quinta-feira, 29 de outubro de 2020

MPCE DEFLAGRA OPERAÇÃO ANTAGONISTA CONTRA FACÇÃO CRIMINOSA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS

                        A operação tem como objetivo desarticular ação de facção criminosa que vinha agindo em vários municípios do Estado do Ceará, inclusive, Fortaleza.

A Operação Antagonista foi deflagrada pelo Ministério Público do Ceará, na manhã desta quinta-feira (29/10). O objetivo é de desarticular a ação de integrantes de organização criminosa e de grupos armados no município de Morada Nova, com ramificações em Fortaleza e vários outros municípios do Estado. Os alvos dessa operação são suspeitos de vários crimes, frequentemente planejados e consumados. Entre os vários crimes  estão os de tráfico de drogas, associação para o tráfico, integração e promoção de organização criminosa. A operação tem a parceria da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado; da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (COPOL) e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SAP).

Busca e apreensão

A operação tem como objetivo executar 15 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, dentro e fora do sistema penal. Os alvos principais são os municípios de Fortaleza, Morada Nova e Limoeiro do Norte. 

Os mandados estão assim distribuidos:

- Sete alvos no sistema penitenciário; 

- Oito alvos em liberdade, sendo 2 em Fortaleza, 5 em Morada Nova e 1 em Limoeiro do Norte.

 Os documentos foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas.

Inicio da investigação

Segundo o Ministério Público do Ceará, a investigação teve início em 2018, com o objetivo de desvendar as infrações penais realizadas  por grupos ligados a organizações criminosas no Município de Morada Nova, responsáveis pelo tráfico de drogas e outros crimes na região jaguaribana. Iniciou-se a partir de objetos apreendidos em prisões em flagrante, e ampliou-se através de investigações e ações de inteligência. Na oportunidade foi detectada a existência de uma rede composta de associações para o tráfico e organizações criminosas locais, articuladas entre si, com conexão em diversos municípios, e com vínculos com facção criminosa com forte atuação no Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...