Governador Camilo Santana ladeado pela desembargadora Joriza Magalhães e pela vice-governadora Izolda Cela (Foto: Divulgação/ TJCE)
Ceará terá sua primeira mulher governadora com a posse de Izollda Cela (PDT), que a partir de abril, assume com a saída de Camilo Santana (PT), para concorrer ao Senado.
Formada em psicologia pela UFC, especializou-se em Educação infantil pela UECE e em Gestão Pública pela UVA, onde se tornou professora do curso de pedagogia anos depois. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF, em Minas Gerais.
Antes de ingressar na vida pública Izolda atuou como psicóloga escolar e clínica no atendimento a crianças.
Em 2001, iniciou sua trajetória política ao assumir o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de Sobral, no Ceará, cargo em que permaneceu até 2004. Também entre 2005 e 2006, atuou como Secretária de Educação do município e, entre 2007 e 2014, como Secretária de Educação do Estado do Ceará.
Nas eleições estaduais de 2014 e 2018 foi eleita vice-governadora na chapa encabeçada por Camilo Santana, tendo se tornado a primeira mulher a assumir o governo do Ceará, cargo ao qual deverá ascender com a saída de Camilo.
JUDICIÁRIO
Há poucos dias, Camilo Santana nomeou a 16ª desembargadora do TJCE, Joriza Magalhães. A Corte tem 37% de integrantes mulheres, sendo presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
Joriza Magalhães chegou à Corte encabeçando uma lista tríplice composta exclusivamente por mulheres e, dentre os 22 candidatos ao cargo, as cinco primeiras colocadas foram mulheres.
Magistrada com 28 anos de atuação na Justiça de 1º Grau, a desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro lembrou que "a última desembargadora que entrou no Tribunal, por antiguidade, foi uma mulher, agora, por merecimento, uma mulher, e nós temos uma lista grande de mulheres com essa expectativa também, de ascender ao Tribunal pelos seus méritos, pelos seus valores, pelos seus trabalhos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário