terça-feira, 15 de junho de 2021

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                                   GOVERNAR É RESPEITAR

         Um dos princípios mais sagrados da democracia, defendidos com paixão e devoção pelo grande Rui Barbosa, é a capacidade que deve ter um governante para respeitar seus governados. O que exclui sistemas ditatoriais, os quais, quando são encerrados ou derrubados, não passam no futuro de amargas recordações de quem não o deseja de volta. Há casos como da Ditadura da Era Vargas, cujas lembranças foram, em parte, apagadas pelo seu período presidencial quando eleito pelo povo. Já a ditadura militar nascida da revolução-quartelada de 64 quanto mais o tempo passa, mais é odiada.

         Segundo o ex-ministro Ciro Gomes, quem conhece essas realidades, e passa a acompanhar o que ocorre no Brasil de hoje, dominado pelos maus fluidos do bolsonarismo, pode estar sendo testemunha ocular de um dos mais acabados exemplos de ditadura disfarçada, legitimada por um eleitorado que desejava apenas se livrar do retorno de um lulapetismo. Como geralmente ocorre em eleições onde os piores são finalistas, o país paga hoje amargamente por ter levado para o segundo turno um Haddad inexpressivo e um Bolsonaro cuja mediocridade só não era notada por míopes políticos e ideológicos.

         Em consequência de tudo, chegamos aonde chegamos e, o que é pior de tudo, achacados por uma pandemia, uma crise sanitária e um período de choque moral, ausência de ética e incompetência administrativa. Mas, o pior, conforme advertem os mais experimentados jornalistas políticos do país, é assistirmos a uma Nação sendo desgovernada por um presidente desequilibrado, incapaz de demonstrar um mínimo de respeito por 215 milhões de brasileiros. A esperança é que a clarividência chegue às mentes dos brasileiros, o que significa que nem tudo está perdido e que Bolsonaro seja defenestrado para nunca mais.

CURTO-CRCUITO

EXPULSÃO

O ex-presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, foi expulso ontem do DEM. Motivo: As críticas feitas ao partido e ao presidente a sigla, ACM Neto quando da eleição para a nova Mesa Diretora do Legislativo. Na ocasião RM rachou com DEM e não rezou na Cartilha do todo poderoso ACM Neto que resolveu apoiar Arthur Lira.   

REAÇÃO

Depois da expulsão, o deputado Rodrigo Maia usou suas redes sociais para voltar a atacar ACM Neto e mais uma vez chamou o Neto de Antonio Carlos Magalhães de “Torquemada Neto”, numa referência ao inquisidor-geral espanhol Tomás Torquemada.

TORCENDO PELO PIOR

 Quem vem acompanhando os eventos políticos e eleitorais do Ceará deve estar atento e preocupado com o outro lado dessa moeda política.  Estamos falando da maneira solerte como se movimentam os bolsonaristas cearenses, na verdade um grupo nem numeroso, mas constituído por fanáticos radicais (e bem recompensados), e que preparam o bote sobre o Palácio da Abolição, Senado Federal, assim como o máximo de cadeiras na Câmara dos Deputados.

ADVERTÊNCIA

Já advertiu o Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, esta se mantém preparada para combater excessos e violências, mas, principalmente contra a compra de votos com  recursos federais que são nossos.

JUSTA HOMENAGEM

Está sendo anunciada a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Ceará da construção de um portentoso Monumento em Homenagem aos heroicos profissionais da Saúde. Na verdade, poucas vezes se tem tido ideias mais inspiradas do que essa. Quem acompanha desde os primeiros momentos da pandemia, pode testemunhar um dos mais comoventes exemplos de total doação de uma categoria desde os primórdios da História do nosso estado.

JUSTA HOMENAGEM II

Dentro do tema, o deputado Salmito Filho (PDT), além de um grande monumento na capital, defende que cada município, dentro de suas posses faça o mesmo. Médicos, enfermeiros e técnicos impediram muitos milhares de óbitos em todo o estado. 

VERGONHA CEARENSE

Desde que virou candidato, desde que foi eleito e desde que assumiu cadeira na Assembleia Legislativa do nosso estado, o deputado André Fernandes tem dado demonstrações claras de que aquela Casa e o ambiente político do nosso estado não passam de palco para as suas traquinagens ou picadeiro para suas molecagens.

VERGONHA CEARENSE II

André Fernandes, que chegou a receber suspensão na AL ter por caluniar um colega e desrespeitar o Plenário da Casa de lá para cá, tem demonstrado que a Casa do povo não tem sido mais que seu parque de diversões. Agora, não faltando mais nada, invade praias turísticas de Pernambuco, nosso vizinho, passa por cima das leis de lá, e ainda ameaça e humilha funcionários turísticos. Mas, Bolsonaro o quer na Câmara dos Deputados. É Brasil!

                            UMAS & OUTRAS

DIFÍCIL DE CRER

 Quanto mais a CPI da Pandemia avança no Senado Federal, mais cresce a pasmaceira e a indignação das lideranças políticas, senadores e do próprio povo. Isso, por conta da sequência de revelações a respeito da irresponsabilidade do presidente Bolsonaro, sobre a maneira como ele tem desprezado todas as propostas que lhe foram feitas e ao seu governo para a aquisição de vacinas.

DESRESPEITO

Como se fosse ofertado lixo, Bolsonaro desrespeitou e, ignorou e fez gozações com imunizantes que poderiam ter feito o Brasil o país mais imunizado, mas que nos coloca como modelo e mau exemplo perante até mesmo os países mais atrasados do Planeta. Muitos milhares de vidas estão na conta dele. 

PODE ATÉ SER

Segundo destacam jornalistas do peso de um Ricardo Noblat, da “Veja”, o Brasil, apesar dos pesares, está conseguindo vislumbrar no fim do túnel algum tipo de luz no que dez respeito ao possível sumiço de grande parte dos partidos inúteis que superlotam e desqualificam o nosso sistema político e eleitoral. Para isso, basta que, num ato infeliz o Congresso Nacional não venha a suspender a proibição das coligações partidárias para os parlamentos.

NOVA ERA

Se eliminarmos metade dos 35 partidos, já será sinal de nova era. Para o ex-governador e ex-deputado Gonzaga Mota e para o ex-deputado Iranildo Pereira, nenhum grande país, para ser respeitado, precisa de mais do que quatro partidos políticos.

APOIO Á SORAYA

A senadora Soraya Chronick (PSL-MS) poderá até não ser a mais visível do Senado Federal, mas, de repente, está a merecer muitos apoios país afora. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ela deverá ter aprovado Projeto de Lei de sua autoria, que impede que muitas violências venham a ser praticadas contra mulheres em todo o território nacional.

Nesse sentido, ela defende a liberação da comercialização de armas de eletrochoque, assim como sprays de pimenta a serrem usados por mulheres ameaçadas, ou que corram riscos. Com esses objetos muitos assassinatos, agressões e, principalmente estupros poderão ser evitados. É combater fogo com fogo, diz a senadora.                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...