Segundo o Congresso em Foco, Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ajuda para eleger Luciano Bivar, dono do União Brasil. Nossas fontes afirmam que na negociação a presidência da Câmara dos Deputados está no pacote.
Até a vaga hoje ocupada pela petista Teresa Leitão na chapa de Danilo Cabral (PSB), teria sido oferecida a Luciano Bivar, muito embora os petistas de Pernambuco tenham se apressado em negar a retirada da candidatura de Leitão.
O acordo prevê, ainda, o apoio do União Brasil a Fernando Haddad, em São Paulo cuja vitória interessa a Lula quase tanto quanto a presidência.
Em Pernambuco, Lula já conta com o apoio do PSB, do Solidariedade e do PSOL. Com o apoio do União Brasil, que tem Miguel Coelho, na disputa, seriam quatro candidatos o apoiando em Pernambuco. O UB resulta da fusão do DEM e do PSL, que elegeu Bolsonaro.
A negociação esbarra na exigência do UB de retirada da candidatura petista ao governo da Bahia, onde ACM Neto lidera a disputa.
No Ceará, além da candidatura do petista Elmano de Freitas, Lula abriria, para si, o palanque do Capitão Wagner, isolando o PDT, na oposição e tirando a pecha de bolsonarista que recai sobre Wagner, líder das pesquisas no Estado. Pesquisas apontam que parte dos eleitores de Lula votam no Capitão em nosso Estado. Acaso confirmada, a aliança pode facilitar a vida de Wagner ainda mais depois da ruptura entre o PT e o PDT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário