sábado, 30 de julho de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                                    RECEITA PARA DERROTA

         Para o presidente Getúlio Vargas, que governou o Brasil por 19 anos, não há receita mais eficiente para se obter grandes vitórias do que uma grande aliança, mas, em que todos os líderes de partidos possam ter o direito de opinar na hora de escolher seus candidatos a qualquer dos cargos eletivos. O contrário é um partido da cabeça da coligação insistir em ignorar as opiniões e pontos de vista dos seus aliados. Agir dessa forma, dizia o grande líder gaúcho, é abrir as portas para debandadas e desuniões, que levam sempre à derrota.

         Com toda certeza, as principais lideranças do PDT do Ceará jamais tomaram conhecimento da filosofia de Getúlio. Ou então, mesmo conhecendo-a fizeram de conta que ela não existia. Qualquer um que tiver lido os jornais e acompanhado as emissoras de TV e de Rádio do Ceará no período que antecedeu à escolha do candidato do PDT ao Governo do Ceará, sabia que numa coligação de 16 partidos políticos constitui-se regra mais do que primária, de que uma candidatura forte somente poderia nascer de uma escolha democrática de todos os aliados.

         Concretizada a indicação do ex-prefeito Roberto Cláudio, teria sido tudo normal, se para se chegar a essa decisão, não tivesse de ser atropelada a governadora Izolda Cela que, pelo visto, uma petista travestida de pedetista. Ninguém pode negar que Roberto Cláudio foi um bom prefeito, ao mesmo tempo em que foi inadmissível ignorar Izolda, que é quem está com a caneta na mão. Então, se os pedetistas preferiram a solução que lhes tira a certeza da vitória, que façam o seu “mea culpa” perante aliados e eleitorado. Agora, se querem ganhar essa têm que trabalhar dobrado para ir atrás do prejuízo pois, a perspectiva de vitória de  Lula já no primeiro turno,  está fazendo os aproveitadores de plantão  pularem o muro para o lado petista.

    CURTO - CIRCUITO

PARTIDOS ÁS FAVAS

 Não é de agora, nem de hoje que se sabe que o eleitorado brasileiro abandona cada vez mais os seus compromissos com partidos políticos. Ou seja, o eleitor, seguindo determinadas lideranças deixa de votar em partidos, optando por pessoas. Apenas alguns exemplos: o prefeito de Piquet Carneiro (PDT) adere a Elmano (PT); os prefeitos Alan Macedo (PL) de Milhã, e Adil Júnior (PT) de Quixelô voltam-se para Roberto Cláudio. E isto é apenas o começo, não se sabendo qual destino tomará cinco milhões de eleitores de mais de 30 partidos.

RESPOSTA AOS CRÍTICOS

A governadora Izolda, em resposta aos oposicionistas críticos do Governo Estadual, que cobravam a decisão a respeito do piso salarial dos Agentes de Saúde do Ceará, assinou Decreto nesse sentido, sendo assim o Ceará o estado onde o salário justo para essa categoria foi oficializado. Não há nada que se possa negar a essa categoria, criada pelo governador Tasso Jereissati, que tem salvado milhares de vidas, virando referência a ser imitada entre todos os países da América Latina.

QUEDA À VISTA

A expressão “cair do pau pra ver a queda” faz parte da vasta coleção de expressões irônicas e espirituosas da nossa cultura popular. Isso, em relação à calamitosa decisão dos chefões do PDT, ao alijarem a governadora Izolda Cela do seu direito legítimo de disputar a sua reeleição. O pior de tudo foi eles prometerem, até na última hora, que ela seria a candidata.

A GRANDE BARBEIRAGEM

 Entre outros absurdos, ocorridos na malfadada escolha do candidato do PDT, o que se soube é que a maioria dos votos dados a RC seria regiamente recompensado, como soe sempre acontecer quando não se moderniza o sistema político. Trata-se, assim, de uma das maiores barbeiragens políticas das últimas sete décadas. Diante dessa situação que  foi criada por alguns dos seus maiores líderes, o antigo favoritismo do PDT e sua grande coligação sofrem uma reviravolta negativa, uma derrocada com debandada de aliados. E quem está assistindo de camarote é o Capitão Wagner.

TOMADA DE POSIÇÃO

Os grandes empresários do Brasil, incluindo os banqueiros e industriais, tendo em vista a maneira desastrosa como Bolsonaro conduz a economia do país, já têm posições determinadas em matéria de pleito de outubro, ou seja, trabalharem contra eles, faltando apenas se decidirem por qual dos outros candidatos. Trata-se de advertência do senador e empresário Tasso Jereissati (PSDB). Como se sabe, nos pleitos em que Lula foi vencedor quem mais se deu bem foram os grandes banqueiros. Hoje, a preocupação de todos é com a insegurança jurídica. Eles têm ponto de vista sobre o futuro mais próximo.

REBELDE QUE PREJUDICA

 Como um dos principais culpados pela desordem reinante no âmbito da ex-poderosa coligação governista está sendo apontado o vereador Adail Júnior (PDT), aliado fanático dos Ferreira Gomes, do prefeito Sarto e do ex-prefeito Roberto Cláudio. Ele sempre alardeou com veemência a sua repulsa por tudo o que cheira a PT, inclusive, acusando há meses, a governadora Izolda de ter “sangue petista”.

MULHER JOVEM NA CHAPA

 Para analistas políticos do Ceará, uma das medidas mais certas já tomadas pelo PT e seus aliados, deverá ser a inclusão na chapa encabeçada pelo deputado Elmano Freitas, o nome da jovem ex-titular da Secretaria de Esportes e Juventude do governador Camilo Santana, Jade Romero. Trata-se de uma decisão  bem aceita, principalmente, pelo eleitorado feminino, tendo em vista a grande batalha das mulheres para  assumirem o lugar que lhes cabe na política, e na administração de cargos executivos no Ceará e no País.

REAVIVANDO UM TESOURO

Uma das grandes notícias no que se refere à melhora do Centro de Fortaleza é a da reativação do Hotel Excelsior, essa joia preciosa da arquitetura urbana de nossa Capital. O último herdeiro do arquiteto húngaro Emílio Hinko, e que foi inaugurado em 1931, alvo de estudos de estrangeiros, por ser o primeiro arranha-céu de Fortaleza, sendo conhecido como o maior edifício do mundo construído totalmente em alvenaria. O andar térreo será destinado a pontos comerciais, com cafés e lanchonetes. Vai ser um senhor “point”. 

PERDENDO GÁS

 Poucas vezes na história política do Ceará foi testemunhada reviravolta igual à que foi deflagrada nos últimos dias. Conforme avaliam os “experts” em política no nosso Estado, enquanto marcha a desorientação no âmbito do PDT, fazem todo o proveito os estrategistas do PT, orientados por Camilo Santana. Com isso, já conseguiram atrair para as suas hostes MDB, PCdoB, PV e PP, que apoiavam a candidatura da governadora Izolda. É o efeito Lula funcionando.

À DERIVA

 Gorete Pereira, que não fez muito bom proveito pelo fato de ter sido por duas legislaturas a unida representante feminina do Ceará na Câmara dos Deputados, tenta o retorno à Câmara baixa do país. Para cientistas políticos, e que a conhecem, tem sido a sua mudança de lado, procedimento não muito recomendável para quem pretende ter longa carreira política. Depois de várias eleições por partidos no poder, ela apela, agora para a companhia de Bolsonaro e de outros seus sectários. Diante da queda do presidente nas pesquisas, ela pode vir a arrepender-se.

BRINCANDO COM FOGO

 O presidente Bolsonaro, segundo opina o jornalista Fernando Mitre, diretor de jornalismo da BAND, corre sérios riscos ao considerar apenas uma “cartinha” a “Carta aos Brasileiros”, dos empresários e juristas, que poderá ser o começo do fim dele. Pois, a referida “cartinha” já tinha, até este final de semana várias centenas de milhares de assinaturas de personagens importantes, inclusive, de países estrangeiros, com destaque da América Latina. Para o jornalista Mitre por conta de documentos muito menores e menos impactantes já se viu muitos maus governantes arriados do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...