quinta-feira, 1 de setembro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

                        Persistência e tenacidade de Ciro

         Os políticos do Ceará e de outros estados em geral deveriam espelhar-se em Ciro Gomes, no que diz respeito à sua persistência em batalhar para presidir o Brasil. O ex-ministro poderia até desistir da sua quarta candidatura a presidente, dada a polarização lulismo versus bolsonarismo, que prejudica todos os demais concorrentes ao Palácio do Planalto. Mas, quem conhece a tenacidade como Ciro persegue esse objetivo, sabe também que, além de ser o político mais preparado e culto entre todos os que agora disputam a chefia da Nação, ele renega qualquer recuo, seja quais forem as condições.

Ao longo das três últimas eleições presidenciais Ciro tem sido vencedor no seu Estado, Ceará, ultrapassando Lula por duas vezes, e Fernando Henrique, Dilma e Haddad. Nesses pleitos ele comprovou ser a maior liderança política do Ceará. No pleito deste ano, entretanto, está sendo prejudicado por uma desavença, que separou  PT e seu partido, PDT, criando um clima negativo sobre a sua liderança para presidente podendo perder para Bolsonaro ou Lula. Para o próprio Brasil, essa situação de Ciro constitui-se uma grave perda, dada a sua cultura e conhecimento de administração, Economia e Ciência Política.

         As campanhas de Ciro têm sido prejudicadas pelos seus defeitos, que são infinitamente menores que suas virtudes, o que dificulta conquistar e agregar aliados capazes de encorpar a sua candidatura, embora os números de suas três campanhas passados sejam o espelho de um candidato que praticamente sozinho, conquistou, respectivamente em 2010, 2014 e 2018, votações que alcançaram 10%, 12% e 12,47% dos votos do país. A situação esse ano, só mudará se houver uma reviravolta capaz de neutralizar a detestável polarização. O que não falta a Ciro é a fé na reconquista da confiança de um eleitorado descrente.

                                CURTO-CIRCUITO

COMPETÊNCIA FEMININA

A bem da justiça, o eleitorado feminino do Brasil não pode se queixar da falta de grandes candidatas aos cargos mais importantes. Acertou o presidente estadual do PSD, Domingos Filho, ao convencer a deputada Érika Amorim a aceitar a sua candidatura ao Senado Federal, por conta da desistência da vereadora Enfermeira Ana Paula. Se a classe feminina deseja e defende a presença de mulheres de valor na disputa de cargos eletivos importantes, a deputada Érika tem sido exemplo de competência, seriedade, coragem e vontade de trabalhar em defesa da sociedade.

FREANDO UM CORRUPTO

Ganha elogios o ministro Carlos Harbach, do TSE, ao mandar suspender a inclusão da propaganda de Roberto Jefferson, do PTB à presidência da República. Trata-se de uma candidatura que envergonha o país, e serve de chacota para outros países onde funciona a moral política e a democracia. Até porque a presença do “mensaleiro” Jefferson numa campanha para a chefia do Brasil, mesmo sendo ele uma das “lanternas” do pleito é um péssimo exemplo para um eleitorado, principalmente de jovens.

REVIRAVOLTA POSSÍVEL

 Conforme aponta a maioria dos especialistas da grande imprensa, somente uma “virada” violenta nos rumos da campanha presidencial deste ano poderá dar outro destino ao pleito, que não seja uma “guerra” entre a direita bolsonarista e a esquerda lulista. Para eles, embora não seja fácil, isto poderá vir a acontecer, se o presidente da República, Jair Bolsonaro persistir em suas atitudes espalhafatosas e antidemocráticas que o povo renega, enquanto os milhões de eleitores brasileiros venham a se conscientizar de que depende deles um país politicamente avançado e pacífico.

AVANÇO NO CAMPO

 A economia do Ceará caminha para dar um grande salto à frente em mais uma atividade na qual muita gente não chegava a acreditar, dado o clima nordestino. Trata-se da expectativa de grandes sucessos no setor agropecuarista do Ceará. Para isso, o setor vai ganhar o mais portentoso Centro de Eventos Agropecuários do Nordeste, a ser construídos na cidade de Maracanaú, numa parceria entre o prefeito Roberto Pessoa e o presidente da FAEC, Amílcar Silveira.

ATIVIDADE AGROPECUÁRIA

Com a construção desse equipamento que ocupará oito hectares em Maracanaú, tornará dispensável o uso do Centro de Eventos do Ceará. Ou seja, o Ceará, além do turismo e do Hidrogênio Verde, vai liderar a atividade agropecuária do Nordeste e do Norte.

ACUSAÇÃO

Como é do conhecimento de todos os brasileiros antenados, o presidente Bolsonaro não para de pronunciar inconveniências e despropósitos. Numa das mais recentes, ele acusou o ex-governador Camilo Santana de cometer o “crime” de “prender o povo em casa sem meios de sobrevivência” na pandemia.

RESPOSTA

Em resposta, Camilo rebate com firmeza: “Crime, senhor presidente, é permitir a morte de quase meio milhão de brasileiros, mentindo sobre aquela doença, além de ignorar a dor de milhões de parentes dessas vítimas da pandemia”. É o que Bolsonaro vai ouvir em toda a campanha.

JOGO PESADO

 Que ninguém se iluda, o novo presidente do TSE, Ministro Alexandre de Morais, vai continuar jogando pesado como nunca um presidente daquela Corte jogou. Um exemplo é o caso da operação policial para recolhimento de provas contra um grupo de empresários inimigos da Pátria, acusados de tramar e defender atos antipatrióticos, fascismo, golpe e incitação ao crime. Apesar de todas as provas descobertas, até ontem, todos juravam inocência no caso. Mas, segundo o ministro morais, as provas são contundentes, e a Nação precisa tomar conhecimento de tudo enquanto é tempo.

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

 Para o ex-ministro Ciro Gomes, candidato do PDT a presidente do país, é de causar tristeza e revolta os brasileiros concluírem que, em plenos festejos do Bicentenário da Independência, o Brasil, ao contrário de muitos países até menores e mais modestos, vive a dura realidade de um momento de desindustrialização.

AMEAÇA

Para Ciro, trata-se de uma das maiores ameaças pelas quais passamos, tendo em vista a importância da indústria para o desenvolvimento de qualquer país. E essa desindustrialização, segundo ele, tem a ver com a falta de parceria do Governo Federal com esse setor.

IRMÃOS UNIDOS

 Está comprovado ser falsete o rompimento entre o ex-ministro Ciro Gomes e o seu irmão, senador Cid. Essa situação se representava uma grande preocupação para as lideranças em geral do PDT, era também alvo da torcida dos apoiadores do Capitão Wagner, que torcem pela desunião dessas forças.

PAZ

Na verdade, está tudo bem entre Ciro e Cid. E  segundo Cid já revelou virou um dos maiores propagadores do programa CiroTV.com.br, em que este expõe em linguagem objetiva e compreensível todos os seus pontos de vista para uma administração federal para engrandecer o país.

DESMPENHOS PÍFIO

 Conforme análises partidas políticos da Datafolha e do Instituto Quaest, os desempenhos dos candidatos que lideram as pesquisas sobre a campanha presidencial, ou seja, Lula da Silva e Jair Bolsonaro foram decepcionantes em todos os sentidos. Isso, porque, enquanto a sociedade, notadamente o eleitorado, aguardava deles mensagens de otimismo e compromissos direcionados para a melhora de vida dos brasileiros, ambos apenas se empenharam em desnudar e desmoralizar um ao outro, num desafio de baixo nível..

DESEMPENHOS DE ALTO NÍVEL

 Ainda de acordo com os observadores políticos da Datafolha e do Instituto Quaest, o ponto mais alto de mais digno de elogios foi o alto nível das participações dos candidatos presidenciáveis Ciro Gomes e senadora Simone Tebet. Ambos, a cada intervenção, mostraram segurança e discurso de cunho elevado, além da maneira didática como expuseram e defenderam seus projetos e propostas.

RESPEITO

Sem terem que se preocupar com bate-bocas de baixo nível dos demais, Ciro e Simone, além de condições para falar direto ao povo, mostraram grande respeito por esse mesmo povo.

COMPROMISSO

 Enquanto se desenvolve a campanha eleitoral, ainda sem muitos confrontos em nível estadual, a governadora Izolda Cela limita-se a se concentrar sobre os compromissos assumidos no sentido de dar sequência à ótima administração do governador Camilo Santana. Nesse sentido dá ritmo à primeira torre do Hospital da UECE, e entregou ao prefeito Ivo Gomes e ao povo de Sobral um moderno restaurante universitário, com capacidade para alimentar milhares de alunos de dezenas de municípios que ali estudam nas faculdades daquela importante instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

CONTRASTES

  Em vídeo, menino de 11 anos mostra orgulho do esforço do pai que foi a pé e na chuva buscar cesta básica e produtos de limpeza doados pelo...