECER

 As atitudes grosseiras e mal-educadas do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação à quase totalidade das Nações, não poderia ter outro desdobramento a não ser o da imprensa dos principais países em nada lamentarem a punição dele pelo TSE. Sendo assim, as manchetes de publicações como New York Times, USA, CNN, USA, BBC, de Londres, Bloomberg,  Acência Reuters, da Alemanha, e outras apoiaram aquela decisão. A Reuters chegou a advertir que, para a sobrevivência política de Bolsonaro e do bolsonarismo, a saída seria a candidatura da ex-primeira dama Michelle.

PESSOA AMPLIA O PODER

 Segundo analistas políticos, tudo leva a crer que, a despeito do empenho de adversários para enfraquecer politicamente o líder político Roberto Pessoa, a tendência, no momento, é que ele tenha sua força ampliada na Região Metropolitana de Fortaleza.

PRIMEIRO PASSO

Um dos primeiros passos importantes, nesse sentido, foi dado pelo genro de Roberto Pessoa, empresário Ésio de Souza, marido da deputada Fernanda Pessoa (UB), ao fixar domicílio eleitoral na cidade de Pacatuba. O objetivo: a  já confirmada  disputa pela Prefeitura daquele Município,  com a família do ex-prefeito Carlomano Marques.

TRANSPLANTE INÉDITO

A cidade de Ubajara foi palco de um transplante pediátrico de fígado com doador vivo em uma criança de cinco anos. A paciente tratava de uma doença genética grave e, por isso, o  procedimento foi inédito no Ceará. Segundo a plataforma IntegraSUS, da SESA, no Estado, somente agora em 2023, foram realizados 180 transplantes. Destes, 84 foram de fígado, sendo que 75 foram de doadores falecidos e 6 de doadores vivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...