terça-feira, 31 de janeiro de 2023

PRETO NO BRANCO, coluna da semana

 Meio atrasadinha, mas, saiu.

                              O que interessa à população

         Nesta quarta-feira (01/02), é dia de posse no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará que, assim como os demais estados brasileiros, vai viver mais um início de atividades legislativas, com a entrada em cena de 46 deputados eleitos para o quadriênio 2022/2026, a quem a população elegeu, e, mais uma vez na esperança de que possamos ver um Ceará recuperado da crise causada pela pandemia da COVID-19. Apesar de o Ceará ter tido nas gestões dos ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela destaque nacional, graças à firmeza como conduziram os problemas e soluções que os desafiaram, o que não ocorreu em outros estados da nossa Federação. A posse acontecerá no Plenário 13 de Maio

         Há alguns meses, quando os partidos políticos e suas liderança ainda ensaiavam as suas  primeiras manobras visando futuras candidaturas, havia uma justificada previsão de que, com o PDT e o PT aliados e conduzindo mais 16 partidos, o pleito para o Governo do Estado não passaria de um “cumprimento de tabela”, como ocorre no futebol quando a situação já está decidida. Não foi o que ocorreu. O PT não admitia deixar a cabeça de chapa. Outros desencontros ocorreram, e o PT teve a vitória com que  sonhava há décadas.

           O que, entretanto, mais interessa aos milhões de cearenses é que, com ou sem uma aliança PT-PDT, não seja quebrado o ritmo alcançado pela administração de Camilo, otimamente complementada pela professora. O governador Elmano terá a volumosa bancada de apoio de que necessita para ter aprovados todos os seus projetos, até porque o que restou do bolsonarismo do Ceará é apenas de uma meia dúzia de deputados que, segundo se comenta aderirão ao Governo. Que seja, contanto que haja menos fome e mais educação, empregos e segurança.

                                  CURTO CIRCUITO

Como já falamos no comentário acima, nesta quarta-feira (01), acontecerá a posse, na ALECE, dos 46 deputados eleitos para o período 2023-2026. Em seguida, será a eleição da nova mesa diretora. O atual presidente Evandro Leitão (PDT), deverá, tranquilamente, ser reconduzido a presidência da Casa, fazendo jus ao cargo por sua competência em costurar alianças, além do excelente trabalho que desenvolveu em sua gestão.

TRIBUNA POPULAR

 Mais inovações importantes estão inclusas no novo Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Além da quase extinção de votações secretas, tão rejeitadas pela sociedade, a Casa passará a realizar, mensalmente, no Plenário 13 de Maio a “Tribuna Popular”, sessão da qual poderão participar representantes de até três entidades de classe em defesa dos interesses e direitos da sociedade. Trata-se da mais importante abertura proporcionada pela ALECE à população, cujos representantes poderão expor os grandes problemas e na presença dos parlamentares.

PACTO FEDERAL

 O governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi o primeiro entre os demais governadores a destacar, no encontro no Fórum de Governadores, a necessidade e urgência do Pacto Federativo, pelo qual já haviam se empenhado o ex-deputado Pinheiro Landim, e, recentemente, o deputado Danilo Forte.

ADVERTÊNCIA

 A lógica dos defensores do Pacto Federativo vem acompanhada de séria advertência, ou seja, sem uma perfeita parceria da União, Estados e Municípios, os três setores estarão irremediavelmente prejudicados, e com isso, os milhões de brasileiros.

MAIS MÉDICOS

 Um dos grandes problemas a serem solucionados pelo governador Elmano de Freitas, ainda tem a ver com o setor da Saúde, que é a falta de médicos para atender à população nos pequenos municípios e locais distantes. Conforme adverte o deputado e médico Antonio Granja (PDT), o problema não é nem nunca foi de quantidade de médicos o que é uma verdade.

LEVANTAMENTO

Recente levantamento do Mirante da Saúde mostra que 90% dos novos médicos formados priorizam trabalhar nas capitais e grandes cidades. Justifica-se assim, a necessidade da contratação de médicos estrangeiros, com destaque da América Latina.

LIDERANÇA

 Depois de carregar nas costas por vários anos a presidência do PT do Ceará, De Assis Diniz conseguiu, finalmente, o mandato de deputado estadual, devendo ser o líder da sigla na ALECE, depois de ter também conduzido a Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

APRESSADINHO

Com a fama conquistada de parlamentar adepto de bate-bocas na Câmara Municipal de Fortaleza, o agora deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil), já se antecipa e adverte que fará, se necessário, críticas contundentes ao governador Elmano e ao presidente Lula.

GUERRA ABERTA

Segundo observadores da política do Ceará, se não houver mudanças de atitudes das principais lideranças políticas regionais, poderemos ter a campanha eleitoral de 2024 transformada numa autêntica guerra. E dessa vez não será entre lulistas e bolsonaristas, mas, entre pedetistas e petistas. Isso porque enquanto algumas lideranças do PDT ainda batalham por reatamento da aliança com o PT, outras, como o ex-,prefeito Roberto Cláudio e o atual prefeito Sarto se preparam para enfrentar o PT.

CULTURA

 O setor cultural, cada vez mais carente de mais apoio em todo o Estado, está agora sob o comando d Luísa Cela, que, espera-se, ter a herança genética da sua genitora, ex-governadora Izolda Cela. Sabendo da necessidade da formação de uma equipe de alto nível para enfrentar esse desafio, ela já levou para o seu lado Joaquim Cartaxo, Diretor do SEBRAE-CE, e o consagrado compositor e cantor Ednardo, a quem caberá direcionar as medidas e recursos destinados a dinamizar todas as atividades e aproveitar a vocação musical dos cearenses.

CAFÉ COM TAPIOCAS

Na semana passada, o badalado vereador Erivaldo Xavier, ou Cônsul do Povo, ao festejar o seu aniversário, o fez de modo bem diferente,  convidando as suas lideranças e amigos para o Espaço das Tapioqueiras, na Messejana.  Para o festivo momento, ele “brindou” a todos com uma tapioca, cujo sabor era ao gosto do freguês, digo, convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...