segunda-feira, 5 de setembro de 2022

PRETO NO BRANCO - Coluna da semana

 

                            IGNORÂNCIA QUE ENVERGONHA

         “A floresta amazônica jamais será destruída, pois se trata de uma floresta úmida”. Esta frase só poderia ter sido pronunciada por alguém totalmente ignorante a respeito da realidade climatológica e ambiental do nosso “inferno verde”, responsável por quase todas as chuvas que caem sobre a América Latina e grande parte do Sudeste. Ou seja, o “pai” dessa patada só poderia ser o presidente Jair Bolsonaro. A pluviosidade é gerada pelas águas em forma de vapor que se transformam nos rios voadores, fenômeno responsável pela umidade em locais áridos.

         Ocorre que, a existência desse fenômeno extraordinário se deve ao volume hídrico da região amazônica, tendo o rio Amazonas como principal responsável pelos rios voadores, assim como à existência de todo o sistema florestal da região, que tornam ao Amazônia o Pulmão do Mundo.  E esse pulmão só poderá funcionar até quando a floresta amazônica, a maior do Planeta existir, o que significa que sem ela todo o Planeta sofrerá as consequências, o que significa que o Governo Federal é o maior responsável pela conservação da floresta amazônica.

         Quando o senhor presidente dispara um absurdo dessa natureza, é porque, além de desconhecer a realidade amazônica, dá sinais de total desrespeito pelo bioma daquela região, o mais rico do mundo, destruído em ritmo acelerado pelos incêndios acidentais e criminosos, provocados por empresas madeireiras e por mineradores ilegais. Como defende o deputado Célio Studart, do PSD, uma das saídas extremas para se tentar evitar a devastação da Amazônia, é passar ao Exército Brasileiro a missão de impedir que a situação se torne irreversível.

              CURTO IRCUITO

 LEI DO IMPEACHMENT

O Brasil terá, logo depois do pleito eleitoral de outubro, a sua Nova Lei do Impeachment, Quem assegura é o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, presidente do Comitê Especial de Juristas, responsável pela atualização e nova redação da referida Lei, totalmente desatualizada. Nesse sentido, ele solicitou 60 dias para a realização das inovações. A Lei, segundo se prevê, será mais abrangente e deverá atingir representantes dos três poderes que tenham cometido improbidade e ferido a Lei.

PREFEITOS A SALVO

A quase totalidade dos prefeitos do estado, ameaçados até de falência de suas Prefeituras e sufocados pelos “déficits”, passa a recuperar o sono, ante a possibilidade de cumprir precatórios atrasados. Por Decreto da governadora Izolda, o Estado passará a ser responsável por 60% dos milhares desses precatórios atrasados, para com professores.  Essa situação se agravou por conta da crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19. Com esse socorro, o restante dos precatórios poderá ser negociado pelos prefeitos.

FINALMENTE UNIDOS

 Foi uma boa surpresa, a atuação em bloco da bancada do Ceará no Senado na hora da aprovação, na última hora, do empréstimo de US$ 150 milhões do Governo do Ceará junto ao BID. Desse modo, foi possível, dessa vez, fazer o senador Eduardo Girão votar junto com os seus colegas e conterrâneos Tasso Jereissati (PSDB) e Cid Gomes (PDT). Para esse êxito prevaleceram dois fatores importantes: a atenção do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, pelo Ceará, e o crédito internacional conquistado pelo nosso Estado.

FORÇA DA UNIDADE

 Boa notícia para milhões de idosos acima de 65 anos, a  gratuidade nos transportes públicos. Para isso, foi fundamental a pressão exercida pela Federação Nacional de Secretários do Transporte, reforçada pelo poder de mobilização da CNM, em todos os estados e Distrito Federal. Esse direito se estenderá aos transportes coletivos urbanos, semiurbanos e metropolitanos. Há mais de 30 anos, o então deputado Iranildo Pereira já batalhava nesse sentido, mas prejudicado por opositores.

PRECIPITAÇÕES

 Pelo visto, não são apenas os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL),  que cometem declarações prejudiciais a si próprios. No Ceará, lulistas mostram-se preocupados com os efeitos de declarações precipitadas de Lula, que taxou de fascistas os empresários do agronegócio. A referida categoria ofendida, e com o apoio do empresariado em geral, apresentou um vídeo, mostrado, com detalhes, ser setor responsável por tornar o Brasil o maior produtor de proteínas do Planeta. Assim se perdem apoios.

QUESTÃO DE CORAGEM

 Para a senadora Simone Tebet, candidata do MDB à presidência da República, governar bem um país exige, além de muita competência, muita coragem para enfrentar de cara bandidos, políticos e empresários corruptos. Para ela, um governante jamais livrará o país desses males se não tiver talento e desassombro para livrar a sociedade dos males da impunidade, que desmoralizam qualquer grande Nação. Para isso, é indispensável uma firme parceria com um Judiciário rigoroso e um Legislativo honesto.

 SEM APOSTAS

. Há alguns meses, um passeio do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio pelo famoso Beco do Cotovelo, de Sobral, teria as presenças imprescindíveis do senador Cid Gomes  e do prefeito Ivo Gomes. Nesta semana, RC dez esse percursos depois de convidar os mesmos Cid e Ivo, mas, não conseguiu atraí-los, o que é traduzido como o abandono deles pela sua candidatura.

É TRISTE

 Para o vereador Adail Júnior (PDT), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza tornou-se um caso triste a situação de famílias beneficiadas com residências populares. Um exemplo é o caso do Bairro do Pirambu, 1.000 famílias foram premiadas com esse benefício, mas, para fazerem a sua mudança cobram dos poderes públicos um grande reforço na sua segurança. Isso, diante do fato de que bandidos das facções já se encontram de olho nessas residências para expulsar seus ocupantes.

EXÉRCITO EM AÇÃO

Está iniciado o trabalho de perícia para os 450 mil habitantes dos treze municípios do Planalto da Ibiapaba e entorno ameaçados de ter áreas e benefício públicos invadidos pelo Estado Piauí. Nesse sentido o departamento do Exército Brasileiro responsável pelo problema, prevê que esse trabalho durará até o final de novembro. A decisão final sobre o assunto somente deverá sair no ano de 2024. Ou seja, ainda resta muito tempo para que autoridades e povo do Ceará impeçam essa invasão absurda.

CEARÁ NO CENTRO

 O Ceará já está irremediavelmente no centro dos avanços tecnológicos visando à distribuição e o uso do Hidrogênio Verde e outras fontes de energia limpa. Consciente dessa realidade, o deputado Sérgio Aguiar (PDT), apresentou na Alece, Projeto de Lei para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Hidrogênio Verde. Mesmo diante do desvio das atenções de todas as lideranças políticas e os parlamentares para a campanha eleitoral, a matéria tem total aceitação da parte de todas as bancadas partidárias.

GRANDES CONQUISTAS

Para o deputado Sérgio Aguiar, mesmo sendo um momento eminentemente político-eleitoral, torna-se necessário a união de todas as lideranças políticas, industriais e científicas, ante a grande realidade da colocação no Ceará como mais importante centro nacional de produção de Hidrogênio Verde. Diante dessa posição privilegiada destaca-se a realidade de que já temos grandes contratos fechados com as mais poderosas empresas energéticas internacionais e que a ALECE será o mais importante Fórum sobre o tema.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

CONTRASTES

  Em vídeo, menino de 11 anos mostra orgulho do esforço do pai que foi a pé e na chuva buscar cesta básica e produtos de limpeza doados pelo...