quarta-feira, 9 de agosto de 2023

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

                                   Tarefa hercúlea de Cid

            Está programada para a próxima semana, 6ª-feira, 25, evento convocado pelo senador Cid Gomes, presidente do PDT, e que, segundo ainda acreditam muitos pedetistas, poderá ser decisivo para o futuro do partido no nosso Estado. Trata-se da convocação da primeira reunião ampla do Diretório Regional do partido, para uma tentativa que poderá ser decisiva, para tentar salvar o PDT do abismo em que se encontra mergulhado. De uma coisa, os pedetistas mais empenhados na pacificação devem estar certos: se depender de Cid, a paz voltará a reinar.

O senador cearense assumiu o comando do PDT para a busca de saídas para a situação caótica em que a campanha eleitoral de 2022 deixou a sigla até ali majoritária no Estado. A demora de Cid para essa convocação tem explicação e é das mais simples, ou seja, ele faria questão de percorrer o estado, tendo como objetivo consultar as lideranças pedetistas, e, especialmente, os 66 prefeitos conquistados pelo partido, e, quase todos graças ao empenho de como ele se entregou visando tornar o PDT o partido mais forte no interior do Ceará.

Como está registrado na nossa História Política mais recente, o êxito total de Cid com esse objetivo, chegou a ser fundamental não só para o PDT, como também para a reeleição de Camilo Santana em 2018, a despeito da destrutiva cisão da sigla brizolista. Chama à atenção o senador Cid ter se empenhado totalmente à tarefa de passar a limpo as condições em que se encontram os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2020,  se empenhando em cuidar do PDT de maneira diferente de como cuida  do partido Ciro, Roberto Cláudio e Sarto, hoje fazendo  oposição ao PT.

                                                CURTO CIRCUITO

SEM DESTINO

 Tal como foi registrado no filme norte-americano “Easi rider” (Sem destino), os dissidentes do PDT, apegados exclusivamente a reeleição do prefeito José Sarto Nogueira, sabem que irão tentar uma campanha ainda cheia de incertezas, enquanto PT, PL e União Brasil preparam o bote sobre Fortaleza. Uma certeza é que, assim como o PDT terá dura campanha, os seus futuros adversários poderão ajudar Sarto marchando separados, o que tem preocupado sobremaneira os bolsonaristas mais radicais.

BRECANDO A DEBANDADA

 No âmbito político do Ceará, apesar de todos enfrentados, e até agora quase superados, o senador Cid conseguiu, em boa parte, impedir a debandada de prefeitos e, vereadores e lideranças do interior. Segundo as muitas queixas chegadas à Assembleia Legislativa e à imprensa, a ação do senador foi definitiva para isolar os avanços de partidos adversários, e até de ex-aliados como o PT. Ou seja, o alvo de todos eles era crescer, e que se dane o resto.

PATADA DE ZEMA

 Se o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do NOVO, tinha ou tem projetos de se candidatar à presidência do Brasil, esse sonho poderá ter sofrido um grande abalo, depois que ele, numa “barbeiragem” monumental, resolveu desrespeitar os estados do Nordeste e do Norte, tratando-os como sugadores de recursos onde poucos trabalham, vivendo a custa do Governo Federal. O lastimável episódio levou os brasileiros mais maduros a lembrarem de Juscelino Kubitscheck, outro governador mineiro, mas, que amava e respeitava o Brasil inteiro.

MATÉRIA FUNDAMENTAL

 O deputado Idilvan Alencar (PDT) considera da maior importância e urgência, a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei que determina a desoneração das folhas de pagamento, há tempos aguardada pela totalidade do empresariado, notadamente a larga faixa deles, que pretende ampliar os seus quadros de funcionários. O único ponto discutível é que a medida, que poderia ser prorrogada sem limites, só terá vigência até 2027, o que ainda vai gerar muita resistência no Congresso.

DESARRANJO EM CAUCAIA

 O município de Caucaia, infelizmente mal-afamado por conta da violência que ali tem sido registrada, até que poderia tirar essa impressão negativa através de uma campanha eleitoral pacífica e harmoniosa em 2024. O problema é que, a despeito dos projetos do prefeito Vitor Valim e de suas principais lideranças com vistas a uma aliança com o ex-prefeito Naumi, do PSD, a quem ele derrotou espetacularmente em 2020, este, só pensa em tirar a forra através de manobras para isolar Vítor Valim.

AMEAÇA DE CISÃO

Lideranças do PT continuam preocupadas com a ganância com que a ex-prefeita de Fortaleza, e hoje deputada federal Luizianne Lins vem insistindo ao lado dos seus fieis seguidores para,  praticamente, impor o seu nome para candidata ao Paço Municipal. O que vem deixando cismadas lideranças como De Assis e José Guimarães, é ela apregoar aos quatro ventos, ser a candidata do presidente Lula. Apesar de ela, que é inteligente, saber que pode não ser exatamente isso o que pensa mais de metade dos políticos de destaque do PT.

MAIS FPM

 Lideranças da APRECE e da União dos Vereadores do Ceará articulam-se para a formação de uma caravana de prefeitos e de vereadores do Nordeste, com o objetivo de viajarem à Brasília, para um encontro com as bancadas federais da região, visando conseguir, junto ao presidente Lula e sua equipe econômica, a volta à normalidade dos recursos do FPM, cuja redução tem complicado cada vez mais todos os municípios mais pobres. A advertência será seguida de provas documentais dessa pre-falência de centenas de Prefeitura.  

ESTRANHÍSSIMO

 Informantes radiofônicos que atuam na Região dos Inhamuns pegaram todos de surpresa, ao noticiarem que quase todos os distritos de Tauá vivem desesperadora falta de água. Isso, depois de o Ceará ter tido um dos grandes invernos das últimas décadas. Mas, o pior é que o comando da 10ª RM havia suspendido o fornecimento de água naquela área por carros-pipas. Mas, pior ainda é que a referida suspensão de água se deu em consequência de casos de fraude envolvendo produtores rurais. Uma vergonha!

UMA LEI UNIVERSAL

 A Lei Maria da Penha é de uma grandiosidade que a torna universal, e que deve ser motivo de mobilização de toda a sociedade brasileira. O ponto de vista é da jovem médica e deputada Gabriella Aguiar (PSD), referindo-se aos 17 anos da implantação da referida Lei no Ceará, e depois no país. Para Gabriella a referida comemoração foi inspiradora para a ampliação dos programas de combate à violência contra a mulher. Mesmo sendo uma lei sólida, esta necessita da adesão de todos os setores da sociedade, para ter todo êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...