quinta-feira, 3 de junho de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

                                         A FORÇA DE CAMILO

         O governador Camilo Santana é hoje um dos personagens mais poderosos do petismo nacional, e o mais forte dessa sigla no Ceará. Trata-se de uma conclusão, bastante lógica, a que começam a chegar cientistas e analistas políticos. E, no caso, não se trata apenas de um grande prestígio e visibilidade adquirida em sua luta junto aos demais governadores nordestinos diante da batalha travada contra a devastadora pandemia do novo coronavírus. Na verdade, Camilo tem conquistado destaque também na maneira como impediu que a economia do estado fosse tragada pela crise, dando-lhe saúde fiscal.

         Num estado onde nada menos do que 19 partidos políticos, das mais variadas tendências, conseguiram eleger prefeitos, ele continua com o seu prestígio intacto entre prefeitos, deputados e demais lideranças do interior e até da capital. Para isso, Camilo tem se comportado não apenas como um administrador de eficiência reconhecida, como também pelo seu comportamento sereno, e com o equilíbrio e a habilidade de um diplomata formado no Instituto Rio Branco. Trata-se, portanto, de uma liderança com qualificativos raros, o que representa uma segurança para o nosso estado, apesar da COVID-19 e seus desdobramentos.

         Diante dessa situação, não é de admirar o zelo que tem demonstrado publicamente por ele nada menos do que o ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva, que não admite em nenhuma circunstância, que Camilo deixe o Partido dos Trabalhadores, pelo que torcem todos os seus aliados do PDT, assim como de outros partidos aliados no Ceará. Também não será surpresa se ele, como já admitem muitos observadores, vier a dar as cartas na política estadual, no próximo pleito. Sobre um ponto, por exemplo, não existem dúvidas - se Camilo vier a disputar a vaga do Senado Federal, dificilmente encontraria oponentes.

CURTO CIRCUITO

MEIO PARTIDO

Segundo observam os jornalistas políticos, por mais que esteja tentando reequilibrar a sua carreira e vida política, o ex-senador Eunício Oliveira está um tanto longe de se recuperar do baque que foi a sua derrota em 2018, quando perdeu a batalha pela reeleição.

Dois pontos sobre aquele pleito:

 Eunício havia sido um grande defensor de milhões em recursos para o Ceará, quando na presidência do Senado Federal. Acrescente-se ele ter perdido para um estreante na política, Eduardo Girão. Ele, agora, caminha ao lado de Lula, que tem muitos petistas a ajudar.

JOGADA DEMAGÓGICA

Segundo admitem vários deputados federais do Ceará, opositores ao presidente Jair Bolsonaro, como é o caso de Eduardo Bismark, do PDT, a decisão de encampar a realização da Copa América foi uma jogada demagógica, na tentativa de satisfazer à vocação dos brasileiros pela preferência em relação ao futebol.

JOGADA DEMAGÓGICA II

Por outro lado, Bolsonaro, que vivia tentando encontrar meios para se vingar da Rede Globo, jogou para o SBT essa exclusividade. Com isso, ele poderá nem conseguir criar um clima de rivalidade entre SBT e Globo, mas não evitará que a “Venus platinada” aumente mais ainda o volume dos seus ataques e críticas.

COMPLICANDO

Justamente quando se torna cada vez mais necessário a vacinação de uma categoria numerosa como é o caso dos professores e funcionários da rede escolar, os sindicatos da categoria entram em cena para complicar o problema. Essas entidades classistas surgem com recurso contrário à exigência do retornar aos seus trabalhos nas aulas presenciais. Para o deputado Walter Cavalcante, do MDB, a prioridade deve mesmo ser dada àqueles que estarão de volta ao trabalho. Alíás, por que tanta questão sobre o retorno às aulas?

ABACAXI

Ninguém, a rigor, poderá desconsiderar o trabalho e a atuação da vereadora Larissa Gaspar, apesar de seu puxa-encolhe de saída e retorno ao PT. Ela, segundo tem sido comprovado, tem conseguido bons projetos e ajudas para os bairros onde tem sido votada. Entretanto, como “prêmio”,  está tendo em seu colo um “abacaxi tamanho família”, que é a presidência da Comissão Intersetorial de Mediação de Conflitos Fundiários.

ABACAXI II

Como o próprio nome sugere, essa Comissão é um setor que é responsável por resolver verdadeiras “brigas de foice” entre famílias de baixa renda sem teto, contra grupos de vulneráveis chegados a invadir espaços e até moradias a outros pertencentes. Vai ser um desafio de Hércules para aquela vereadora.

                            UMAS & OUTRAS

BOA AJUDA

Para o deputado Célio Studart (PV) foi das mais oportunas a decisão da Câmara dos Deputados a aprovação do projeto que aumenta as facilidades de credito bancário para pequenos empreendedores, livrando-os, inclusive da praga dos agiotas. Para isso, esses empresários deverão comprovar estarem inteiramente quites com todas as suas obrigações com os fiscos federal, estadual e municipal.

PRAZO AMPLIADO

O governo até que tentou limitar esse direito dos pequenos empreendedores a apenas dois meses, mas o Plenário ampliou para o dia 31 de dezembro a sua validade. Desse modo, milhares de pessoas com boas ideias poderão contar com o esteio financeiro para vencerem os efeitos da crise.

PARTIDINHO AZARADO

 O PATRIOTA, um dos mais novos dos 35 partidos que funcionam no Brasil, e que só elegeu um prefeito no Ceará e não mais que meia dúzia de vereadores, poderá ter como presidente o deputado André Fernandes (que ainda nem se filiou).

FUTURO INCERTO

Para um partido que tem a necessidade de um mínimo de conteúdo moral e ideológico, o PATRIOTAS não deixa de vislumbrar um futuro calamitoso, se tiver á sua frente um parlamentar que, até o momento, nada mais fez do que envergonhar a Assembleia Legislativa, o partido e os eleitores incautos que o elegeram, Mas, o pior é que o infeliz partido poderá ter como presidente nacional... Jair Bolsonaro!...

A RICA IBIAPABA

 Há algumas décadas, quando era subsecretário da Agricultura do Ceará, o agrônomo Carlos Mendes chegou a publicar matéria na imprensa, afirmando que o Planalto da Ibiapaba era “um mito que só produz capim e formiga”. Hoje, segundo está sobejamente comprovado, aquele “mito”, além de cana, café, horticultura, fruticultura e rosas começa a produzir até trigo, soja e uva.

AGRONOMIA

O Planalto da Ibiapaba, um verdadeiro paraíso, é hoje a área mais desejada por empresários de outros estados e até de outros países. Por conta disso, o deputado Salmito Filho (PDT) continua se empenhando no sentido da implantação, naquela região, e tendo como sede a cidade de Ubajara, uma Faculdade de Agronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...