segunda-feira, 9 de agosto de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

            

OPERAÇÃO DESPISTE                  

         Uma tática de guerra um pouco superada é a utilização de nuvens espessas de fumaça produzida pelas chaminés dos navios de guerra para despistar inimigos nas guerras marítimas, e criada através de produtos químicos. No Brasil de hoje, “nuvem de fumaça” é uma estratégia que vem sendo utilizada pelo presidente da República Jair Bolsonaro. A referência é ao chamado voto impresso, com o qual o presidente prega a derrubada do voto eletrônico, com que ele, segundo maioria dos analistas, visa  ofuscar o amontoado de denúncias sobre os seus atos insanos, que já custaram mais de meio milhão de vidas

Além de outros motivos, justifica-se a preocupação e o pavor do Capitão presidente, que pela sua incompetência, desequilíbrio e cegueira tem a lhe tirar o sono mais de uma centena de pedidos de “impeachment”  na Câmara dos Deputados, ainda com a sua ida ao Plenário escamoteada e adiada pelo seu ainda protegido presidente Arthur Lira. Essa malandragem, entretanto, começa a ser dissipada, tendo em vista a entrada em cena, e com muita firmeza, dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, assim como do Supremo Tribunal Federal, cuja paciência em suportar os arrufos do chefe da Nação em sua fúria contra ministros e contra as instituições democráticas do país chegou ao fim.

Ainda preocupa, segundo alguns especialistas, a situação de indecisão das Forças Armadas, responsáveis pela defesa da Nação, talvez até por zelo pelos seus generais e outros altos oficiais com cargos importantes no Governo. Entretanto, o Judiciário, responsável pelo respeito à Constituição, mostra ter saído da “retranca”, partindo para uma ação mais enérgica e sem panos mornos. Até hoje, na História Política do Brasil, nenhum governante – imperador, presidente, ou ditador, sobreviveu em suas tentativas de governar acima da Lei. E se Bolsonaro não frear seus atos inconsequentes, terá sua carreira encurtada.

CURTO CIRCUITO

ORÇAMENTO IMORAL

 A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal está cobrando do presidente Jair Bolsonaro, assim como do presidente da Câmara dos Deputados explicações muito detalhadas e justificáveis para a aprovação dessa coisa esquisita e inédita, que foi o tal de Orçamento do Relator, ou Orçamento paralelo, isolado do Orçamento normal, e num montante de R$ 18 bilhões. Segundo denúncias feitas por alguns partidos políticos, essa bolada, arrancada do povo, não teria outra finalidade a não ser comprar apoios de parlamentares desonestos e venais, num país em crise.  

PARA O BEM DA INFÂNCIA

 Numa solenidade virtual, e com a participação de representantes de várias capitais brasileiras e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista assinou Termo de Parceria com essa importante entidade. O objetivo principal: a ampliação das políticas para a infância.

MAIS RECURSOS

Através dessa parceria supra citada Fortaleza, bem  como outras metrópoles brasileiras, passarão a dispor de mais recursos internacionais para oferecer melhores condições de saúde, educação e bem-estar para milhares de crianças.  

GUERRA CERRADA

 Juazeiro do Norte, a Meca do Cariri continua ameaçada de conviver com uma guerra sem tréguas entre o prefeito Glêdson Bezerra e seus oposicionistas, e que nem o Padre Cícero tem conseguido colocar o fim.

POLÍTICA DESTRUTIVA

Lá na terra de meu Padim, agora mesmo, depois de o TRE ter revogado a cassação do prefeito e do seu vice, Giovanni, a certeza é de que além desse processo ser remetido para o TSE, a bancada de oposição na Câmara Municipal, que é amplamente majoritária, não abre mão de duas CPIs aprovadas contra o Prefeito Gldêson Bezerra. Enquanto isso, aquele município sofre as consequência de uma política destrutiva.  

APROVEITANDO A BRECHA

 Tendo em vista a repetição dos números de várias recentes pesquisas sobre a tendência do eleitorado, e que mostram a rejeição de mais de 40% dos eleitores a Lula, ou ao presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, seguindo orientação dos estrategistas do partido, promove uma série de reuniões com lideranças e dirigentes da sigla e de outros partidos. O objetivo é buscar uma aliança que coloque Ciro Gomes no segundo turno. São 60 milhões de eleitores a serem conquistados por uma candidatura confiável, e que não podem ser pulverizados.  

PPREOUPAÇÃO JUSTA

 Para o deputado Célio Studart (PV) justifica-se a preocupação dos deputados da bancada federal do Ceará, com o crescente clima de confronto entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, autor de um pacotão de medidas destinadas à Reforma Política, o que inclui a implantação do “distritão”, e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, que rejeita publicamente essas propostas, o que antevê duros embates entre os dois parlamentos.

BEM ÀAÇÃO

 O “distritão”, segundo a maioria dos deputados e senadores, destruiria muitos partidos. Só que, em alguns casos, seria um benefício à Nação.

                        UMAS & OUTRAS

POLITICALHA  

Na Assembleia Legislativa, causou surpresa e indignação a informação de que os estados do Nordeste não terão as 37 milhões de vacinas Sputinik V, compradas pelo Consórcio de Governadores do Nordeste, e que imunizariam 17 milhões de nordestinos. Entre os motivos para esse sentimento, inclui-se o detalhe revoltante e inexplicável de que estas não estavam ainda incluídas no Programa Nacional de Imunização, complicado com as condições excessivamente rigorosas da ANVISA, além da bagunça dos atos do governo e do Ministério da Saúde.

EMPENHO PRUDUTIVO

Dando continuidade à sua dedicação em tornar o HUB do Hidrogênio Verde – H2V na bilionária fonte de renda para o Ceará e o Nordeste, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante recebeu o Secretário do Desenvolvimento Industrial Comercial, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia, Gustavo Ene, que se mostrou impressionado com o que ouviu. Além das expectativas de muitos lucros e empregos gerados no Nordeste, com a presença de gigantes internacionais, será um porto seguro para importantes empresas grandes e medias do Brasil, assim como de outros países.

CEGUEIRA BOLSONARISTA

 Tem sido muito grande a tolerância da Mesa diretora da Assembleia Legislativa, assim como da bancada governista em relação à maneira enervante como a minúscula bancada de oposição ataca o governador Camilo Santana, reconhecido nacionalmente como um dos melhores governadores do país. Deputados como Soldado Noélio, André Fernandes e Delegado Cavalcante, seguindo as orientações do comando bolsonarista, esquecem-se da solidariedade que o momento exige e transformam os seus mandatos em trincheiras de defesa do malfadado governo de Bolsonaro.

ACERTANDO UMA

 Na Assembleia Legislativa, quando determinados parlamentares cuja produtividade deixa a desejar fazem proposta de boa qualidade, a gente tem mesmo é que comemorar. É o caso do jovem deputado Bruno Pedrosa (Progressista), que teve aprovado requerimento solicitando que o presidente daquele Poder autorize a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do fortalecimento da geração de energias limpas e renováveis. Com isso, criam-se condições para a geração de mais empregos, e o Ceará ser livrar-se da dos custos e da poluição das energias hidrelétrica e termelétrica.

COMBATE À FOME

 Mereceram todos os aplausos da sociedade cearense, a comunicação feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, de que aquela Casa, em parceria com 18 instituições estará oferecendo mensalmente 10 mil cestas básicas, como contribuição no combate à fome gerada pela pandemia. Desse modo, o Legislativo cearense torna-se referência entre os legislativos das demais capitais, e das grandes, médias e pequenas comunas brasileiras. Para ela, quando outras circunstâncias entravam o funcionamento normal da ALECE esta permanece responsável pelo povo.

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...