segunda-feira, 25 de julho de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

                     Ruptura para inglês ver

           Já se comenta nos bastidores que a ruptura do PT de Camilo, com o PDT, dos Ferreira Gomes  no Ceará, é só para inglês ver. Afinal de contas, uma ruptura, nesse momento, após uma longa e profícua parceria, só beneficiaria ao Capitão Vágner, candidato que, durante todo o período em que vingou a aliança PDT/PT, foi oposição aos dois. A verdade é que nem os Ferreira Gomes querem correr o risco de perder o comando do Estado para o candidato de Bolsonaro, o Capitão Wagner, nem Camilo Santana pretende se arriscar a perder um mandato de Senador que  até a ruptura, era dado como certo.

Não à toa, já se falava em veto de Camilo Santana a uma postulação de Luizianne Lins para encabeçar a chapa petista ao governo do Estado contra Wagner e Roberto Cláudio, assim facilitando a vida deste último que deve polarizar com o candidato de Bolsonaro. Em contrapartida, o PDT deve lançar um candidato fraco, ao Senado, para não por em risco a eleição de Camilo. Para corroborar com esse raciocínio, a verdade é que o nome escolhido pelo PT para disputar a sucessão de Izolda foi, justamente, Elmano Freitas, que, nas últimas eleições,  amargou o 4º lugar na disputa para a prefeitura de Caucaia, com 7,69% dos votos do eleitorado daquele município da região metropolitana de Fortaleza. Que cacife esse homem tem para disputar com Roberto Claudio e Capitão Wagner? 

A ruptura de "H", do PT/PDT, na verdade, mostra-se conveniente para ambos os lados, pois libera Camilo para incorporar totalmente a roupa de candidato do Lula, e livra o PDT cirista de uma associação ao Partido que tem como candidato alguém que Ciro Gomes escolheu como alvo preferencial em sua campanha rumo ao Palácio do Planalto. Afinal de contas, é complicado bater tanto em Lula e ser aliado ao PT em seu próprio Estado. Num provável segundo turno entre Roberto Cláudio e Capitão Wagner quem o PT irá apoiar? De besta, os Ferreira Gomes e o próprio Camilo não têm é nadica de nada. 

             CURTO CIRCUITO

RECADO DADO

Mostrando que não está pra brincadeira, o ministro do STF Alexandre de Moraes, decretou a prisão temporária e autorizou buscas e apreensões contra Ivan Rejane Fonte Boa Pinto conhecido nas redes sociais  pelos codinomes “Terapeuta Ivan” ou Terapeuta  Papo Reto! Ivan teria usado suas redes sociais para ameaçar membros do STF e lideranças de esquerda. A prisão foi feita pela  PF nesta sexta-feira (22), em Belo Horizonte.

 É BOM APRENDER:

 “Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é Liberdade de destruição da Democracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!". Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal.

 GUERRA AO DESPERDÍCIO

 Tramita na Alece, proposta do deputado Rafael Branco (PP), que defende o Programa de Redistribuição de Alimentos. Pela proposta deverão ser aproveitados excessos de alimentos perecíveis ou não perecíveis, e que poderão ser recolhidos em restaurantes, hotéis, mercantis e CEASA.  Segundo o parlamentar, perdem-se, só em fortaleza, 15 toneladas de alimentos e frutas por dia em Fortaleza. 

 ELEIÇÕES SANGRENTAS

 Para o deputado Salmito Filho (PDT), há uma grande premência de atitudes responsáveis, não só das autoridades eleitorais, da Justiça Comum e, principalmente, dos partidos e lideranças políticas, para impedir, enquanto é tempo, as barbáries que a História da Política registra no país e no Ceará. Se isso não ocorrer, adverte o representante pedetista, poderemos correr o risco de presenciar eleições sangrentas, como ocorria na era do coronelismo.  Principalmente se existe um presidente da República beligerante e insensível como Bolsonaro.

 MODERNIZANDO

 Na visão do deputado Bismark Maia (PDT), uma das medidas mais acertadas para a política administrativa nacional do momento, é a abertura para a recepção de sugestões e propostas de deputados e senadores, além de juristas, para a modernização da Lei do Impeachment que se encontra anacrônica há muitas décadas. Para ele, entretanto, o que não pode é incluir inovações que ampliem o direito de defesa de políticos e empresários flagrados em atos de corrupção contra a economia popular, como já tem acontecido.

 VOTO DA REVOLTA

 Ninguém se engane, pelo menos metade dos 45% a 50% de Lula nas pesquisas não são de petistas, mas, de revoltados contra o presidente Jair Bolsonaro. Sendo assim, adverte também o deputado Fernando Hugo (PSD), é melhor que os porta-vozes do PT passem a usar de menos prepotência, pois, o PT, sozinho, não elegeria ninguém para presidente ou governador. Afinal de contas, Como diz o ditado, “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

SÓ LEMBRANDO

Enquanto os demais partidos se engalfinham na luta pelos bilhões do Fundo Partidário, o Partido Novo manda às favas os R$ 86,7 milhões que lhe caberia. Se todos agissem assim, seriam cinco bilhões para distribuir comida para milhões de famintos brasileiros. E aí, Centrão!

POSSE NA ALECE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), dará posse, nesta terça-feira (26), aos novos aprovados no último concurso realizado pela Casa. A solenidade está marcada para as 9:00hs, no Auditório Murilo Aguiar. O processo de nomeação teve início em 30 de junho pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Alece.

POSSE NA ALECE II

Serão preenchidas 100 vagas, sendo 70 para nível superior e 30 para o cargo de técnico legislativo (nível médio). O concurso, realizado em 2021, teve 30.601 inscritos. Entre as várias áreas disponíveis para o nível superior, destacamos: jornalismo, publicidade e propaganda.

                        UMAS & OUTRAS

AMEAÇA REAL

 Na zona Norte e Ibiapaba, englobando cerca de 50 municípios, causou grande abalo a 1,5 milhão de habitantes a comunicação feita pela direção da Santa Casa de Misericórdia, de que aquele hospital que salvou centenas de milhares de vidas poderá parar de funcionar, o que seria calamitoso. Além da falta de recursos federais para a saúde, a monumental obra do grande bispo D. José Tupinambá se acha envolvida com uma lastimável briga com a Prefeitura da Princesa do Norte.

BATALHA

Por falar em Ibiapaba, a batalha dos ibiapabanos contra a invasão de seus territórios pelo Piauí ganha novo e grande aliado. Na sessão solene em que foi feito o lançamento do manifesto “A Ibiapaba é Nossa” e o movimento “Unidos pela Ibiapaba”, na Assembleia Legislativa, uma voz poderosa e corajosa foi a de D. Edmilson Neves, bispo da Diocese de Tianguá, que cobrou as manifestações públicas das populações de toda a Ibiapaba e entorno e respeito por milhares de habitantes que são cearenses da gema.      

TODOS UNIDOS

Depois da entrada em cena, da governadora Izolda Cela para acabar com o quiproquó Ceará – Piauí, acontece a adesão de todas as mais importantes entidades defensoras da sociedade cearense.

CEARÁ UNIDO

Diante dessa ameaça sobre os 13 municípios da Região Ibiapabana, passaram a aderir e entrar em cena as 25 mais importantes entidades, assim como seus componentes para mostrar a unidade dos cearenses nessa questão. O deputado Salmito Filho (PDT) destaca a maneira como s entidades civis, empresariais e religiosas aderiram, entre outros, FIEC, PAEC, Sinduscon, FCDL, CDL - Fortaleza e Fecomércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...